Foi Paulo Freire quem disse isso? Participe do quiz!

-

Foi Paulo Freire quem disse isso? Participe do quiz!

Teste seus conhecimentos sobre os ideais e as políticas públicas que Paulo Freire priorizou como gestor

Por Stephanie Kim Abe

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção.”

“Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.”

“Ninguém começa a ler a palavra porque antes o que a gente tem para ler à disposição da gente é o mundo.”

Todo(a) educador(a) brasileiro(a) – e até de outros países – já ouviu pelo menos uma dessas frases, de incontestável autoria de Paulo Freire (1921-1997). Não é à toa que elas são famosas, já que resumem alguns dos principais ideais do educador sobre a importância da educação para a emancipação do sujeito e para as mudanças sociais, e de se reconhecer e valorizar os saberes dos(as) outros(as), ampliando a leitura de mundo.

Por mais que sua vida e obra tenham sido estudadas por pesquisadores(as) dos quatro cantos do planeta, há ainda muitas facetas que não conhecemos ou que podemos explorar mais. São muitas as contribuições de Paulo Freire para a educação, com suas experiências pioneiras de alfabetização de jovens e adultos, suas práticas de educação popular, seu conceito de educação integral emancipadora e sua crença no(a) educador(a) como autor(a) da sua prática.

Para testar os seus conhecimentos sobre os pensamentos do gestor Paulo Freire, atuação que abordamos na publicação de março da série #100AnosPauloFreire, convidamos agora vocês a participarem do quiz “Foi Paulo Freire quem disse isso?”. São 9 frases que podem ser ou não do patrono da educação brasileira. O desafio é descobrir se são verdadeiras. Aproveitamos as respostas para contextualizar as ideias do educador, relacionando-as com programas educacionais e políticas públicas atuais. (Ao final do quiz, confira as indicações sobre os programas e as políticas citados.)

As frases reais deste quiz foram retiradas do documento “Aos que fazem a educação conosco em São Paulo”, carta escrita por Freire ao assumir a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e publicada no Diário Oficial no dia 1º de fevereiro de 1989.

Boa sorte!

Quiz: Foi Paulo Freire quem disse isso?


Pesquisas, programas e políticas referidas no quiz:

Selo #100AnosPauloFreire

Confira a entrevista com Meyri Venci Chieffi em “A gestão de Paulo Freire” e acompanhe nosso Especial #100AnosPauloFreire, que trará reportagens mensais sobre o patrono da educação brasileira ao longo deste ano, em homenagem ao seu centenário e em reconhecimento ao seu importante papel no pensamento e nas práticas educacionais brasileiras.


Veja também

Como assegurar o direito à participação e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes