Temáticas
Procure por

Continuum curricular: olhares e possibilidades para a flexibilização

Desafio das redes de ensino, a flexibilização curricular visa garantir o direito de aprendizagem de todos(as) os(as) estudantes, durante e depois da pandemia

Inscreva-se na 8ª edição do Respostas para o Amanhã!

Lançamento da nova edição do Prêmio aconteceu no dia 23.3, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Saiba como foi e inscreva sua ideia de projeto!

A gestão de Paulo Freire

Quais os desafios que Paulo Freire enfrentou na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1989-1992)? Leia entrevista com Meyri Venci Chieffi, do Coletivo Paulo Freire

Trocando mensagens, hoje e sempre

Que tal trabalhar com os(as) estudantes o gênero “carta pessoal” por meio de cartas trocadas por escritores e criar diálogos fictícios entre esses autores em redes sociais?

A quem importa o fracasso escolar?

Olhar as taxas de reprovação, distorção idade-série e abandono escolar é reconhecer desigualdades e pensar propostas articuladas de enfrentamento a essa cultura. Saiba mais

O racismo estrutural na escola e a importância de uma educação antirracista

Entenda como o racismo se manifesta em espaços educativos e a importância de combatê-lo, para uma educação de qualidade

Educação midiática: como trabalhar o olhar crítico e a cidadania na sala de aula

É importante preparar os estudantes não só para analisar e entender o conteúdo que recebem, mas também para se expressar usando as mídias

Sonia Madi: Não saber e buscar respostas fazem parte da aprendizagem docente

A especialista em Didática Sonia Madi aborda os processos de desenvolvimento nos desafios enfrentados pelos educadores

Aprender por projetos

O curso propõe desenvolver e experimentar a metodologia do trabalho de projetos, por meio de materiais multimídia, aplicados ao ensino médio

Experiências didáticas para o site Trajetórias de Sucesso Escolar

Parceiro investidor UNICEF Abrangência Nacional Parcerias Atina Público Professores(as) dos anos finais do Ensino Fundamental que desenvolvam atividades curriculares para estudantes em distorção idade-série. Produto Quatro experiências didáticas a… Leia mais >

Leitura Vai, Escrita Vem: práticas em sala de aula

O curso oferece sugestões práticas para educadores que queiram aprimorar dinâmicas de leitura e escrita

Nas tramas do texto: caminhos para a reescrita

O curso aprofunda questões teóricas e práticas relativas ao ensino-aprendizagem da produção de textos

Avaliação Textual: análises e propostas

O objetivo é aprofundar o trabalho com avaliação nos gêneros Poema, Memórias Literárias, Crônica, Artigo de Opinião e Documentário

Caminhos da Escrita

Entender as práticas culturais de letramento e criar um projeto para a sala de aula são os objetivos deste curso voltado a professores(as) de Língua Portuguesa

Sequência Didática: aprendendo por meio de resenhas

Para professores de Língua Portuguesa, com características da sequência didática, vivência na sala de aula com estudantes do EFl II e Médio

Educação caiçara: diálogo sensível com saberes ancestrais

Conheça uma experiência que promove o diálogo entre os conhecimentos escolares e a cultura local: a educação intercultural caiçara, desenvolvida em comunidades costeiras de Paraty (RJ)

YouTube Edu: canais de videoaulas para ajudar professores e alunos

Conheça a plataforma que reúne videoaulas de diversos canais com conteúdos para Ensino Fundamental e Médio

Como as secretarias de educação podem apoiar os professores no isolamento social?

Apoio Pedagógico Complementar realiza encontros de formação a distância com técnicas de secretarias municipais da Paraíba

Conceitos matemáticos ajudam a explicar a pandemia aos alunos

Evolução da Covid-19 no Brasil e no mundo possibilita que, mesmo diante do contexto difícil, professores trabalhem conteúdos curriculares de matemática e suas tecnologias

Qual deve ser o lugar da religião na educação básica?

Por si só, o ensino religioso não fere o princípio da laicidade do Estado – desde haja cuidado para que o conteúdo se afaste do proselitismo e haja respeito a todas as opções religiosas e arreligiosas

1 2 7