#Educação na pandemia: formação e informação pelo direito à educação

-

#Educação na pandemia: formação e informação pelo direito à educação

Confira a sistematização de produções do Portal CENPEC Educação desde o início da pandemia no Brasil

Desde o início da Covid-19 no Brasil e das medidas de isolamento social, o Cenpec tem acompanhado de perto os impactos da pandemia na educação.

Com o fechamento das escolas e a suspensão das aulas presenciais em todo o país, desde março do ano passado, questões relacionadas aos desafios e limites enfrentados pelas redes de ensino e pelos(as) professores(as) para garantir o direito à educação de seus(suas) alunos(as) ganharam foco em nossas produções.

Ao longo desse período, selecionamos cursos, guias, publicações e outros materiais com orientações sobre ensino remoto e dicas para desenvolver atividades pedagógicas com as crianças e os(as) adolescentes nesse contexto. Também elaboramos notícias e reportagens que enfocaram o cenário educacional em diferentes localidades, com destaque para experiências de professores(as), gestores(as) e secretarias que, com grandes dificuldades, se dedicaram a manter o vínculo com os(as) estudantes e suas famílias.

Além disso, buscamos mostrar os efeitos da pandemia sobre os(as) estudantes e toda a comunidade escolar, assim como oferecer espaços e momentos de escuta e apoio à saúde emocional de educadores(as). 

A fim de simplificar o acesso às produções, sistematizamos esses materiais por meio da hashtag #EducacaoNaPandemia.

Agora, é possível encontrar todos eles por meio do link: https://www.cenpec.org.br/tag/educacaonapandemia

Em 2021, seguimos acompanhando e promovendo o debate sobre a educação no contexto de pandemia e as discussões sobre reabertura das escolas. Procuramos contemplar diferentes aspectos desse cenário tão complexo:

  • importância da vacinação dos(das) profissionais da educação;
  • questões de infraestrutura e dos protocolos de higiene e saúde;
  • necessidade de planejamento prévio, da participação de toda a comunidade escolar e do apoio das secretarias de educação;
  • garantia do direito à educação para todos(as) e o olhar para a educação inclusiva;
  • papel do acolhimento e da escuta dos(das) educadores, estudantes e suas famílias;
  • possibilidades e limites das modalidades remota e híbrida de ensino na educação pública.

A seguir, confira as publicações organizadas de acordo com seus principais enfoques:

Planejamento / gestão / políticas públicas / parcerias / debates e eventos

Apoio aos professores / ensino remoto / ensino híbrido / experiências / depoimentos / oficinas / práticas pedagógicas

Dicas culturais / brincadeiras / apoio às famílias

Pesquisas/estatísticas

Em 2021, seguimos de olhos e ouvidos atentos a fim de produzir e divulgar materiais formativos e informativos que colaborem para a garantia do direito à educação de todos(as) os(as) estudantes e para a redução das desigualdades educacionais em nosso país. Para isso, contamos com a participação de todos(as) os(as) envolvidos nessa missão: educadores(as), gestores(as), estudantes e suas famílias. Acompanhem o Portal Cenpec e os espaços de produção colaborativa ao longo do ano.

Acesse #EducacaoNaPandemia.