Pesquisa Educação, Valores e Direitos

-

Pesquisa Educação, Valores e Direitos

Coordenada pelo Cenpec e pela Ação Educativa, a pesquisa buscou entender a percepção da população sobre pautas conservadoras na educação, como escolas militarizadas, educação sexual e educação domiciliar

Os últimos anos têm sido marcados pelo esvaziamento do Plano Nacional de Educação (Lei n° 13.005/2014), o sufocamento do financiamento educacional e a promoção de propostas e políticas de forte caráter conservador. 

Entre as prioridades do atual governo federal no que tange à educação estão a regulamentação da educação domiciliar, a proibição da abordagem de gênero, raça e sexualidade nas escolas, a promoção das escolas militarizadas e o apoio às propostas do movimento Escola sem Partido. 

Felizmente, a população é menos conservadora e mais progressista do que alardeado por esses movimentos ultraconservadores. Esse foi um dos achados da pesquisa Educação, Valores e Direitos, coordenada pelo Cenpec e pela Ação Educativa, e realizada pelo Datafolha e pelo Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop/Unicamp) em março de 2022.

Divulgados em partes, os resultados da pesquisa nacional mostram que o nível de adesão a essas agendas excludentes é limitado e não se sustenta quando confrontado com situações cotidianas e familiares: 

  • 8 de cada 10 brasileiras(os) rejeitam a educação domiciliar (ou homeschooling);
  • 72% afirma que confia mais em professoras(es) do que militares para atuar nas escolas e 45,2% da população nunca ouviu falar sobre escolas militarizadas;
  • 96% defendem que as escolas devem oferecer informações sobre doenças sexualmente transmissíveis e como preveni-las;
  • 82% entendem que a escola deve promover o direito de as pessoas viverem livremente sua sexualidade, sejam elas heterossexuais ou LGBTQIA+s; 
  • 91% são favoráveis à discussão sobre a discriminação racial; 
  • 81% defendem a inclusão de estudantes com deficiências em escolas regulares. 

📕Acesse o relatório técnico da pesquisa.

💹Confira também a apresentação da pesquisa.

Apresentação pública da pesquisa Educação, Valores e Direitos


Estudo: Pesquisa Educação, Valores e Direitos
Período de realização: março de 2022
Parceira: Articulação em Defesa do Direito à Educação e contra a Censura nas Escolas
Cofinanciamento: Fundo Malala (projeto Gênero e Educação)
Realização: Plano CDE, Cesop/Unicamp e Instituto DataFolha

Ementa

A pesquisa buscou compreender a percepção e a adesão da população frente a essas diversas agendas conservadoras na educação e entender quais as prioridades da sociedade relacionadas à melhoria da educação. A etapa qualitativa foi realizada com o Plano CDE e a quantitativa pelo Cesop/Unicamp e Instituto DataFolha.

Foram entrevistadas 2.090 pessoas de 16 anos ou mais de 130 municípios, sendo a margem de erro máxima de 2 pontos percentuais dentro do nível de confiança de 95%.

Como macro-temas, foram investigados:

  • a educação domiciliar e a educação inclusiva;
  • a militarização de escolas e prioridades para a melhoria da educação;
  • relações raciais na escola;
  • igualdade de gênero e educação sexual;
  • política na escola;
  • problemas prioritários da educação.


Veja também

Confira a seguir nossas reportagens sobre os resultados da pesquisa Educação, Valores e Direito publicadas no Portal Cenpec: