Tutorias do APC: Olhar atento para enfrentar as desigualdades educacionais

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Tutorias do APC: Olhar atento para enfrentar as desigualdades educacionais

Conheça a experiência de três municípios do Conisul Alagoas e como a tutoria tem apoiado pontos focais a superarem desafios e implantar ações para recomposição de aprendizagens

por Débora Britto

É por meio da atuação sistêmica da rede de educação que o Programa Eleva Aprendizagem atua para o fortalecimento da recomposição da aprendizagem e do enfrentamento das desigualdades educacionais. Esse olhar atento às pessoas que fazem essas conexões têm se mostrado um acerto no planejamento, outro princípio fundamental do programa. 

Ao longo de 2023, para além das formações, as(os) técnicas(os) das secretarias de educação dos 17 municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul Alagoas) e estão implementando o Apoio Pedagógico Complementar (APC) têm participado de uma tutoria especial. 

Camila Arelaro, tutora do APC, destaca como cada município tem sua especificidade e, por isso, os encontros de tutoria foram fundamentais para os avanços neste ano, com destaque para a mobilização local. “Temos visto um movimento muito positivo para ampliar a comunicação do projeto e trazer novas vozes para entender como o projeto repercute nas escolas”. 

Já aconteceram três momentos de tutoria e o quarto está previsto para início de outubro.

Foto: acervo pessoal

Nós construímos as pautas sempre de forma democrática e colaborativa. Na terceira tutoria, nós fizemos perguntas para entender qual caminho o município tinha traçado até aquele momento, como tinha sido seu percurso, os gestores puderam contar como foi a organização escolar em relação aos horários, novas turmas/salas, possibilidades e dificuldades de espaço. Estamos na escuta de como cada lugar se posicionou sobre o que conseguiu fazer dentro de suas possibilidades e a partir disso o que ainda é possível”, explica. 

Camila Arelaro, tutora do APC

Outro ponto que chama atenção e deve ser comemorado, segundo Camila, é a  energia dedicada à formação de professores por todos os municípios. “Está havendo um esforço consistente para que professores que assumam as salas estejam em formação permanente”, conta a formadora. 

“Desde o início do ano, a gente vem fomentando e acompanhando a construção do plano de ação do Programa Eleva Aprendizagem. Todos os municípios criaram seus planos e a gente foi tentando contribuir ao máximo no que era possível. Estimulamos que cada município construísse seu plano de formação com base nas suas agendas. O plano de formação de professores já foi agregado ao plano de ação e alguns municípios que já começaram a fazer formações com sua rede. Inclusive, alguns pontos focais tiveram suas primeiras experiências como formadores”, conta. Tem sido um processo democrático e colaborativo, ela reforça.

Para Graça Rosa, também formadora e tutora do APC, estar mais próximo dos pontos focais têm sido positivo para apoiar cada município. “Conheço melhor o que está acontecendo, as dúvidas que eles têm. Mesmo em municípios em que a equipe técnica mudou praticamente inteira. Houve municípios que mudaram até secretário de educação, quando isso acontece pode acontecer uma quebra, nesse sentido a tutoria foi basilar para apoiar as equipes novas“, explica. 

Foto: acervo pessoal

Nossa expectativa durante o percursos era conhecer melhor as equipes, apoiar na implementação do programa nos territórios, além de ajudar em eventuais dificuldades que eles tivessem nesse processo. Não queríamos o estigma de que estávamos lá para cobrar ou criticar, mas queríamos que eles pudessem contar conosco para apoiá-los nas dificuldades. Nossa expectativa maior é de ganhar confiança e tornar o encontro significativo para eles”, conta. 

Graça Rosa, formadora e tutora do APC

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Aprendizado coletivo e em desenvolvimento

Larissa Carvalho, ponto focal e técnica dos anos iniciais do município de Roteiro, conta como a tutoria contribuiu para tomar decisões com mais segurança, baseada nos processos anteriores. 

Foto: acervo pessoal

A tutoria teve grande relevância no processo de construção e reavaliação do Plano de Ação e Formação no município de Roteiro. A cada etapa, novos desafios surgiam, trazendo consigo, dúvidas e inseguranças, que eram sanadas a cada encontro realizado.  A partir das reuniões feitas por nossa tutora e de seus direcionamentos, foi possível fazer uma análise mais criteriosa do PAF do município”.

