Portal Escrevendo o Futuro: reorganização, novo visual e mais troca com docentes CENPEC

-

Portal Escrevendo o Futuro: reorganização, novo visual e mais troca com docentes

Conheça as novidades do Portal Escrevendo o Futuro e como elas buscam dialogar com a prática docente e combater as desigualdades

O Programa Escrevendo o Futuro apresentou na última quarta-feira (dia 16/08) a nova cara do seu Portal. A reestruturação inclui uma nova organização dos conteúdos para facilitar a navegação da(o) usuária(o), visual mais moderno, novo logo e nova seção de interlocução com as(os) docentes.

O Programa – uma iniciativa do Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec – promove estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos, e organiza a Olimpíada de Língua Portuguesa. 

Tereza Ruiz, coordenadora do Programa Escrevendo o Futuro, explica o motivo da mudança no Portal:

Foto: acervo pessoal

Ao longo dos 20 anos do Programa, produzimos muitos materiais. Acreditamos que era o momento de olhar para esses conteúdos e avaliar o que continuava dialogando com a prática das(os) professoras(es) de Língua Portuguesa”.


Novos menus e “sala das professoras”

Os novos menus do Portal procuram evidenciar a proposta pedagógica do Programa, reforçando os três eixos que orientam suas ações: a reflexão teórica aliada à prática e ao compartilhamento de experiências. 

Valorizamos nossos materiais voltados para o planejamento de aula em diálogo com o cotidiano da(o) docente”, conta Tereza. 

O aprimoramento da prática e o investimento na formação continuada são outros pontos relevantes na nova organização.

As mudanças no Portal também valorizam os espaços de troca entre as(os) docentes. Fernanda Mendes Barreiros, da equipe técnica do Programa, explica que:

Foto: acervo pessoal

Entendemos a(o) professora(or) também como produtora(or) de conhecimento, cujas reflexões surgidas de sua prática merecem ser compartilhadas com as(os) colegas”. 

Daí a inauguração da seção Sala de professoras. Ali, mensalmente, três docentes com muita experiência no ensino de Língua Portuguesa vão compartilhar suas vivências e aprendizados na troca com as(os) leitoras(es): Patrícia Calheta, Gina Vieira e Mayssara Reany.

A coluna deve discutir os temas de interesse indicados pelas(os) docentes, responder questões e promover reflexões. 

“Queremos ouvir a voz das(os) professoras(es) e incentivar a formação de uma comunidade”, explica Tereza. 

Conheça mais sobre as três professoras que farão parte deste espaço

Mais possibilidades 

Outra novidade do Portal Escrevendo o Futuro é a opção de adicionar conteúdos a uma lista de favoritos. Dessa forma, eles podem ser acessados com facilidade quando a(o) leitora(or) acessa o Portal. 

“Com essa ferramenta, cada pessoa pode ir montando seu próprio acervo, fazendo sua curadoria pessoal, de acordo com seus interesses”, explica Tereza.

Outras atividades que a pessoa se engajou também ficam registradas: se fez um curso, se está inscrita(o) ou o marcou como favorito, assim como o seu certificado.

Maria Guillermina Garcia, gerente de programas e projetos do Cenpec, ressalta que a atualização dialoga com a revisão da proposta técnica pela qual passou a organização:

Foto: acervo pessoal

O Cenpec tem reforçado seu propósito de combater as desigualdades educacionais no país, o que, no âmbito do Programa Escrevendo o Futuro, se traduz em promover a equidade e diversidade étnico-racial – temas que ganham ainda maior destaque com a renovação do Portal”.

Saiba todas as novidades do Portal Escrevendo o Futuro aqui


Veja também

Um pensamento em “Portal Escrevendo o Futuro: reorganização, novo visual e mais troca com docentes

Deixe um comentário