Conexões

Desde sua criação, o Cenpec tem como missão reduzir as desigualdades e promover a equidade na educação. Nesse sentido, desenvolve ações que colaboram para o debate, desenvolvimento e aprimoramento de políticas públicas educacionais. Com a certeza de que o diálogo e a construção de consensos são caminhos necessários para as verdadeiras mudanças sociais, o Cenpec participa de diversos fóruns, redes e articulações de sociedade civil ou de pactuação entre governos e sociedade e realiza parcerias com diversas OSCs, empresas, órgãos da administração pública e entidades públicas e privadas para potencializar suas ações.

O Cenpec conta também, desde 2018, com uma equipe dedicada a fortalecer suas ações de articulação e incidência junto à sociedade civil e a tomadores de decisão. Para assuntos referentes a relações institucionais, envie e-mail para imprensa@cenpec.org.br.

A seguir, confira redes, fóruns e outras iniciativas que integramos:

Ação Brasileira de Combate às Desigualdades (ABCD)

Rede de ativistas, coletivos, movimentos sociais, culturais e religiosos, povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais, acadêmicas(os), articulações setoriais e organizações da sociedade civil comprometida com a redução das diversas desigualdades brasileiras.

Associação Brasileira de Organizações Não
Governamentais (Abong)

Rede de organizações que lutam contra todas as formas de discriminação e desigualdades, pela construção de modos sustentáveis de vida e pela radicalização da democracia.

Coalizão Brasileira Pela Educação Inclusiva

Grupo de entidades da sociedade civil que atua pelo direito à educação inclusiva no Brasil.

Coletivo Articulador de Educação Integral

Rede formada por organizações da sociedade civil voltadas à educação. Tem como objetivos difundir os postulados da educação integral; monitorar e avaliar metas, atividades e resultados; validar as ações estratégicas; compartilhar agendas e possibilidades de incidência em educação integral.

Comitê Paulista de Prevenção ao Homicídio na
Adolescência

A articulação tem como objetivo elaborar diagnósticos sobre a questão dos homicídios de adolescentes no estado, definir indicadores e fomentar políticas públicas intersetoriais voltadas à prevenção deste problema.

Comitê SP da Campanha Nacional pelo Direito à
Educação

Comitê paulista da rede nacional que atua pela defesa de uma educação pública, gratuita, inclusiva, laica, e de qualidade no Brasil.

Concertação pela Amazonia – GT Educação

Frente ampla que reúne diversos atores, como academia, setor privado, lideranças empresariais, governo, comunidades locais, filantropia e sociedade civil. Seus mais de 400 integrantes atuam, direta ou indiretamente, na Amazônia. O ponto comum que os une é o desejo de levar a um novo patamar um debate plural e democrático sobre a preservação e o desenvolvimento sustentável da região.

Educação Já (TPE)

Iniciativa suprapartidária liderada pelo Todos pela Educação em parceria com outras organizações e especialistas do setor, que visa contribuir para que os próximos governantes implementem um conjunto de medidas que sejam capazes de promover um salto de qualidade na educação básica brasileira.

Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora

Fórum aberto e permanente, composto apenas por organizações de sociedade civil, para o debate e monitoramento de políticas de educação integral no município.

Fórum de Educação do Estado de São Paulo

Instância responsável pela elaboração e pelo monitoramento do Plano Estadual de Educação e realização de conferências estaduais.

Fórum Municipal de Educação Cidade de São Paulo

Instância responsável pela elaboração e pelo monitoramento do Plano Municipal de Educação e realização de conferências municipais.

Frente Parlamentar Mista de Educação

Associação suprapartidária de deputados(as) federais e senadores(as) brasileiros(as) articulados(as) pelo Todos Pela Educação para colocar em pauta temas fundamentais para melhoria da qualidade da educação no Brasil.

Movimento pela Base

Grupo não governamental e apartidário de pessoas, organizações e
entidades que desde 2013 se dedica à construção e implementação da Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio. Busca promover
uma educação pública de qualidade para todas as crianças, adolescentes e
jovens no Brasil.

Núcleo de Apoio aos Municípios para a Educação Integral (Namei)

Iniciativa da Fundação SM (2018) para apoiar as Secretaria Municipais de Educação e contribuir para o desenvolvimento integral dos(das) estudantes de modo a possibilitar a aprendizagem significativa.

Observatório do PNE (Todos Pela Educação)

Movimento que tem como missão engajar o poder público e a sociedade brasileira por uma educação básica de qualidade.

Pacto pela Democracia

Iniciativa para defender a preservação e revigoramento da política e da democracia. Três banderias: reafirmar o diálogo, a tolerância e o repúdio pleno à discriminação e violência na ação pública; produzir eleições limpas, inclusivas e com ampla participação em outubro; realizar um ampla e efetiva reforma política após as eleições.

Pacto de Promoção da Equidade Racial

Iniciativa que propõe implementar um Protocolo ESG Racial para o Brasil, trazendo a questão racial para o centro do debate econômico brasileiro e atraindo a atenção de grandes empresas nacionais e multinacionais e da sociedade civil para o tema.

Prêmio Paulo Freire

Iniciativa da Câmara Municipal de São Paulo, tem como objetivo dar visibilidade e valorizar propostas pedagógicas diferenciadas, inovadoras, eficientes e eficazes da perspectiva freireana nas escolas da rede municipal de São Paulo nos níveis: educação infantil, ensino fundamental I e II, ensino médio e educação de jovens e adultos.

Prêmio Milton Santos

Promovido pela Câmara Municipal de São Paulo, reconhece publicamente projetos ou iniciativas que promovam formas locais de organização e desenvolvimento social no município de São Paulo.

Rede Brasileira de Aprendizagem Solidária

Iniciativa que reúne organizações que desenvolvem programas e projetos para a promoção de uma educação de fato significativa para estudantes, professores, famílias e comunidades. Visa construir e trilhar caminhos no Brasil por meio de desenvolvimento de conteúdo, formação, informação, advocacy e troca de experiências em torno da temática e da prática de atividades de aprendizagem solidária que também envolvem o desenvolvimento humano e social nas mais diversas áreas do conhecimento.

Rede Leitura e Escrita de Qualidade para Todos
(LEQT) – GIFE

Rede Temática que surgiu em 2012 para reunir organizações no âmbito do GIFE que atuam com cultura escrita (educação, leitura e biblioteca), para criar uma agenda comum, visando também identificar formas de cooperação com as políticas públicas.

Rede Nossa São Paulo – GT de Educação

Grupo de trabalho que acompanha e discute políticas públicas de educação, em especial os planos de educação e o Plano de Metas do Governo Municipal de São Paulo.

Rede Observatório Tecnologia na Escola (Otec)

Iniciativa do OTec para estimular a pluralidade, complementaridade e formação de parcerias para a realização de estudos sobre o uso de tecnologias digitais na educação, que possam avaliar e subsidiar programas e políticas educacionais.

Reviravolta da Escola

Iniciativa do Centro de Referências em Educação Integral em parceria com outras instituições, articula ações para discutir as aprendizagens vividas em 2020, assim como os caminhos possíveis para se recriar a escola necessária no contexto pós-pandemia.

Seminário Internacional de Educação Integral
(Siei)

Realizado anualmente com a participação de diversas entidades da área educacional, promove reflexões sobre os desafios da educação contemporânea, além de apoiar agentes educacionaisna tarefa de garantir o ensino e a aprendizagem de crianças, adolescentes e jovens.