Como Emilia Ferreiro revolucionou a alfabetização
Entenda como as pesquisas da psicolinguista argentina, falecida no dia 26 de agosto, mudaram a forma de pensar a alfabetização das crianças
APC: aprender a ler o mundo a partir da diversidade
por Débora Britto O que significa educar para o multiletramento? Conhecer e reconhecer o papel da leitura. Entender que precisamos ler mais para ensinar a ler. Educar não apenas… Leia mais >
Oficina: Imagens contam histórias
Que tal trabalhar de forma divertida a relação entre imagem e escrita com as crianças por meio de um jogo?
Podcast: alfabetização e letramento na ponta da língua
Professoras especialistas em alfabetização conversam sobre suas práticas em sala de aula, política pública e desafios do pós-pandemia
Como tornar a leitura acessível e inclusiva
Conheça o “Guia de mediação de leitura acessível e inclusiva” e veja orientações de como trabalhar com a leitura inclusiva em diversos espaços escolares
De olho no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
Especialistas comentam a estrutura e as expectativas da nova política nacional de alfabetização, que se compromete a alfabetizar todas as crianças até o final do 2° ano do ensino fundamental
Oficina: Letramento com temas da comunidade
Que tal desenvolver um projeto de letramento com base em questões da comunidade?
Dia da Língua Portuguesa: para se maravilhar com nosso idioma
Confira dicas de como despertar o encantamento pela língua portuguesa em sala de aula e diga qual é a palavra da nossa língua que você prefere
Escrevendo o Futuro: inscrições abertas para cursos gratuitos sobre leitura e escrita
Com 3 mil vagas cada, os cursos são gratuitos e on-line, oferecem certificado e podem ser finalizados até o dia 24 de novembro
APC: avaliação e planejamento são peças chave para garantir avanços
As ações do APC em 2023 tiveram início com foco no planejamento e na garantia ao enfrentamento das desigualdades educacionais
Ana Teberosky: “O que o professor pode fazer para melhorar a aprendizagem de seus alunos?”
Em homenagem a esta grande educadora, que faleceu em abril deste ano, destacamos a entrevista concedida em 2014 aos Cadernos Cenpec.
Alfabetização e letramento indígena
Quais são as especificidades do ensino e aprendizagem da língua escrita na educação indígena? Confira entrevista com Josélia Gomes Neves
Desafios da alfabetização no pós-pandemia
Neste artigo, a professora Cláudia Vóvio (Unifesp) reflete sobre o que é necessário garantir para que as(os) professoras(es) possam ensinar leitura e escrita a todas as crianças na idade certa
Bibliotecas comunitárias e os direitos humanos das juventudes
Entenda por que as bibliotecas comunitárias são importantes espaços de promoção dos direitos e do protagonismo das juventudes, e veja lições aprendidas dessas experiências
Alfabetização e letramento: em busca de uma política nacional articulada
Quais são os caminhos trilhados nos últimos anos e o que é preciso retomar para garantir que todas(os) as(os) estudantes sejam plenamente alfabetizadas(os) na idade certa
Educação escolar indígena libertadora
Entenda como a educação e a alfabetização indígena nasceram dos pensamentos de Paulo Freire
Magda Soares: uma educadora comprometida com a alfabetização de todas e todos
Entenda a importância que a professora Magda Soares (1932-2023) teve na alfabetização e no letramento, e seu combate às desigualdades
As novas linguagens e a educação: entrevista com Lucia Santaella
Como as tecnologias digitais estão afetando as formas de conhecimento e as relações humanas, entre elas a educação? Confira entrevista concedida pela especialista em semiótica Lucia Santaella em 2014.