Como tornar a leitura acessível e inclusiva

-

Como tornar a leitura acessível e inclusiva

Conheça o "Guia de mediação de leitura acessível e inclusiva" e veja orientações de como trabalhar com a leitura inclusiva em diversos espaços escolares
  • Como criar situações inclusivas?
  • Como receber novas(os) participantes?
  • Qual o papel da(o) mediadora(r) nessa ação?
  • Que estratégias podem ser utilizadas?

Apoiar educadoras(es) na busca de respostas a questões como estas são objetivos do Guia de Mediação de Leitura Inclusiva e Acessível. Lançado em 2016, numa parceria entre a Fundação Volkswagen, a Mais Diferenças e a Plataforma do Letramento (Cenpec), o material, em formato multimídia e acessível, volta a ficar disponível on-line e gratuitamente aqui. 

O Guia é composto por conteúdo e orientações para professoras(es) e educadoras(es) trabalharem com a leitura inclusiva em diversos espaços escolares, além de links, vídeos de obras literárias e um glossário acessível na Libras (Língua Brasileira de Sinais), todos com recursos de acessibilidade,

Acesse o Guia


O que você encontra no Guia

Um dos vídeos presentes no material traz uma versão acessível do clássico Aventura de Alice no País das Maravilhas, do britânico Lewis Carroll, uma das histórias infantis mais conhecidas no mundo todo. Nas escolas, é um título comum a ser trabalhado com as crianças pequenas em contação de história ou leitura em voz alta. Disponível em formato acessível – ou seja, com audiodescrição, locução e Libras –, a obra pode ser lida e trabalhada com todas as crianças, com deficiência ou não. 

Além desse, outros livros da literatura nacional e internacional que fazem parte da Biblioteca Acessível estão presentes no Guia, como O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupery, O Alienista, de Machado de Assis, e A alma encantadora das ruas, de João do Rio.


Acesso em vários formatos

Além da versão on-line, o guia também está disponível em arquivo (PDF) para download.

Baixe aqui.

Veja o guia completo em formato audiovisual acessível abaixo:


Veja também