Escrevendo o Futuro: conheça os novos cursos sobre a escrita e a construção de autoria e se inscreva

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Escrevendo o Futuro: conheça os novos cursos sobre a escrita e a construção de autoria e se inscreva

On-line, gratuitos e certificados, os dois cursos são voltados para professoras(es) de Língua Portuguesa e podem ser realizados no horário de preferência da(o) cursista; saiba mais

O programa Escrevendo o Futuro está lançando dois novos cursos on-line, gratuitos e certificados. Voltados para professoras(es) de Língua Portuguesa, as formações focam a produção escrita e o trabalho na escola por um viés interessante e provocador. 

Como explica Margarete Schlatter, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e uma das autoras dos novos cursos: 

“Os cursos são diferentes dos que costumamos ver por aí. Buscamos proporcionar uma vivência prática e, em seguida, propor uma reflexão a partir dessa experiência. É um formato que tem a ver com o próprio processo de escrita”. 

Peguemos, por exemplo, a formação A escrita como prática social: na trilha do relato pessoal, que já tem inscrições abertas. 

Nela, as(os) professoras(es) são convidadas(os) a rememorar sua história pessoal com a produção escrita, desde a alfabetização, sua relação com os livros até seus estudos superiores e o trabalho em sala de aula. 

Luciana Soares, mestra em Letras pela UFRGS, professora da rede pública e outra das autoras dos cursos, questiona: “Para que essa(e) professora(or) escreve? Para quem? O que ela(e) costuma escrever? E o que lê?”.

A partir dessa rememoração de suas vivências e da relação afetiva com sua área de ensino, o curso incentiva as(os) docentes a pensar sobre a relação que constroem com a escrita de suas(seus) alunas(os) e a elevar sua própria autoestima – que também é fundamental para a escrita. 

O curso também retoma diversos temas importantes para o trabalho com a produção escrita, como função social, gênero, adequação e avaliação, permitindo que a(o) cursista revise conceitos e possa se aprofundar nas questões que considerar desafiadoras em sua prática.


Curso O processo da escrita

O curso O processo da escrita: nos passos do miniconto, assim como o primeiro, parte da experiência para a reflexão, propondo atividades que ajudem as(os) professoras(es) a vencer bloqueios e a desenvolver seu processo de produção de textos, encontrando sua voz na criação escrita, num formato de sequência didática.

Para facilitar as trocas e leituras das produções durante o curso, as autoras optaram por trabalhar com minicontos. O gênero permite a expressão da subjetividade das(os) cursistas e o exercício dessa voz autoral por meio da arte, ao mesmo tempo em que facilita a interlocução por conta de seu tamanho menor. 

“Esse formato permite que a(o) professora(or) consiga participar, lendo e produzindo textos, mesmo que precise trabalhar muitas horas por semana. Escrever um miniconto é rápido, é divertido, pode dizer muito em poucas palavras e facilita que a(o) cursista encontre outras(os) leitoras(es), mesmo dentro de um curso autoformativo”, explica Margarete.

A formação também trabalha com uma metáfora para as atividades propostas. Aqui, as referências aproximam escrita e dança, como exercícios cujo aprendizado precisa passar pela experimentação no próprio corpo, exigindo disponibilidade e certo nível de exposição. Conectado com o mundo atual e os seus desafios, o curso também inclui discussões sobre os programas de inteligência artificial de produção de textos, como o ChatGPT.

As inscrições para o curso O processo da escrita: nos passos do miniconto abrem no dia 16 de outubro.

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Para fazer quando puder e buscar trocas de experiências

Cada curso tem carga horária de 30 horas e, como acontece no formato remoto, as atividades podem ser realizadas nos horários de preferência das(os) cursistas.

Tereza Ruiz, coordenadora do Programa Escrevendo o Futuro, explica que: 

Foto: acervo pessoal

Os novos cursos expandem e aprofundam uma frente que sempre foi cara ao Programa Escrevendo o Futuro: o investimento no saber docente e no papel do professor(a)-autor(a)-pesquisador(a). Acreditamos que esses três papéis são indissociáveis na prática cotidiana e que é preciso reconhecer a complexidade e riqueza do fazer docente, muitas vezes inclusive em meio a condições de trabalho bastante adversas”.

Alana Queiroz, coordenadora de produção dos novos cursos do Programa, ressalta o cuidado com a criação dos cursos:

Foto: acervo pessoal

A composição da equipe de autoras contribuiu para uma perspectiva equilibrada entre o chão da escola, o que temos de mais inovador na universidade e a experiência na formação de professores, leitores e escritores”.

Outra questão importante nesse processo foi a de proporcionar formas de interação entre as(os) cursistas, favorecendo as trocas e a constituição de uma comunidade de aprendizagem.

Para isso, o ambiente virtual de aprendizagem conta com fóruns para o compartilhamento das atividades de escrita propostas e o espaço Sala de professoras(res), onde as conversas podem acontecer de forma mais informal e sem tema pré-definido.

✏️ Clique aqui para saber mais 


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