Em busca de saídas para a crise das políticas públicas de EJA

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Em busca de saídas para a crise das políticas públicas de EJA

Estudo traz histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e a atual situação dessa modalidade da educação básica

Qual é o histórico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil e qual a atual situação das políticas e programas voltados a essa modalidade da educação básica?

Este estudo, iniciativa do Movimento Pela Base e realizado em parceria pelas organizações da sociedade civil Ação Educativa, Cenpec e Instituto Paulo Freire, apresenta um panorama histórico sobre as políticas públicas de EJA, mostrando os avanços e recuos sofridos por essa modalidade de ensino nas duas últimas décadas. Além disso, faz uma análise minuciosa das normativas atuais da EJA. Com base nessas análises, o documento tece recomendações para as políticas públicas, especialmente para o Programa Nacional do Livro Didático para a EJA (PNLD EJA).

O objetivo da pesquisa é contribuir para trazer à luz a situação real da educação escolar de jovens e adultos no contexto crítico em que se encontra o sistema educacional brasileiro, e mobilizar a sociedade civil para que a EJA ganhe espaço na agenda de prioridades de uma educação de qualidade, que contribua para o desenvolvimento sustentável e para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Acesse a pesquisa na íntegra.


Estudo: Em busca de saídas para a crise das políticas públicas de EJA
Período de realização: 2022
Iniciativa: Movimento Pela Base
Realização: Ação Educativa/Cenpec/Instituto Paulo Freire

Ementa

A pesquisa, iniciativa do Movimento pela Base, traz um histórico da Educação
de Jovens e Adultos desde 1940 até os dias atuais e apresenta uma análise sobre a educação
básica de jovens e adultos no Brasil contemporâneo.

O objetivo é estimular e subsidiar debates com representantes do Conselho Nacional de Educação (CNE) do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) com gestoras(es) educacionais e demais interessadas(os) em discutir caminhos políticos para a EJA, na perspectiva de fazer valer o direito à educação de qualidade para todoas e todos.


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