Temáticas
Procure por

Racismo NÃO é piada

Entenda como o humor pode ser ofensivo ou aliado na luta contra o racismo estrutural e que medidas tomar para que piadas que ofendem não tenham espaço na escola

Está no ar o podcast Educação na ponta da língua!

Iniciativa do Cenpec e Escrevendo o Futuro, o podcast conversa com professoras(es) sobre temas relevantes da educação; saiba mais e ouça o primeiro episódio sobre educação e história e culturas indígenas

Escrevendo o Futuro: inscrições abertas para cursos gratuitos sobre leitura e escrita

Com 3 mil vagas cada, os cursos são gratuitos e on-line, oferecem certificado e podem ser finalizados até o dia 24 de novembro

A hora e a vez da educação escolar indígena

Rosilene Tuxá, coordenadora de Educação Escolar Indígena do MEC, conta qual o panorama das escolas indígenas e quais as prioridades do governo para garantir o direito à educação dos povos originários

APC: avaliação e planejamento são peças chave para garantir avanços

As ações do APC em 2023 tiveram início com foco no planejamento e na garantia ao enfrentamento das desigualdades educacionais

Ana Teberosky: “O que o professor pode fazer para melhorar a aprendizagem de seus alunos?”

Em homenagem a esta grande educadora, que faleceu em abril deste ano, destacamos a entrevista concedida em 2014 aos Cadernos Cenpec.

Visibilizando propostas que enfrentam o racismo e o sexismo na escola

Edital Igualdade de Gênero na Educação Básica recebe inscrições até o dia 02 de maio; saiba como e por que participar

Outras pedagogias são possíveis

A autora Maria Clara Araújo dos Passos fala sobre a importância de ouvir as demandas da comunidade transexual e pensar práticas pedagógicas decoloniais que garantam uma educação democrática e inclusiva

Desafios da alfabetização no pós-pandemia

Neste artigo, a professora Cláudia Vóvio (Unifesp) reflete sobre o que é necessário garantir para que as(os) professoras(es) possam ensinar leitura e escrita a todas as crianças na idade certa

Matemática nos anos iniciais: uma conversa sobre a recomposição de aprendizagens

Como promover a aprendizagem da Matemática de forma significativa e com qualidade para todas(os) as(os) estudantes? Confira artigo da especialista Sandra Amorim.

Um olhar para as vivências de estudantes transgêneres nas escolas brasileiras

Veja dados sobre a realidade vivida por crianças e adolescentes trans e recomendações de como a escola pode – e deve – se tornar um ambiente mais acolhedor e inclusivo

Vídeo: O papel da educação na luta antirracista

Último vídeo da Campanha Declarar pra Respeitar, Colorir pra Educar destaca a importância da escola na promoção da igualdade e da valorização da diversidade

20 anos da Lei 10.639: por mais avanços rumo à uma educação antirracista

Neste aniversário de 20 anos da Lei 10.639/03, entenda por que essa legislação foi importante, como ela tem sido implementada e o que falta para garantir a sua efetivação

Magda Soares: uma educadora comprometida com a alfabetização de todas e todos

Entenda a importância que a professora Magda Soares (1932-2023) teve na alfabetização e no letramento, e seu combate às desigualdades

Webinário marca um ano do APC no Conisul Alagoas

No encontro virtual foram abordadas principalmente as desigualdades educacionais potencializadas pela pandemia e a importância da construção colaborativa de um currículo que respeite as especificidades de cada território

Escrevendo o Futuro: 20 anos de impacto positivo na vida de educadoras(es) e estudantes

Conheça a história e o legado desse programa que virou política pública e tem como objetivo incentivar a leitura e a escrita por meio de ações formativas e do trabalho com gênero textuais

Gênero, sexualidade e docência

A docência ainda é uma profissão dominada por mulheres. Mas a presença de diversidade entre as(os) professoras(es) se faz cada vez mais necessária

As novas linguagens e a educação: entrevista com Lucia Santaella

Como as tecnologias digitais estão afetando as formas de conhecimento e as relações humanas, entre elas a educação? Confira entrevista concedida pela especialista em semiótica Lucia Santaella em 2014.

1 2 15