#100AnosPauloFreire: festa em formato de e-book gratuito

-

#100AnosPauloFreire: festa em formato de e-book gratuito

No mês do centenário de nascimento de Paulo Freire, conheça mais sobre a obra que será lançada pelo Coletivo Paulo Freire em sua homenagem e veja outros materiais especiais desenvolvidos para celebrar a vida e obra do patrono da educação brasileira

Por Stephanie Kim Abe

Neste domingo, dia 19 de setembro de 2021, comemoramos 100 anos do nascimento de Paulo Freire – o patrono da educação brasileira. Para celebrar a data, o Coletivo Paulo Freire lança o e-book gratuito Paulo Freire vive: Cem anos de Paulo Freire – cem vozes de corações e mentes. 

A obra é composta de produções de mais de 180 autores e autoras, que se utilizaram de diferentes gêneros textuais para contar, à sua maneira, de que forma o pensamento freiriano tangencia ou tangenciou a sua vida ao longo dos anos. São poemas, bordados, fotografias, vídeo-depoimentos, panôs, cartas, artigos, relatos de memórias e muito mais. 

Baixe gratuitamente o e-book

Antonio Gil Neto
Foto: arquivo pessoal

Para Antonio Gil Neto, supervisor escolar aposentado, formador, autor de livros de literatura juvenil, e idealizador da ilustração geral do e-book:

A impressão que temos, pela diversidade de escritas e gêneros textuais, é de uma festa, em que os(as) convidados(as) (que, na verdade, simbolizam um infinito de vozes no mundo) trazem os seus corações e suas mentes para homenagear e agradecer o educador da forma que se sentiram mais confortáveis. Ao ler os textos, eu sinto que as pessoas vivem o Paulo Freire no seu dia a dia, às vezes em uma situação que nem ele achava possível.”

Antonio Gil Neto

Essa profusão de linguagens condiz com a ideia do livro, que sempre foi de ser uma obra comemorativa, não técnica. Como explica o educador Edson Gabriel Garcia, escritor e um dos organizadores do e-book:

Edson Gabriel Garcia
Foto: arquivo pessoal

A nossa obra não tem como propósito rediscutir a obra de Paulo Freire ou trazer novos olhares sobre a obra dele. Nossa preocupação principal era manter viva sua obra – daí o nome do livro Paulo Freire vive. Nesse momento em que vivemos ataques de todos os lados, Paulo Freire é mais do que oportuno, ele é necessário. Quisemos então fazer isso de forma suave, gostosa, com palavras diversas, de gente de todos os jeitos, cores, tamanhos, ideais, posturas e vivências na educação.” 

Edson Gabriel Garcia

Para essa festa, o Coletivo Paulo Freire convidou desde personalidades acadêmicas até artistas, políticos(as) e amigos(as) do homenageado que atuam na educação. Duas participações especiais que abrem a obra são as palavras de Luiza Erundina e de Nita Freire, viúva do educador. 

E-book Coletivo Paulo Freire
Capa do e-book Paulo Freire vive

Temos desde um poema de Milton Hatoum até de uma coordenadora pedagógica amiga nossa que deu o seu coração para fazer o bem na educação. Será interessante descobrir o que cada um trouxe de presente para o Paulo Freire nesse livro-festa.”

Antonio Gil Neto

O Coletivo Paulo Freire é formado por educadores(as) que se identificam com o pensamento freiriano e sua concepção crítico-libertadora de educação. Muitos(as) deles(as) atuaram na equipe de Paulo Freire quando secretário municipal de educação da cidade de São Paulo, entre 1989 a 1992. 

O livro, cuja coordenação geral foi de Meyri Chieffi, será lançado nesta sexta-feira, dia 17/09, às 19h, em um evento on-line promovido pelo Coletivo.  Participe do lançamento:


Outras comemorações

Dada a importância e o legado de Paulo Freire, diversas celebrações têm sido divulgadas e/ou marcadas para este mês de setembro. O Portal Cenpec selecionou alguns desses materiais especiais que foram produzidos e eventos marcados que trazem ricos conhecimentos e discussões sobre a vida e obra do educador.

Confira abaixo:

Especial #100AnosPauloFreire do Portal Cenpec

Selo #100AnosPauloFreire

O Portal Cenpec tem publicado reportagens mensais desde o começo do ano sobre o patrono da educação brasileira em homenagem ao seu centenário e em reconhecimento ao seu importante papel no pensamento e nas práticas educacionais brasileiras.

As matérias versão sobre diversas facetas da vida e obra de Paulo Freire: como o pensamento do educador influenciou a fundação do próprio Cenpec; seu trabalho como gestor à frente da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo na gestão de Luiza Erundina; a relação entre leitura do mundo e da palavra de diferentes educadores(as) e formadores(as) de leitores(as); iniciativas de diferentes áreas que trabalham com a ideia de círculos de cultura e conceitos que envolvem a prática educativa de Paulo Freire.

Especial #100AnosPauloFreire 

Podcast Eduquê – Centenário Paulo Freire

O podcast da Campanha Nacional pelo Direito à Educação preparou uma série especial de quatro episódios para comemorar a data. Veiculados ao longo de setembro, cada episódio traz uma das facetas do educador recifense, por meio de entrevistas com educadores(as) especializados(as) na vida e obra de Paulo Freire. 

