Podcast: uma conversa sobre as línguas e literatura indígena na escola

-

Podcast: uma conversa sobre as línguas e literatura indígena na escola

Quarto episódio do podcast "Educação na ponta da língua" conversa com dois escritores indígenas sobre o universo das línguas e da literatura indígena nas escolas; saiba mais

Por Stephanie Kim Abe

(…)
Brasil, o que faço com a minha cara de índia?
Não sou violência
Ou estupro
Eu sou história
Eu sou cunhã
Barriga brasileira
Ventre sagrado
Povo brasileiro
Ventre que gerou
O povo brasileiro
Hoje está só…
A barriga da mãe fecunda
E os cânticos que outrora cantavam
Hoje são gritos de guerra
Contra o massacre imundo

(Poema “Brasil”, de Eliane Potiguara. Metade cara, metade máscara. 3ª ed. Rio de Janeiro, Grumin Edições, 2018. Site oficial: www.elianepotiguara.org.br)

A leitura desse potente poema de Eliane Potiguara, primeira mulher indígena a publicar literatura indígena no Brasil, logo no início desse episódio, dá o tom da força que buscar, ler e apreciar as produções literárias dos povos originários tem para trazer novas perspectivas sobre eles e valorizar sua cultura e ancestralidade.

Dentro desse guarda-chuva, a preservação das mais de 175 línguas indígenas brasileiras é uma das mais urgentes. 

Assim, levar a literatura indígena para as salas de aula é um compromisso que as escolas brasileiras devem assumir. Afinal, como explica a professora e escritora Mathilde Makuxi:

O trabalho da literatura indígena escrita por nós, indígenas, geralmente quebra aquela imagem estereotipada do índio, criada por séculos – não só no Brasil, como no mundo. Através da literatura indigena, as crianças começam a conhecer o verdadeiro indígena, ver que ele tem as suas próprias línguas, culturas e costumes. (…) Essas crianças crescem e se tornam adultos menos preconceituosos“.

Mathilde Makuxi

Mathilde é uma das convidadas desse quarto episódio do podcast Educação na ponta da língua. Além dela, também participa desse bate-papo o escritor, contador de história e educador Kamuu Dan Wapichana.

Eles conversam sobre a importância da literatura indígena para a formação de crianças e adolescentes, como valorizar e compartilhar as obras bilíngues nas escolas e quais experiências em sala de aula e na formação docente eles já tiveram no sentido de valorizar as línguas, culturas e visões de mundo dos povos indígenas na escola.

Kamuu Dan Wapichana compartilha:

As escritas nascem de uma necessidade. Quando se perde uma língua, se perde também a nossa história, o nosso território, as nossas crenças, as nossas curas, e aí se perde o nosso futuro. Eu comecei a perceber a importância de deixar para os nossos descendentes e valorizar a nossa ancestralidade“.

Kamuu Dan Wapichana

Veja como visitar a mostra virtual Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação do Museu da Língua Portuguesa

A conversa é mediada por Gina Vieira e tem cerca de meia hora. Confira!

📻

Saiba mais sobre as pessoas participantes deste episódio

Foto: acervo pessoal

Kamuu Dan Wapichana (Filho do Sol) nasceu em Boa Vista, Roraima. Originário do Povo Wapichana, é escritor, contador de histórias, educador socioambiental popular, permacultor e membro da Associação Cultural Manuru Paunary. Seu trabalho de formação continuada para o ambiente escolar tem como base a importância da literatura de autoria indígena. Atualmente Kamuu tem quatro livros publicados, tendo sido premiado três vezes pelo Concurso Tamoio para escritores indígenas.
🖇️ @kamuudan

Mathilde Makuxi é professora do ensino fundamental I pelo estado de Roraima e também pelo município de Bonfim, ativista e escritora do povo Makuxi, também conhecida por (Maiwa’ pa) que significa Pata. Mathilde é pedagoga pela Universidade Estadual de Roraima e mestra em Letras pela Universidade Federal de Roraima.
🖇️ @mathilde_makuxi

Foto: acervo pessoal

Nadia Tobias Yanim, é pedagoga, arteterapeuta, fotógrafa e bordadeira artesã. Nascida em Manaus (AM), vive atualmente no estado de São Paulo, onde pesquisa danças circulares, culturas populares e desenvolve oficinas de arte-educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
🖇️ @nadiatobias_bordadoarteterapia

📻

Ouça todos os episódios do podcast Educação na ponta da língua

O podcast Educação na ponta da língua  é um bate-papo de educadora(or) para educadora(or) sobre temas relevantes da educação brasileira. As(Os) convidadas(os) são professoras(es) e especialistas engajadas(os) com o dia a dia da escola pública. Além de refletir e informar, o programa apresenta experiências inspiradoras que comprovam o potencial transformador das escolas por todo o país.

O primeiro episódio do podcast tratou sobre educação escolar indígena; o segundo, sobre os desafios de letramento e alfabetização; e o terceiro sobre relações e convivência na escola

Apresentado pela professora Gina Vieira, o podcast é uma iniciativa do Cenpec, em parceria com o programa Escrevendo o Futuro, apoiado pelo Itaú Social.


Ouça nas demais plataformas de streaming:

🎧 Deezer 
🎧 Amazon Music
🎧 Google PodCasts
🎧 Apple Podcast

🎧 Confira todos os episódios


Veja também