Formação e monitoramento do Projovem São Paulo

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Formação e monitoramento do Projovem São Paulo

Investidor

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SP)

Parceria

Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), Secretaria Especial para a Participação e Parceria de São Paulo (SP), Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SP), e Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SP)

Objetivo

Proporcionar a formação integral ao jovem, por meio de uma efetiva associação entre elevação da escolaridade, tendo em vista a conclusão do Ensino Fundamental, qualificação para o trabalho com certificação de formação inicial e desenvolvimento de ações comunitárias de interesse público.

Abrangência

Município de São Paulo (SP)

Público

Professoras(es) e educadoras(es) sociais.

Vigência

2006 – 2007


Sobre o projeto

O ProJovem é um programa socioeducativo que compõe a Política Nacional para a Juventude em todo o país. A natureza do Programa é intersetorial, coordenado pela Secretaria Geral da Presidência da República e Secretaria Nacional de Juventude com a participação dos Ministérios do Desenvolvimento Social, do Trabalho e da Educação. 

O Programa foi concebido como instrumento de inclusão social para jovens de 18 a 24 anos que terminaram a quarta série, mas não concluíram o Ensino Fundamental e não têm vínculos formais de trabalho. A integração entre Educação Básica, qualificação profissional e ação comunitária pressupõe uma nova perspectiva, voltada para o desenvolvimento de saberes, conhecimentos, competências e valores de solidariedade e cooperação. Propõe estratégias que reconduzam as(os) jovens para os sistemas educacionais, criando e validando múltiplas formas e múltiplos espaços de aprendizagem.

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, responsável pela implantação do Programa ProJovem, e as demais secretarias da comissão municipal instalaram as “Estações da Juventude”, com vagas para trinta mil jovens. As Estações da Juventude são os locais onde ficam a secretaria e a supervisão do programa, as(os) coordenadoras(es) pedagógicas(os) e coordenadoras(es) administrativas(os).

Cada Estação da Juventude tem uma equipe de gestão, composta por uma coordenadora pedagógica (ou coordenador pedagógico), responsável pelo desenvolvimento das ações curriculares, e uma coordenadora administrativa (ou coordenador administrativo). A formação das equipes de profissionais e o monitoramento da proposta pedagógica integrada foi responsabilidade do Cenpec. O currículo foi dividido em quatro Unidades Formativas: Juventude e Cidade; Juventude e Trabalho; Juventude e Comunicação; Juventude e Cidadania.

As instituições envolvidas, na perspectiva de instituir uma gestão compartilhada, tendo em vista que cada instituição parceira foi responsável por diferentes ações no Programa, criaram um grupo gestor composto por representantes do Cenpec, Cieds, Fundação Paulistana, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria do Trabalho e Secretaria de Participação e Parcerias.