Professores(as) que ensinam matemática: formação, saberes e trabalho docente
Investigação analisa perfil de professores de matemática a fim de mapear demandas formativas para a melhoria da educação básica
Quais são as demandas formativas de professores(as) que ensinam matemática nos níveis fundamental e médio? Essa foi a pergunta motriz da pesquisa desenvolvida em 2018 pela Diretoria de Pesquisa e Avaliação do Cenpec, em parceria com a Fundação Itaú Social.
A investigação teve como objetivo contribuir para os processos de formação desses(as) docentes e surgiu de uma solicitação da Fundação Itaú Social (FIS), que se traduziu em duas vertentes:
O interesse no Programa OBMEP na Escola, uma ação de formação de professores de matemática desenvolvida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) no âmbito da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Esse interesse foi motivado pelo número expressivo de professores(as) reprovados na seleção dessa ação formativa, o que pode sugerir grandes lacunas em sua formação.
A intenção de reunir subsídios para o planejamento de programas de formação capazes de impactar políticas públicas, promovendo a melhoria da qualidade do ensino da matemática no Brasil.
O estudo foi desenvolvido por meio de três movimentos de análise:
Caracterização inicial do perfil dos professores que ensinam matemática com base na análise de dados do Censo Escolar, questionários contextuais da Prova Brasil/ Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Pesquisa Talis, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Análise de documentos oficiais para a apreensão das demandas formativas que podem ser inferidas do exame de programas de formação, com destaque para o Programa Obmep, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e das matrizes de referência da Prova Brasil/Saeb.
Relação entre os resultados das análises anteriores, tendo em vista três perguntas: • Tendo em vista o perfil dos(das) professores(as) e das demandas formativas atuais, quais são as necessidades de formação desses(as) docentes? • Que recomendações podem ser feitas para o aprimoramento dessa formação? • Como apreender as necessidades dos(das) docentes por meio de investigação posterior?
Este relatório é um produto da pesquisa Professores que ensinam matemática: formação, saberes e trabalho docente Período de realização: 2018 a 2019 Parceira: Fundação Itaú Social
O Portal Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do Portal, aprimorar sua navegação no ambiente e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Para mais informações, consulte a Política de privacidade no site.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.