Larissa Carvalho, ponto focal e técnica de Roteiro

De acordo com Graça, os dados produzidos com o diagnóstico se tornaram grandes aliados para os pontos focais. Nos momentos de tutoria foi possível se debruçar sobre o que eles significavam.  

Essa ideia de olhar para o plano como algo vivo é um hábito que ainda não tínhamos construído, é aprendizado em desenvolvimento. Então os momentos de tutoria iluminam e ajudam a olhar para ações já feitas e que ainda podem ser realizadas. Até hoje elas e eles citam como o diagnóstico foi importante, afinal é um retrato da secretaria, uma radiografia da rede de educação municipal”, explica. 

Graça Rosa, formadora e tutora do APC

“Nos fez expandir nosso olhar, nos trouxe maior segurança para não só construirmos o documento em si, como também ter a certeza de que estaríamos ofertando o melhor para a educação de nosso município”, diz Larissa. 

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Fortalecimento das ações em rede

Para Cristiane de Santana Simões, técnica da secretaria de educação de São Brás, a tutoria tem contribuído para o maior engajamento da rede municipal, através das formações para recomposição da aprendizagem nos anos iniciais. 

Foto: acervo pessoal

Um ponto positivo é que a tutoria nos ajudou na compreensão dos dados coletados e, a partir deles, a definir as intervenções necessárias de acordo com os níveis de cada estudante. Temos visto o aumento na taxa de participação dos estudantes e a elevação do nível de proficiência dos alunos”, diz. 

Cristiane de Santana Simões, ponto focal de São Brás

Foi por meio do acompanhamento que, em São Brás, surgiu a ideia de realizar parcerias educacionais entre as escolas da rede, através da socialização das práticas exitosas de cada uma, para estimular as(os) professoras(os). 

Como resultado das formações ocorreu um seminário avaliativo entre todas as escolas da nossa rede, que teve como objetivo o incentivo à leitura, produção e interpretação textual, além das práticas sociais de linguagem desenvolvidas em sala de aula pelas(os) professoras(es) das 12 escolas que participaram das formações”, conta . 

Cristiane de Santana Simões

Os espaços de troca entre municípios também são parte da formação e do acompanhamento da tutoria, promovendo um aprendizado a partir da experiência alheia.    

“Uma das maiores dificuldades dos municípios, por exemplo, é em relação ao espaço físico. Alguns apresentaram proposta de que não havia as quatro paredes da sala de aula, mas tinha quintal, tinha terreiro, tinha quintal com espaço. Foi interessante as pessoas ouvirem dos colegas que as quatro paredes não inviabilizam a realização desses momentos. A gente não precisa trabalhar só com a bilateralidade do papel, podemos trabalhar com propostas alternativas e criativas. Dá ideias a outros colegas. Nesses momentos a experiência de um inspira outras. Aí está a importância do papel da equipe e colaboração/disposição de gestoras(es) e professoras(es). Para construir espaços como esses não é da noite para o dia, exige planejamento. Aquilo foi pensando, foi construído uma proposta, os materiais foram pensados como parte do descobrimento e aprendizado das crianças”, conta Cristiane. 

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Apoio para superar desafios diários

Para Geovane Kelvi Freitas Braga, ponto Focal do município de Anadia, a tutoria tem sido determinante para tomar pé e conseguir desenvolver os compromissos do Programa Eleva Aprendizagem. 

Foto: acervo pessoal

Ele passou a fazer parte da rede de educação de Anadia em 2022, promovendo a contratação de professor e formador, e de lá para cá temos enfrentado muitos desafios, pois toda a equipe técnica e secretária de educação são novas.

“Ter alguém para me guiar, compartilhar conhecimento e oferecer um olhar experiente sobre os desafios que enfrentamos como educadoras(es) tem sido inestimável. Isso me deu a confiança necessária para enfrentar novos desafios e buscar constantemente a excelência em minha prática profissional”, conta. 

Com a proximidade do acompanhamento, a tutoria tem desenvolvido um papel importante no apoio aos pontos focais, que são centrais na articulação e mobilização do programa em cada município do Conisul Alagoas. Geovane compartilha sua perspectiva enquanto técnico e profissional neste processo. Confira seu relato:

“Mesmo com todos os avanços e conquistas que temos alcançado, é importante reconhecer que ainda existem desafios que precisam de nossa atenção constante.

