102 anos de Paulo Freire: relembrando o legado do patrono da educação brasileira

-

102 anos de Paulo Freire: relembrando o legado do patrono da educação brasileira

Em comemoração ao aniversário do educador Paulo Freire, veja matérias do Portal Cenpec que retomam e refletem sobre a sua pedagogia e sua influência no mundo educacional

Por Stephanie Kim Abe

Escutar. Dialogar. Conscientizar. Dar autonomia. Libertar. Ler o mundo. Esperançar. 

Essas são algumas das palavras que, no terreno da educação brasileira, remetem à pedagogia freiriana e dizem muito sobre os objetivos de quem trabalha com base nos ensinamentos do educador pernambucano.

Todo dia 19 de setembro é dia de celebrar Paulo Freire, patrono da educação brasileira – que, estivesse vivo, completaria 102 anos hoje. Suas contribuições se espalharam para além do território brasileiro, tendo o seu trabalho reconhecido mundialmente. 

Enquanto muitas(os) educadoras(es) conhecem bem a filosofia de Paulo Freire, a maioria das(os) estudantes atuais não sabem muito bem quem foi o pedagogo brasileiro. Por isso, vale aproveitar a data para explicar um pouco sobre Freire e a educação que ele acreditava. 

Nessa tarefa, uma série de três vídeos do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) pode ser uma ótima ferramenta para trabalhar com a turma, já que os vídeos são curtos e falados em linguagem coloquial, mirando um público jovem e antenado. O primeiro vídeo trata do diálogo; o segundo, da autonomia; e o terceiro da libertação.

✏️

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção.”

Paulo Freire

Teste seus conhecimentos sobre os ideais e as políticas públicas que Paulo Freire priorizou como gestor no quiz

✏️

Especial #100AnosPauloFreire 

Para além dos vídeos, vale também relembrar toda a trajetória e diferentes aspectos da vida e obra de Paulo Freire aqui no Portal Cenpec.

Em comemoração ao centenário de Paulo Freire em 2022, o Portal publicou reportagens mensais sobre o patrono da educação brasileira em reconhecimento ao seu importante papel no pensamento e nas práticas educacionais brasileiras.

As matérias versam sobre diversas facetas da vida e obra de Paulo Freire: como o pensamento do educador influenciou a fundação do próprio Cenpec; seu trabalho como gestor à frente da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo na gestão de Luiza Erundina; a relação entre leitura do mundo e da palavra de diferentes educadores(as) e formadores(as) de leitores(as); iniciativas de diferentes áreas que trabalham com a ideia de círculos de cultura e conceitos que envolvem a prática educativa de Paulo Freire.

Algumas matérias têm diferentes formatos e são interativas, e há inclusive um quiz para testar se você conhece bem as palavras do educador!

Confira abaixo:
✏️ Paulo Freire presente!
✏️ A gestão de Paulo Freire
✏️ Da leitura do mundo à leitura da palavra
✏️Círculos de cultura: mil e uma possibilidades
✏️ Pedagogia da autonomia: não há ensinar sem aprender, e vice-versa
✏️ Foi Paulo Freire quem disse isso? Participe do quiz!
✏️ O olhar amoroso na alfabetização de jovens e adultos
✏️ Paulo Freire e bell hooks: esperançar, humanizar e criar uma comunidade de aprendizagem
✏️ #100AnosPauloFreire: festa em formato de e-book gratuito


✏️ Confira todas as reportagens no Especial #100AnosPauloFreire 


Veja também