Programa Escrevendo o Futuro

-

Programa Escrevendo o Futuro

Parceiros investidores

Itaú Social e Ministério da Educação.

Abrangência

Nacional.

Parcerias

Canal Futura, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Conselho Nacional dos Dirigentes de Educação (Consed) e Fundação Roberto Marinho.

Público

Docentes e estudantes de língua portuguesa da rede pública de ensino.

Produtos

Com o objetivo de apoiar os processos formativos das(os) docentes, o Programa Escrevendo o Futuro conta com um portal, ações a distância, revista Na Ponta do Lápis e coleção Cadernos do Professor.

O Programa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec, que contribui para a melhoria do ensino, da leitura e escrita nas escolas públicas de todo o Brasil. Para isso, desenvolve ações de formação docente com o objetivo de contribuir para o ensino da língua portuguesa, utilizando metodologia que considera os gêneros textuais.

Realiza diversas modalidades de formação presencial e a distância para educadores, além de um concurso de textos que premia as melhores produções dos alunos do 5º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

A seguir, o vídeo de lançamento da 7a edição do concurso, realizada em 2021:

Além disso, o Programa Escrevendo o Futuro oferece cursos de formação a distância, além de promover estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

Os projetos contam ainda com a Rede de Ancoragem. Composta por representantes das instituições parceiras e universidades, a Rede é responsável por diversas etapas do concurso e também articula os encontros de formação nos diferentes estados e no Distrito Federal.