Quiz: O que você sabe sobre os povos indígenas brasileiros?

-

Quiz: O que você sabe sobre os povos indígenas brasileiros?

Em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, teste os seus conhecimentos sobre as culturas dos povos originários do nosso país

Por Stephanie Kim Abe

O Dia Internacional dos Povos Indígenas foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 23 de dezembro de 1994. 

A data tem como objetivo conscientizar para a importância de proteger, preservar e promover a cultura dos povos originários do mundo todo — que ocupam cerca de 22% das terras globais e chegam a 500 milhões de pessoas. Segundo a ONU, a população de indígenas no mundo está espalhada por 90 países, vivendo em todas as regiões geográficas e representando 5 mil culturas diferentes. 

Mobilização nacional de povos indígenas brasileiros em Brasília, em 2022. Foto: Apib

No Brasil, a cultura e a história dos povos indígenas devem ser trabalhadas na escola, conforme institui a Lei 11.645/2008, uma grande conquista dessa população.

Mas quanto será que você conhece das culturas originárias do Brasil?

O Portal Cenpec preparou um quiz para quem quer celebrar essa data se divertindo e aprendendo ao mesmo tempo. As perguntas são baseadas no conteúdo encontrado no site Povos Indígenas no Brasil Mirim. Mantido pelo Instituto Socioambiental (ISA), o site é um projeto que busca apresentar a diversidade dos povos originários às crianças, por meio de material destinado à pesquisa escolar.

Preparadas(os)? Faça o teste abaixo!

Veja como não cometer equívocos no Dia dos Povos Indígenas


Ciclo de encontros Línguas Indígenas no Brasil

Foto: Mirim/ISA

Para quem quiser mergulhar na diversidade linguística dos povos originários brasileiros, vale ficar ligada(o) na programação do ciclo de encontros Línguas Indígenas no Brasil, realizado pelo Museu da Língua Portuguesa em parceria com o Centro de Pesquisa e Formação do SESC São Paulo.

Hoje, às 17h30, acontece o primeiro encontro em que serão debatidas a diversidade linguística e os desafios para o reconhecimento, a valorização e a manutenção das línguas indígenas. O evento acontece presencialmente no auditório do Museu, que fica localizado no centro de São Paulo (SP), mas tem transmissão ao vivo pelo YouTube do Museu e do SESC São Paulo.

Participarão a artista Daiara Tukano, curadora de Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, próxima mostra temporária do Museu; Altaci Kokama, professora e representante dos povos indígenas da América Latina e Caribe no Grupo de Trabalho Mundial na Década das Línguas Indígenas, organizado pela Unesco; e Paulo Junqueira, do Instituto Socioambiental. 

Os demais encontros acontecem ao longo de agosto, sempre às 16h e de forma virtual, com transmissão pelo YouTube.

No dia 11, ocorre o segundo encontro, intitulado Escolas Indígenas e Fortalecimento Linguístico. No dia 16, Gersem Baniwa e Cristine Takuá falam sobre Experiências de Licenciatura Intercultural Indígena e, no dia 18, o tema é a Documentação e Revitalização de Línguas Indígenas no Nordeste. Por fim, no dia 23, ocorre o último encontro, sobre Línguas como Territórios de Memória e Pensamento.

Saiba tudo sobre o ciclo de encontros aqui

Veja também