Formação na escola para o ensino da Língua Portuguesa

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Formação na escola para o ensino da Língua Portuguesa

Investidor

Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo do Campo (SP)

Objetivo

Apoiar a escola no desenvolvimento das capacidades de oralidade, leitura e produção de texto de estudantes; capacitar as(os) educadoras(es) – professoras(es) e equipe de gestão – no tratamento didático da Língua Portuguesa, articulando Proposta Curricular, Plano Pedagógico da Escola, Planos Didáticos e Práticas Pedagógicas das(os) Professoras(es) e atender às necessidades das(os) educadoras(es) de forma direta, e dde estudantes de forma indireta, no contexto de cada escola, em seus tempos e espaços.

Abrangência

Município de São Bernardo do Campo (SP)

Público

Professoras(es); diretoras(es) de escolas; e coordenadoras(es) pedagógicas(os).

Vigência

2007


Sobre o projeto

Na perspectiva de melhorar a qualidade do trabalho de Língua Portuguesa realizado na rede, representantes da Secretaria Municipal de São Bernardo do Campo entraram em contato com a coordenadoria do projeto “Estudar pra Valer!”, desenvolvido pelo Cenpec há 7 anos em diversos municípios, para desenhar uma proposta de formação nas escolas que não atingiram as metas desejadas pela rede naquele ano. Neste projeto, a equipe de formadoras(es) do Cenpec atuou no interior de 32 escolas municipais.

A formação teve dois focos: trabalho de atendimento individualizado junto às(aos) professoras(es) e gestoras(es), e trabalho com a equipe escolar nos horários pedagógicos coletivos. Durante as ações de formação, os temas abordados foram sugeridos pelas(os) professoras(es), diretoras(es) e coordenadoras(es) pedagógicas(os) das escolas participantes.

Vale ressaltar que a proposta apresentada e executada pelas(os) profissionais do Cenpec teve um caráter pioneiro, na medida em que a formação aconteceu no interior da escola e privilegiou o atendimento individualizado do grupo escola.

Ao final do processo de formação, a equipe  do Cenpec realizou 918 atendimentos nos plantões e 145 encontros no horário de trabalho pedagógico coletivo das 32 escolas.