Especial Bicentenário

Há 200 anos, o Brasil se tornava oficialmente uma nação independente. De lá pra cá, muitas mudanças ocorreram. Passamos de colônia a monarquia e desta para república. Vivemos eleições, golpes, ditaduras e democracias. Na educação, legislações, manifestos e reformas procuraram orientar caminhos, nem sempre alinhados.

Quais foram os passos dados desde o período imperial, quando a educação ainda era, de fato, privilégio de pessoas brancas, sem deficiências e donas de terras, até se tornar direito de todos e dever do Estado? E até que ponto essa garantia constitucional corresponde à realidade de todas as crianças, adolescentes e jovens brasileiras(os) atualmente?
Num olhar retrospectivo, parece, por vezes, que, rumo a uma educação pública gratuita, laica, de qualidade, equitativa para todos e todas, a cada dois passos para frente damos dois para trás. Então, como sair do lugar e, de fato, avançar? E, principalmente, que caminho queremos trilhar daqui pra frente?
Convidamos você a mergulhar nessa história e compreender os passos que nos aproximam ou nos afastam da garantia a uma educação de qualidade com equidade para todas e todos! Vamos lá?
Do Primeiro Império à República, passando pelo Estado Novo, República Populista, Regime militar, até a Nova República, período em que nos encontramos. São diversos os períodos e as transformações pelos quais passou o Brasil desde que foi declarado uma nação independente. Quais são os reflexos dessa história na educação? O que mudou desde então, e o que permanece? Confira os principais marcos a seguir.

Navegou pela linha do tempo e pela galeria de personagens? Agora, que tal testar seus conhecimentos neste quiz? Participe!

Midiateca

Especiais do Cenpec

Das primeiras letras aos multiletramentos: caminhos na história brasileira

Especial multimídia relembra políticas, conceitos e práticas de ensino e aprendizagem da língua escrita
e aponta tendências com as novas mídias.

Educação integral: um conceito em busca de novos sentidos

Especial multimídia traz histórico da educação integral no Brasil e possibilidades de aplicação nos territórios.


Sites e Reportagens Especiais

BBC BRASIL. ROSSI, Amanda e GRAGNANI, Juliana. A luta esquecida dos negros pelo fim da escravidão no Brasil, 2018.

Reportagem especial da BBC BRASIL sobre os 130 anos da Lei Áurea traz textos com depoimentos, fotos, notícias, trechos de obras e autores, mapas, dados estatísticos e análises sobre o contexto da abolição no Brasil.

Acesse

Portal do Bicentenário

Iniciativa constituída em rede entre diferentes instituições educacionais, movimentos sociais e grupos de pesquisas de universidades brasileiras, traz planos de aulas, podcasts, vídeos, artigos, trilhas formativas e outros materiais sobre o bicentenário da independência brasileira e os seus desdobramentos.

Acesse

Wikiwand: História da educação no Brasil

Página especial da Wikipédia sobre história da educação no Brasil desde o período colonial até a redemocratização.

Acesse

HISTEDBR: Navegando na história da educação brasileira

Projeto organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR”, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Articula grupos de pesquisa de diversas universidades brasileiras e e acumula uma vasta produção acadêmica sobre a história da educação no Brasil, entre artigos, fotos e vídeos.

Acesse

NEXO Políticas públicas: Alimentação escolar no Brasil

Reportagem sobre o histórico das políticas públicas de alimentação escolar, traz uma linha do tempo desde 1930 até os dias atuais. Considerada a mais antiga política pública de alimentação e nutrição ainda vigente no Brasil, a alimentação escolar foi institucionalizada como programa público em 1955 e é uma ferramenta fundamental para o combate à fome e a garantia do direito humano à alimentação e nutrição adequadas.

Acesse

Agência Senado: Reportagem – Panfletos revelam embates da época da Independência e trazem lição para o Brasil de hoje

Livro Vozes do Brasil: linguagem política na independência, publicado em 2021 pelo Senado Federal, traz originais de 20 panfletos históricos escritos, publicados e distribuídos entre 1821 e 1824, em meio à Independência do Brasil.

Acesse

Podcasts e Vídeos

Idealizado pelo jornalista Tiago Rogero, esta série de podcasts evidencia o protagonismo negro na história do Brasil e como o racismo e a desigualdade estruturam a sociedade brasileira. O programa, composto por 8 episódios, é uma homenagem ao intelectual abolicionista baiano Manuel Raimundo Querino, pioneiro nos registros antropológicos e na valorização da cultura africana na Bahia. Disponível em diversas plataformas, como Google Podcasts, Spotify, YouTube, Deeezer e outras.

Neste episódio de seu programa de podcasts, o rapper paulista Mano Brown, dos Racionais MC’s, recebe Sueli Carneiro, uma das maiores intelectuais e referência histórica do movimento negro do Brasil. A conversa gira em torno de racismo, história do rap no Brasil e movimentos negros, e visões de futuro para o povo brasileiro.

Saiba mais

1822-2022: São dois pra lá, dois pra cá – Passos da educação rumo à equidade

Créditos

Assessoria: Carlos Roberto Jamil Cury

Pesquisa: Tamara Castro

Texto: Débora Souza de Britto, Stephanie Kim Abe e Tamara Castro

Produção e Web Design: Karine Oliveira Brito