Pedagogia da autonomia: não há ensinar sem aprender, e vice-versa

-

Pedagogia da autonomia: não há ensinar sem aprender, e vice-versa

Na quinta reportagem do especial #100AnosPauloFreire, conheça mais sobre os conceitos que envolvem a prática educativa na visão do patrono da educação brasileira

Por Stephanie Kim Abe  

Não é à toa que a obra Pedagogia da autonomia é muito citada por educadores(as) e utilizada em processos de formação de professores(as). É lá que Paulo Freire apresenta, de forma sintética e acessível, sua filosofia pedagógica. Nela entendemos o que é ensinar e aprender para o autor e tudo o que envolve o ato de ensinar. “É quase um manual para quem se ocupa do oficío de ensinar, e portanto, aprender”, define Regina Estima, pedagoga e pesquisadora em educação. 

É também o último livro publicado pelo educador em vida, em 1996. A essa altura, Freire tinha acumulado muitas experiências – desde a alfabetização de jovens e adultos em Angicos (RN), nos anos 1960, até sua passagem como secretário municipal de educação da capital paulista (1989-1992), durante a gestão de Luiza Erundina. 

Gestão de Paulo Freire: confira entrevista com a educadora Meyri Chieffi (Coletivo Paulo Freire)

Para Regina, que foi diretora da Divisão de Educação de Adultos na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo na gestão de Paulo Freire, há três princípios da pedagogia freiriana que são fundamentais para entender a visão do patrono da educação sobre a prática pedagógica: 

CENPEC Educação e Itaú Social realizam encontro e formação na PB
Foto: arquivo Cenpec

Primeiro, o tripé história – política – pedagogia, que caminham juntos e são inseparáveis. Ou seja, toda ação educativa é política. Segundo, que a construção do conhecimento é sempre dialógica entre educador(a) e educando(a), mediados(as) pelo mundo. Terceiro, a formação permanente de educandos(as) e educadores(as), que são seres incompletos e estão sempre aprendendo ao longo da vida.”

Regina Estima

Com esses princípios freirianos em mente e dada a importância da obra para todo(a) e qualquer educador(a), o Portal Cenpec traz a seguir alguns dos principais conceitos encontrados na Pedagogia da autonomia. Basta clicar nas palavras da imagem abaixo para saber mais sobre cada um deles:


Este vídeo do Nexo Jornal conta a história de Paulo Freire de forma contextualizada com a história do Brasil, mostrando algumas de suas principais experiências como educador:

Selo #100AnosPauloFreire

Acompanhe o nosso Especial #100AnosPauloFreire, que traz reportagens mensais sobre o patrono da educação brasileira ao longo deste ano, em homenagem ao seu centenário e em reconhecimento ao seu importante papel no pensamento e nas práticas educacionais brasileiras.


Veja também