É engraçado dizer isso, mas tem algo que estamos enfrentando aqui na Secretaria de Educação, que é fazer tudo ao mesmo tempo. Imagine um profissional que também sofre de ansiedade, lidar com tantas tarefas pode ser desafiador. O que é interessante é que meus tutores não apenas me orientaram profissionalmente, mas também foram meus ouvintes, me aconselharam e me guiaram para encontrar soluções. Tenho um exemplo vívido disso: uma vez, recebi uma ligação da minha tutora do APC quando estava muito preocupado com os prazos e as ações em andamento.

Lembro-me muito bem da minha tutora, Graça, dizendo: “Calma, para consumir uma laranja, precisamos descascá-la, e ainda temos que fazer isso uma de cada vez!” Essa frase dela me fez entender muito sobre a vida na gestão escolar, como as dificuldades podem ser enfrentadas e resolvidas no devido tempo.

A tutoria é absolutamente vital para o desenvolvimento do programa em nosso município. Gostaria de expressar minha mais profunda gratidão por ter tido acesso a essa orientação valiosa que tem feito toda a diferença em nossa jornada com o programa. A tutoria tem sido o alicerce sobre o qual construímos nossos progressos e sucessos. Ela proporcionou não apenas orientação prática, mas também inspiração e motivação contínuas para elevarmos nossos esforços.

Através da tutoria, fomos capazes de entender e alinhar nossos objetivos com os do programa de forma eficaz. Além disso, recebemos orientação personalizada que nos permitiu superar desafios específicos que encontramos no caminho. Outro aspecto notável é que a tutoria criou um ambiente de aprendizado colaborativo, onde pudemos compartilhar experiências e conhecimentos com outros profissionais. Isso enriqueceu nossa perspectiva e nos deu novas ideias para enfrentar obstáculos.

Esses momentos de orientação e apoio têm sido fundamentais para superarmos os desafios que enfrentamos. Primeiramente, eles nos ajudam a ganhar perspectiva. Quando nos deparamos com obstáculos, pode ser fácil se sentir sobrecarregado. No entanto, a tutoria nos proporciona um espaço para refletir, analisar as situações e encontrar soluções. Isso nos permite abordar os problemas de forma mais estratégica e eficaz”.

Para a tutora Camila, as experiências dos pontos focais refletem como o programa tem se enraizado, potencializando a construção de uma política pública que enfrente as desigualdades educacionais. 

Uma coisa que acho importante das tutorias é a possibilidade do diálogo. Muitos municípios tinham um ponto focal só para organizar toda uma rede. E esse ponto focal esteve em diálogo com a gente para tocar esse projeto sozinho como referência, articulador local. Sabemos que são muitas ações, muitos diálogos que precisam ser feitos. O pensamento do projeto é muito sistêmico. Estamos na secretaria justamente para fincar raízes, para que a gente saia do território e o projeto continue com a qualidade que ele merece.

Camila Arelaro, tutora do APC

Graça lembra que esta é uma construção que não acontece da noite para o dia, mas o trabalho realizado desde 2021 e já mostra seu potencial

É preciso que cada um, desde os limites de atuação, desde secretário na contratação de professores, até os gestores nos espaços da escola, que possibilita que os professores participem da formação até os estudantes, as famílias, que precisamos convencer sobre a importância desse programa. E precisamos cuidar do encantamento desses meninos e meninas. Se tudo isso acontecer mas não houver o encantamento de estudantes  encantarem pelo programa, ele não vai para a frente. Todo mundo tem uma grande parcela para que esse projeto se torne de fato uma política pública”.  

Graça Rosa, também formadora e tutora do APC


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Um pensamento em “Tutorias do APC: Olhar atento para enfrentar as desigualdades educacionais

  1. Diante dos desafios que estamos enfrentando hoje na Educação, toda e qualquer formação é de grande relevância , visto que o aluno que temos é bastante carente , levando em consideração todo prejuizo que tiveram durante a pandemia. Trago em minha fala o desejo de alinhar a família /escola , novos projetos, busca de metodologias alinhada ao combate as desigualdades.

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