O educador: um perfil de Paulo Freire - Sérgio Haddad
Capa do livro

No primeiro episódio, Sérgio Haddad, autor do livro O Educador: Um perfil de Paulo Freire, fala sobre fatos poucos conhecidos da vida de Freire e discute questões e conceitos importantes da pedagogia freireana. 

No segundo, Vitor Barbosa, presidente da Associação Angolana para a Educação de Adultos, fala sobre a disseminação e penetração da metodologia de alfabetização de jovens e adultos de Paulo Freire em países africanos (como Angola, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe). Ouça abaixo:

O terceiro episódio traz Luiza Cortesão, cofundadora e atual presidente do Instituto Paulo Freire Portugal, para discutir o legado internacional da obra do educador e o impacto político e pedagógico de sua trajetória, passando por episódios como sua experiência de exílio no Chile, nos Estados Unidos e na Suíça e suas viagens por vários países africanos de língua oficial portuguesa.

Por fim, o quarto episódio, que será veiculado no dia 19/9, aborda as discussões sobre a percepção da pedagogia freiriana em território brasileiro, que se tornou controversa com a tramitação da Lei 12.612/12 (que tornou Paulo Freire o patrono da educação brasileira) – controvérsia que tem sido alimentada pelo governo Bolsonaro. O convidado é Daniel Cara, professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e dirigente da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (CNDE).

O podcast é produzido em parceria com o podcast internacional FreshEd, de Will Brehm, e está disponível em diversas plataformas de streaming.

Ouça o Podcast Eduquê

Paulo Freire, Um Homem do Mundo

Lançada pelo SescTV e dirigida por Cristiano Burlan, essa série documental de cinco episódios trata da vida e obra de Paulo Freire, desde o seu nascimento e a sua infância em Pernambuco até a reverberação dos seus pensamentos nas artes. Alguns episódios contam com a narração do próprio Freire e todos mesclam depoimentos de familiares, colegas de profissão e amigos(as) íntimos(as) do educador. 

A experiência de alfabetização em Angicos, no sertão do Rio Grande do Norte, é o foco do segundo episódio. Já o terceiro trata do período em que Freire ficou exilado na Suíça e o quarto do seu retorno ao Brasil. 

Toda série está disponível na íntegra no site do SescTV, mas o canal exibe a série toda durante uma maratona no domingo, dia 19/9. Veja o trailer abaixo:

No sábado (18/9), o SescTV realiza ainda a live Paulo Freire 100 anos: Pensamento, Experiências e Derivações, que será transmitida ao vivo pelo canal no YouTube do Sesc SP, a partir das 16h. O diretor Cristiano Burlan, a educadora social Bel Santos Mayer e o presidente de honra do Instituto Paulo Freire Moacir Gadotti conversam sobre suas vivências com mediação de leitura em espaços alternativos, a amizade com Paulo Freire durante os tempos do exílio e a contribuição que o audiovisual pode dar à disseminação do legado deixado pelo educador.

Assista à série completa

Webinários Paulo Freire 100 anos

Como parte do ciclo de webinários Educação para Juventudes, o Instituto Unibanco faz uma série especial de três webinários em setembro que discutem as obras de Paulo Freire à luz dos desafios da educação na atualidade. Realizados em parceria com a Escola do Parlamento, os eventos on-line estão sendo transmitidos às quartas-feiras, às 16h, no canal no YouTube do Instituto Unibanco.

O primeiro webinário, intitulado Uma educação com sentido para vida, teve participação de Nilma Lino Gomes, professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Selma Rocha, professora da Universidade de São Paulo (USP) para discutir como construir novos caminhos para a educação brasileira e os seus desafios por meio da contribuição dos pensamentos de Paulo Freire.

O segundo webinário, que acontece amanhã (15/9), tratará de suas Histórias e legados, por meio do debate com Sérgio Haddad, fundador da Ação Educativa, e Alexsandro Santos, diretor da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e conselheiro do Cenpec. A mediação será de Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco.

O terceiro e último webinário abordará as relações entre Educação e mudança social, refletindo sobre equidade e desigualdades sociais e educacionais no Brasil com base no pensamento freiriano. Ele acontece no dia 22/9, às 16h. Os(as) convidados(as) ainda não foram divulgados(as).

Especial multimídia Paulo Freire 100 anos

O mais legal nesse especial lançado pelo Instituto Claro é a variedade de formatos utilizados para apresentar o conteúdo referente à vida e obra de Paulo Freire. Tem podcast, vídeos, reportagens e linha do tempo interativa, que trazem depoimentos de especialistas sobre a influência e a importância do educador para a educação brasileira. Frei Betto, por exemplo, comenta no podcast o pensamento crítico de Freire. 

Há ainda dois planos de aula, um voltado para o Ensino Fundamental I e outro ao Ensino Médio, que podem inspirar educadores(as) a abordar em sala de aula os princípios da pedagogia freiriana.

Acesse o especial


Veja também