Temáticas
Procure por

Apoio Pedagógico Complementar inicia formação a distância

Formação propõe plano de ação para promover aprendizagem e prevenir distorção idade-série em municípios

Sequência Didática: aprendendo por meio de resenhas

Para professores de Língua Portuguesa, com características da sequência didática, vivência na sala de aula com estudantes do EFl II e Médio

Gestores e professores articulados em torno da alfabetização

Formação continuada de alfabetizadores do CENPEC Educação com gestores, coordenadores e professores no Vale do Ribeira (SP)

Caminhos da Escrita: inscrições abertas

Curso on-line voltado às práticas de leitura e escrita em sala de aula abre hoje (16.3) as inscrições. Podem participar professores de língua portuguesa das redes públicas

Diretrizes para uma política de alfabetização

Em entrevista ao CENPEC Educação, Artur G. Morais (UFPE) defende o debate democrático para a construção de políticas educacionais

Rede LEQT publica nota técnica sobre Tempo de Aprender

Análise destaca descompassos entre novo programa e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Leitura Vai, Escrita Vem: práticas em sala de aula

O curso oferece sugestões práticas para educadores que queiram aprimorar dinâmicas de leitura e escrita

Jogo de alfabetização

Explorar as relações entre os sons das palavras e suas formas escritas é fundamental na alfabetização inicial. Veja a proposta lúdica desenvolvida com base nos estudos do CEEL/UFPE

Nas Tramas do Texto: caminhos para a reescrita

O curso aprofunda questões teóricas e práticas relativas ao ensino-aprendizagem da produção de textos

Avaliação Textual: análises e propostas

O objetivo é aprofundar o trabalho com avaliação nos gêneros Poema, Memórias Literárias, Crônica, Artigo de Opinião e Documentário

Caminhos da Escrita

Entender as práticas culturais de letramento e criar um projeto para a sala de aula são os objetivos deste curso voltado a professores(as) de Língua Portuguesa

Trilhas para revisão de texto

Voltado a coordenadores(as) pedagógicos(as), o curso explora a oralidade e a escrita de textos da cultura infantil na alfabetização

Princípios didáticos para a produção de textos

Voltado a coordenadores(as) pedagógicos(as), o curso explora a oralidade e a escrita de textos da cultura infantil na alfabetização

CENPEC Educação analisa programa de alfabetização do MEC

Iniciativa é voltada a professores e gestores das redes públicas de educação. Confira a visão de especialistas do CENPEC

Rede LEQT lança nota contra censuras a livros

A tentativa de censurar a livre circulação de obras é uma afronta direta ao Estado democrático de direito, diz documento

7 canais do YouTube para o ensino de idiomas

Confira canais que podem contribuir para a aprendizagem de outras línguas, com enfoque no uso social

Nota em apoio a Patrícia Campos Mello

Para Pacto pela Democracia, ataques à jornalista ferem liberdades de expressão e de imprensa

Eu lia quadrinhos…

Em artigo, a pesquisadora Sabrina Paixão (Faculdade de Educação/USP) dialoga com nossas memórias leitoras para discutir a presença das HQ na formação escolar

Integração das áreas do conhecimento na alfabetização

Terceiro ciclo do Pnaic (2015-2016) propunha a articulação entre as ciências humanas, artes e ciências da natureza

Conta pra mim: programa pode não atingir mais pobres

Orientações demandam condições de camadas mais abastadas, avalia reportagem

1 2 8