Temáticas
Procure por

Como Emilia Ferreiro revolucionou a alfabetização

Entenda como as pesquisas da psicolinguista argentina, falecida no dia 26 de agosto, mudaram a forma de pensar a alfabetização das crianças

APC: aprender a ler o mundo a partir da diversidade

por Débora Britto O que significa educar para o multiletramento? Conhecer e reconhecer o papel da leitura. Entender que precisamos ler mais para ensinar a ler. Educar não apenas… Leia mais >

Oficina: Imagens contam histórias

Que tal trabalhar de forma divertida a relação entre imagem e escrita com as crianças por meio de um jogo?

Podcast: alfabetização e letramento na ponta da língua

Professoras especialistas em alfabetização conversam sobre suas práticas em sala de aula, política pública e desafios do pós-pandemia

Como tornar a leitura acessível e inclusiva

Conheça o “Guia de mediação de leitura acessível e inclusiva” e veja orientações de como trabalhar com a leitura inclusiva em diversos espaços escolares

De olho no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Especialistas comentam a estrutura e as expectativas da nova política nacional de alfabetização, que se compromete a alfabetizar todas as crianças até o final do 2° ano do ensino fundamental

Oficina: Letramento com temas da comunidade

Que tal desenvolver um projeto de letramento com base em questões da comunidade?

Dia da Língua Portuguesa: para se maravilhar com nosso idioma

Confira dicas de como despertar o encantamento pela língua portuguesa em sala de aula e diga qual é a palavra da nossa língua que você prefere

Escrevendo o Futuro: inscrições abertas para cursos gratuitos sobre leitura e escrita

Com 3 mil vagas cada, os cursos são gratuitos e on-line, oferecem certificado e podem ser finalizados até o dia 24 de novembro

APC: avaliação e planejamento são peças chave para garantir avanços

As ações do APC em 2023 tiveram início com foco no planejamento e na garantia ao enfrentamento das desigualdades educacionais

Ana Teberosky: “O que o professor pode fazer para melhorar a aprendizagem de seus alunos?”

Em homenagem a esta grande educadora, que faleceu em abril deste ano, destacamos a entrevista concedida em 2014 aos Cadernos Cenpec.

Alfabetização e letramento indígena

Quais são as especificidades do ensino e aprendizagem da língua escrita na educação indígena? Confira entrevista com Josélia Gomes Neves

Desafios da alfabetização no pós-pandemia

Neste artigo, a professora Cláudia Vóvio (Unifesp) reflete sobre o que é necessário garantir para que as(os) professoras(es) possam ensinar leitura e escrita a todas as crianças na idade certa

Bibliotecas comunitárias e os direitos humanos das juventudes

Entenda por que as bibliotecas comunitárias são importantes espaços de promoção dos direitos e do protagonismo das juventudes, e veja lições aprendidas dessas experiências

Alfabetização e letramento: em busca de uma política nacional articulada

Quais são os caminhos trilhados nos últimos anos e o que é preciso retomar para garantir que todas(os) as(os) estudantes sejam plenamente alfabetizadas(os) na idade certa

Educação escolar indígena libertadora

Entenda como a educação e a alfabetização indígena nasceram dos pensamentos de Paulo Freire

Magda Soares: uma educadora comprometida com a alfabetização de todas e todos

Entenda a importância que a professora Magda Soares (1932-2023) teve na alfabetização e no letramento, e seu combate às desigualdades

As novas linguagens e a educação: entrevista com Lucia Santaella

Como as tecnologias digitais estão afetando as formas de conhecimento e as relações humanas, entre elas a educação? Confira entrevista concedida pela especialista em semiótica Lucia Santaella em 2014.

1 2 16