Atlas das Inquietações: material para estimular o pensamento científico

-

Atlas das Inquietações: material para estimular o pensamento científico

Voltado para docentes do ensino médio, nova publicação do Solve for Tomorrow Brasil traz atividades para serem trabalhadas por projeto em sala de aula; saiba mais

Muito se fala hoje em dia da importância de a escola estimular o protagonismo das(os) estudantes, de utilizar novas metodologias de aprendizagem ativa, de garantir um ensino conectado com a realidade, de trabalhar por projetos em sala de aula. Mas como, de fato, fazer isso? De que metodologias e ferramentas estamos falando? 

O novo Atlas das Inquietações – Atividades para o trabalho por projetos em sala de aula foi lançado pelo Solve for Tomorrow Brasil para apoiar professoras e professores de Ensino Médio a pensarem justamente nessas perguntas e desenvolver esse tipo de trabalhos. 

Capa da publicação.

A publicação, disponível em formato digital para acesso gratuito, é um guia de atividades que buscam estimular o pensamento científico, crítico e criativo para localizar situações-problema e elaborar soluções de forma colaborativa em sala de aula.

Clique aqui para acessar o Atlas das Inquietações

📍

Tailze Melo, professora, pesquisadora e doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que produziu o texto da publicação, conta que:

O material inova ao propor um processo de construção do projeto que parte da participação ativa do aluno e não de propostas previamente definidas pelo(a) professor(a). E também desenvolve a capacidade do(a) estudante de empatizar com cenários reais para a criação de projetos que fazem sentido para a sua comunidade escolar”.

Tailze é coidealizadora e coordenadora dos cursos de especialização do Programa em Processos Criativos do Instituto de Educação Continuada (IEC) da PUC-MG e da pós-graduação em Educação Criativa na mesma instituição.


Estrutura da publicação

Ancorado nas estratégias da Aprendizagem Baseada em Projetos e do Design Thinking, o novo material está alinhado aos recursos que já existem no site do Solve for Tomorrow Brasil – que é o programa de cidadania corporativa da Samsung, com coordenação do Cenpec no país. 

A iniciativa estimula estudantes e professoras(es) do ensino médio de escolas públicas a identificar problemas reais do seu território e desenvolver soluções baseadas na ciência e tecnologia. Ela faz isso por meio de ações formativas relacionadas à abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e oferecendo prêmios Samsung (como tablets, notebooks, smart TVs) às equipes semifinalistas e finalistas. 

Inscreva-se já na 10a edição do Solve for Tomorrow Brasil

O Atlas propõe um trabalho baseado na cartografia como figura do conhecimento, por meio da criação coletiva de três mapas que compõem, em conjunto, o Atlas das Inquietações: Mapa Sensorial, Mapa do Desassossego e Mapa das Ideias para Adiar o Fim do Mundo.

Foto: arquivo pessoal

Juliana Gonçalves, técnica de programas e projetos do Cenpec e co-organizadora do novo material, explica:

As três etapas de atividades propostas no Atlas correspondem às fases de estruturação de um projeto: identificação do problema, aprofundamento no problema e busca de soluções”.

Tailze conta ainda que, ao elaborar o conteúdo, teve a preocupação de propor experiências criativas e garantir que ele pudesse ser utilizado em diferentes territórios e realidades escolares:

Temos situações que alternam momentos de produção individual e momentos coletivos, em que a colaboração é necessária para pensar em soluções para os desafios levantados por toda a turma. Além disso, elaboramos um material flexível, que favorece uma proposta interdisciplinar e que pode ser aplicado em diferentes contextos escolares”.

Tailze Melo, professora, pesquisadora e doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Saiba mais sobre a publicação aqui


Veja também