#100AnosPauloFreire: festa em formato de e-book gratuito
No mês do centenário de nascimento de Paulo Freire, conheça mais sobre a obra que será lançada pelo Coletivo Paulo Freire em sua homenagem e veja outros materiais especiais desenvolvidos para celebrar a vida e obra do patrono da educação brasileira
Por Stephanie Kim Abe
Neste domingo, dia 19 de setembro de 2021, comemoramos 100 anos do nascimento de Paulo Freire – o patrono da educação brasileira. Para celebrar a data, o Coletivo Paulo Freire lança o e-book gratuito Paulo Freire vive: Cem anos de Paulo Freire – cem vozes de corações e mentes.
A obra é composta de produções de mais de 180 autores e autoras, que se utilizaram de diferentes gêneros textuais para contar, à sua maneira, de que forma o pensamento freiriano tangencia ou tangenciou a sua vida ao longo dos anos. São poemas, bordados, fotografias, vídeo-depoimentos, panôs, cartas, artigos, relatos de memórias e muito mais.
Para Antonio Gil Neto, supervisor escolar aposentado, formador, autor de livros de literatura juvenil, e idealizador da ilustração geral do e-book:
A impressão que temos, pela diversidade de escritas e gêneros textuais, é de uma festa, em que os(as) convidados(as) (que, na verdade, simbolizam um infinito de vozes no mundo) trazem os seus corações e suas mentes para homenagear e agradecer o educador da forma que se sentiram mais confortáveis. Ao ler os textos, eu sinto que as pessoas vivem o Paulo Freire no seu dia a dia, às vezes em uma situação que nem ele achava possível.”
Antonio Gil Neto
Essa profusão de linguagens condiz com a ideia do livro, que sempre foi de ser uma obra comemorativa, não técnica. Como explica o educador Edson Gabriel Garcia, escritor e um dos organizadores do e-book:
Foto: arquivo pessoal
A nossa obra não tem como propósito rediscutir a obra de Paulo Freire ou trazer novos olhares sobre a obra dele. Nossa preocupação principal era manter viva sua obra – daí o nome do livro Paulo Freire vive. Nesse momento em que vivemos ataques de todos os lados, Paulo Freire é mais do que oportuno, ele é necessário. Quisemos então fazer isso de forma suave, gostosa, com palavras diversas, de gente de todos os jeitos, cores, tamanhos, ideais, posturas e vivências na educação.”
Edson Gabriel Garcia
Para essa festa, o Coletivo Paulo Freire convidou desde personalidades acadêmicas até artistas, políticos(as) e amigos(as) do homenageado que atuam na educação. Duas participações especiais que abrem a obra são as palavras de Luiza Erundina e de Nita Freire, viúva do educador.
Capa do e-book Paulo Freire vive
Temos desde um poema de Milton Hatoum até de uma coordenadora pedagógica amiga nossa que deu o seu coração para fazer o bem na educação. Será interessante descobrir o que cada um trouxe de presente para o Paulo Freire nesse livro-festa.”
Antonio Gil Neto
O Coletivo Paulo Freire é formado por educadores(as) que se identificam com o pensamento freiriano e sua concepção crítico-libertadora de educação. Muitos(as) deles(as) atuaram na equipe de Paulo Freire quando secretário municipal de educação da cidade de São Paulo, entre 1989 a 1992.
O livro, cuja coordenação geral foi de Meyri Chieffi, será lançado nesta sexta-feira, dia 17/09, às 19h, em um evento on-line promovido pelo Coletivo. Participe do lançamento:
Outras comemorações
Dada a importância e o legado de Paulo Freire, diversas celebrações têm sido divulgadas e/ou marcadas para este mês de setembro. O Portal Cenpec selecionou alguns desses materiais especiais que foram produzidos e eventos marcados que trazem ricos conhecimentos e discussões sobre a vida e obra do educador.
Confira abaixo:
Especial #100AnosPauloFreire do Portal Cenpec
O Portal Cenpec tem publicado reportagens mensais desde o começo do ano sobre o patrono da educação brasileira em homenagem ao seu centenário e em reconhecimento ao seu importante papel no pensamento e nas práticas educacionais brasileiras.
As matérias versão sobre diversas facetas da vida e obra de Paulo Freire: como o pensamento do educador influenciou a fundação do próprio Cenpec; seu trabalho como gestor à frente da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo na gestão de Luiza Erundina; a relação entre leitura do mundo e da palavra de diferentes educadores(as) e formadores(as) de leitores(as); iniciativas de diferentes áreas que trabalham com a ideia de círculos de cultura e conceitos que envolvem a prática educativa de Paulo Freire.
O podcast da Campanha Nacional pelo Direito à Educação preparou uma série especial de quatro episódios para comemorar a data. Veiculados ao longo de setembro, cada episódio traz uma das facetas do educador recifense, por meio de entrevistas com educadores(as) especializados(as) na vida e obra de Paulo Freire.
