Os desafios da BNCC nos anos finais do ensino fundamental

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Os desafios da BNCC nos anos finais do ensino fundamental

Em artigo publicado na Coleção Educação em Movimento 3, Anna Helena Altenfelder traz reflexões sobre o ensino fundamental II e como podemos avançar nesta etapa de ensino

Por Stephanie Kim Abe

“Os anos finais do ensino fundamental (EF) são a fase em que se concentra o menor número de políticas, programas e projetos, seja no nível federal, seja no estadual, e vem sendo apontada por professores e gestores como um dos maiores desafios dessa etapa de escolarização”

É dessa maneira que Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho de Administração do Cenpec, localiza o limbo em que o ensino fundamental II parece estar.

Anna Helena Altenfelder Foto: acervo pessoal

Essa introdução faz parte do artigo Os desafios da BNCC nos anos finais do ensino fundamental, no qual Anna Helena relaciona as mudanças trazidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com os problemas que precisam ser solucionados nessa etapa de ensino, trazendo perspectivas sobre como podemos avançar nessa implementação da BNCC na sala de aula

O artigo faz parte da recente publicação Educação em movimento 3 – As mudanças decorrentes da BNCC, da educação infantil ao novo ensino médio, produzido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com edição da Fundação Santillana (set. 2023).

A obra é composta por diversos artigos que falam sobre os impactos da implementação da BNCC nas diferentes etapas e subetapas da educação básica. Entre as(os) pesquisadoras(es) que assinam artigos da publicação, estão Vital Didonet, Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Bernardete A. Gatti e Katia Stocco Smole. 

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Desafios dos anos finais do ensino fundamental

Trazendo dados e evidências, ela demonstra como os níveis de aprendizagem caem nos anos finais do ensino fundamental, enquanto taxas como a distorção idade-série e reprovação aumentam.

Os números são retratos de uma disrupção entre os anos iniciais e os anos finais dessa etapa, quando as(os) estudantes sentem a diferença na organização do tempo e das aulas, precisam lidar com mais disciplinas e professoras(es), mais volume de exercícios e acompanhamento pedagógico mais distante. 

Anna Helena identifica que:

“Em síntese, a BNCC avança significativamente ao salientar a necessidade de se garantir o percurso contínuo de aprendizagem entre as duas fases do EF por meio de adaptações e articulações para apoiar os alunos tanto no 5º quanto no 6º ano, no processo de transição, de modo a evitar rupturas” (p.135).
Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho de Administração do Cenpec
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Anna Helena resgata a experiência do Cenpec de mais de 30 anos de atuação em projetos, programas e pesquisas com os anos finais do ensino fundamental para trazer insights sobre ações e políticas públicas necessárias para lidar efetivamente com os gargalos dessa etapa. 

Organizar tempos e espaços, monitorar e acompanhar a aprendizagem, enfrentar a cultura do fracasso escolar, trabalhar com a heterogeneidade dos estudantes e fortalecer sua autonomia, promover o letramento nas diferentes áreas do conhecimento com metodologias que integrem os aspectos cognitivos, sociais, culturais e afetivos é um trabalho possível. Entretanto, sua concretização somente ocorrerá com base em condições materiais suficientes e com processos de formação que considerem docentes como protagonistas de sua práxis, fornecendo subsídios práticos e teóricos que ultrapassem a simples instrumentalização” (p. 141).
Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho de Administração do Cenpec
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✏️ Clique aqui para acessar a publicação e ler o artigo completo


Confira a seguir as matérias e pesquisas citadas no artigo


Em breve, mais um episódio do podcast 🎧

Desta vez, o bate-papo será sobre a recomposição de aprendizagem e outros desafios nos anos finais do ensino fundamental.
Aguarde!


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