Entrando no clima das férias com Pílulas do Brincar

-

Entrando no clima das férias com Pílulas do Brincar

Conheça os novos episódios da série de vídeos acessíveis que trazem brincadeiras inspiradas em artistas; saiba mais

Por Stephanie Kim Abe

Dezembro chegou e com ele aquele clima de férias de verão. Por mais que ainda tenhamos algumas semanas de aula, o final do ano pede atividades que sejam mais lúdicas e divertidas para fazer com as crianças em sala de aula. 

Por que não aproveitar para trabalhar com alguns artistas contemporâneos por meio de vídeo, arte e brincadeiras com a turma? Essa é a proposta das Pílulas do Brincar, que, além de tudo, são vídeos acessíveis e foram desenvolvidos pelo Mais Diferenças. 

Na série, Thiago Franco e Suia Legaspe, que são arte-educadores, propõem uma brincadeira inspirada em uma(um) artista.

A série ganhou novos quatro episódios recentemente, todos trazendo renomadas artistas mulheres e LGBTQIA+.

Os vídeos têm cerca de sete minutos e tem libras, legenda e áudio-descrição.

A grafiteira e artista plástica carioca Anarkia Boladona (nome artístico de Panmela Castro) é a fonte de inspiração do episódio 7. Ela imprime nos muros ilustrações cheias de símbolos que representam a luta feminista! Confira no vídeo abaixo:

Além dela, também aparecem a alemã Antje Damm, ilustradora e autora de livros infantis; Rita Ponce de Léon, artista peruana cujas instalações levam a(o) espectadora(or) a refletir sobre os sentidos, o seu corpo e o coletivo; e a artista Uýra, que faz uma arte de resistência em defesa do povo e da floresta amazônica por meio de performances – suas obras foram recentemente apresentadas na 34° Bienal das Artes de São Paulo.

Cada Pílula do Brincar conta ainda com um material complementar em PDF acessível, que reúne outras referências e informações sobre as artistas. 

🧩 Acesse todos os materiais aqui 🧩


Veja também