Capa do livro
No primeiro episódio, Sérgio Haddad, autor do livro O Educador: Um perfil de Paulo Freire, fala sobre fatos poucos conhecidos da vida de Freire e discute questões e conceitos importantes da pedagogia freireana.
No segundo, Vitor Barbosa, presidente da Associação Angolana para a Educação de Adultos, fala sobre a disseminação e penetração da metodologia de alfabetização de jovens e adultos de Paulo Freire em países africanos (como Angola, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe). Ouça abaixo:
O terceiro episódio traz Luiza Cortesão, cofundadora e atual presidente do Instituto Paulo Freire Portugal, para discutir o legado internacional da obra do educador e o impacto político e pedagógico de sua trajetória, passando por episódios como sua experiência de exílio no Chile, nos Estados Unidos e na Suíça e suas viagens por vários países africanos de língua oficial portuguesa.
Por fim, o quarto episódio, que será veiculado no dia 19/9, aborda as discussões sobre a percepção da pedagogia freiriana em território brasileiro, que se tornou controversa com a tramitação da Lei 12.612/12 (que tornou Paulo Freire o patrono da educação brasileira) – controvérsia que tem sido alimentada pelo governo Bolsonaro. O convidado é Daniel Cara, professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e dirigente da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (CNDE).
O podcast é produzido em parceria com o podcast internacional FreshEd, de Will Brehm, e está disponível em diversas plataformas de streaming.
Lançada pelo SescTV e dirigida por Cristiano Burlan, essa série documental de cinco episódios trata da vida e obra de Paulo Freire, desde o seu nascimento e a sua infância em Pernambuco até a reverberação dos seus pensamentos nas artes. Alguns episódios contam com a narração do próprio Freire e todos mesclam depoimentos de familiares, colegas de profissão e amigos(as) íntimos(as) do educador.
A experiência de alfabetização em Angicos, no sertão do Rio Grande do Norte, é o foco do segundo episódio. Já o terceiro trata do período em que Freire ficou exilado na Suíça e o quarto do seu retorno ao Brasil.
Toda série está disponível na íntegra no site do SescTV, mas o canal exibe a série toda durante uma maratona no domingo, dia 19/9. Veja o trailer abaixo:
No sábado (18/9), o SescTV realiza ainda a live Paulo Freire 100 anos: Pensamento, Experiências e Derivações, que será transmitida ao vivo pelo canal no YouTube do Sesc SP, a partir das 16h. O diretor Cristiano Burlan, a educadora social Bel Santos Mayer e o presidente de honra do Instituto Paulo Freire Moacir Gadotti conversam sobre suas vivências com mediação de leitura em espaços alternativos, a amizade com Paulo Freire durante os tempos do exílio e a contribuição que o audiovisual pode dar à disseminação do legado deixado pelo educador.
Como parte do ciclo de webinários Educação para Juventudes, o Instituto Unibanco faz uma série especial de três webinários em setembro que discutem as obras de Paulo Freire à luz dos desafios da educação na atualidade. Realizados em parceria com a Escola do Parlamento, os eventos on-line estão sendo transmitidos às quartas-feiras, às 16h, no canal no YouTube do Instituto Unibanco.
O primeiro webinário, intitulado Uma educação com sentido para vida, teve participação de Nilma Lino Gomes, professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Selma Rocha, professora da Universidade de São Paulo (USP) para discutir como construir novos caminhos para a educação brasileira e os seus desafios por meio da contribuição dos pensamentos de Paulo Freire.
O segundo webinário, que acontece amanhã (15/9), tratará de suas Histórias e legados, por meio do debate com Sérgio Haddad, fundador da Ação Educativa, e Alexsandro Santos, diretor da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e conselheiro do Cenpec. A mediação será de Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco.
O terceiro e último webinário abordará as relações entre Educação e mudança social, refletindo sobre equidade e desigualdades sociais e educacionais no Brasil com base no pensamento freiriano. Ele acontece no dia 22/9, às 16h. Os(as) convidados(as) ainda não foram divulgados(as).
Especial multimídia Paulo Freire 100 anos
O mais legal nesse especial lançado pelo Instituto Claro é a variedade de formatos utilizados para apresentar o conteúdo referente à vida e obra de Paulo Freire. Tem podcast, vídeos, reportagens e linha do tempo interativa, que trazem depoimentos de especialistas sobre a influência e a importância do educador para a educação brasileira. Frei Betto, por exemplo, comenta no podcast o pensamento crítico de Freire.
Há ainda dois planos de aula, um voltado para o Ensino Fundamental I e outro ao Ensino Médio, que podem inspirar educadores(as) a abordar em sala de aula os princípios da pedagogia freiriana.
O Portal Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do Portal, aprimorar sua navegação no ambiente e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Para mais informações, consulte a Política de privacidade no site.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.