Notícias
Procure por

#InclusãoPraTodoMundo: livro reúne artigos com argumentos favoráveis à educação inclusiva

-

Com 30 artigos de especialistas, a publicação da Coalizão Brasileira pela Educação Inclusiva compila os argumentos jurídicos e pedagógicos contra o decreto 10.502/2020

Como potencializar a recomposição da aprendizagem pós-pandemia

-

Considerar os aprendizados que ocorreram na pandemia, reorganizar as redes de ensino e entender que não estamos em uma corrida são algumas das bases desse processo para o Cenpec; saiba mais

Autodeclaração de raça/cor: por que fazer?

-

Pertencimento e identidade, ações afirmativas e políticas públicas são alguns dos aspectos que perpassam ou que se apoiam em dados de cor/raça para garantir mais justiça e equidade

Por uma cultura inclusiva na comunidade escolar

-

Autora e pedagoga Lucila Toledo Bernardes fala sobre currículo acessível, desafios da docência ao trabalhar com as diferenças, diversificação de práticas pedagógicas e muito mais

Olhar histórico sobre a valorização docente no Brasil

-

Entenda como fatores como carreira, formação, salário e reconhecimento têm sido tratados ao longo da história brasileira no processo de valorização de professoras e professores

Agenda conservadora na educação X valorização docente

-

Pesquisa coordenada pelo Cenpec e Ação Educativa revela que temas polêmicos como militarização das escolas e homeschooling não são apoiados pela maioria da população — e seguem na contramão da valorização docente

Celebrando a cultura popular e o folclore brasileiro

-

Neste Dia do Folclore (22 de agosto), compilamos uma série de reportagens e oficinas que tratam das diversas e ricas manifestações da cultura popular de todo o país

#PriorizaAProfessora: por que focar na valorização docente?

-

Entenda a situação das(os) docentes no Brasil hoje e a importância de aprofundar o debate sobre educação nas eleições 2022, melhoria das condições de trabalho e reconhecimento das(os) professoras(es)

PNLD: livros didáticos na garantia de educação de qualidade com equidade

-

Entenda mais sobre essa importante política pública, conheça o histórico do Cenpec na elaboração dos seus guias e confira dicas para fazer escolhas fundamentadas

#PriorizaAProfessora: Cenpec promove debate on-line no dia 30/08

-

Com a participação de diversas(os) especialistas, o evento busca colocar a docência no centro do debate sobre educação nas eleições 2022

Inclusão, equidade e desigualdades no ensino fundamental

-

Estudo da Unesco realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais reforça a importância de políticas focalizadas para garantir o acesso, a permanência e a trajetória escolar de sucesso de estudantes

#CasaLibras: e-book, contações de histórias e muito mais

-

Projeto analisa práticas bilíngues e produz materiais para ajudar famílias e educadora(es) no ensino e aprendizagem da língua de sinais

Materiais para trabalhar a educação quilombola e antirracista

-

Coleções e bibliotecas on-line reúnem produções acadêmicas, material audiovisual e palestras para fortalecer uma educação para a igualdade racial

A produção textual do relato de prática: conheça o percurso

-

Especial produzido pelo Portal Escrevendo o Futuro convida professoras(es) a refletir sobre o que contar e como organizar a narrativa de um relato de prática

Relatos docentes: acesse o e-book

-

Fruto do Programa Ecoa Formação, a publicação traz mais de 70 relatos das equipes escolares e das secretarias municipais de educação de Poços de Caldas (MG), Juriti (PA) e São Luís (MA)

Design thinking na educação: como usar?

-

Que tal aprender mais sobre as etapas dessa abordagem inovadora e como ela pode contribuir para projetos colaborativos em sala de aula?

Série Novo Ensino Médio: adaptações segundo quem leciona

-

Docentes de MG, RJ e RN contam como está acontecendo a implementação dessa política em suas escolas e os impactos em seu trabalho

Por que precisamos de formação docente sobre inclusão?

-

Estudo aponta que maioria das(os) docentes entende benefícios da educação inclusiva a todas(os) estudantes, mas 40% das(os) educadoras(es) não têm formação específica

1 2 7