Temáticas
Procure por

Quando a matéria é estudar – e descobrir – a própria identidade quilombola

Projeto de valorização da cultura quilombola em Barro Alto (GO) mostra como a educação antirracista pode ser mais efetiva quando trabalhada em consonância com a realidade local

Pertencimento e identidade nos anos finais do ensino fundamental

Formação docente continuada e resgate do patrimônio cultural e local para aflorar pertencimento e discutir identidades: conheça as experiências de escolas em Campinas e em Valinhos, na região metropolitana de São Paulo

Quatro materiais para trabalhar a educação para as relações étnico-raciais

Dicas de materiais para quem quer tirar dúvidas, ouvir um podcast, ver um documentário ou explorar livros que tratam de temáticas afro e indígena

Afroturismo: passeios que ensinam sobre o protagonismo negro e outras histórias

Conta como o turismo pode ajudar a resgatar e valorizar a cultura e a história afro-brasileira, e como as escolas podem organizar atividades pelo território

Podcast: história e cultura afro-brasileira nas escolas já!

No sétimo episódio do “Educação na ponta da língua”, entenda os avanços e os desafios para a abordagem da cultura e história afro-brasileira na escola e a implementação efetiva da Lei 10.639

E se você conhecesse o perfil socioeconômico das suas turmas?

Entenda por que a rede municipal de Capão Bonito (SP) resolveu aplicar um questionário socioeconômico com suas(seus) estudantes e conheça as ações programadas com base nos resultados

Podcast: Recomposição de aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental

Quinto episódio do podcast “Educação na ponta da língua” discute os desafios e as estratégias para enfrentar as desigualdades educacionais no Ensino Fundamental II; ouça agora

A luta por educação inclusiva continua

Ainda que tenhamos 90% das(os) estudantes da educação especial matriculadas(os) em classes comuns, é preciso avançar na permanência e garantia de melhores condições para estudantes com deficiência

“O Brasil precisa gastar mais com educação”, diz Romualdo Portela

Segundo dados da OCDE, o Brasil investe cerca de 4 mil dólares por estudante, enquanto em países da Organização a média é de 11,5 mil dólares

Assessoria à Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás (PA)

Investidor Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás (PA) Parceria Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás (PA) Objetivo Assessorar a secretaria na revisão do documento curricular… Leia mais >

Na Ponta do Lápis: especial sobre cultura indígena

Confira a nova edição da Revista Na Ponta do Lápis, que tem como foco as línguas, culturas e literatura dos povos indígenas brasileiros

Os desafios da BNCC nos anos finais do ensino fundamental

Anna Helena Altenfelder traz reflexões sobre o ensino fundamental II e como podemos avançar nesta etapa de ensino

Podcast: uma conversa sobre as línguas e literatura indígena na escola

Quarto episódio do podcast “Educação na ponta da língua” conversa com dois escritores indígenas sobre o universo das línguas e da literatura indígena nas escolas

Por que os anos finais do ensino fundamental merecem mais atenção

Desafios já conhecidos se agravaram no pós-pandemia e faltam políticas voltadas a essa etapa da educação básica

Oficina: Investigação na escola

Que tal repensar as pesquisas escolares para despertar o espírito investigativo em seus alunos? Conheça a proposta dessa oficina voltada a estudantes do ensino fundamental I

As incongruências de não aderir ao PNLD

Entenda por que a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo tem sido criticada por não aderir ao PNLD e como essa decisão afeta estudantes e docentes

O que esperar do Programa Escola em Tempo Integral

Como a nova política de educação integral do MEC está estruturada, o que ainda está indefinido e quais os próximos passos para o desenvolvimento do programa

Eliane Leite: “A mulher negra, quando ocupa um cargo de liderança, representa toda uma comunidade”

Diretora de escola, CEO de consultoria de diversidade e conselheira do Cenpec, Eliane fala sobre sua trajetória de vida, representatividade e o papel da escola no combate ao racismo

1 2 18