Programa Escrevendo o Futuro

-

Programa Escrevendo o Futuro

Parceiros investidores

Itaú Social e Ministério da Educação.

Abrangência

Nacional.

Parcerias

Canal Futura, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Conselho Nacional dos Dirigentes de Educação (Consed) e Fundação Roberto Marinho.

Público

Professoras e professores de Língua Portuguesa de escolas públicas. 

Produtos

  • Portal Escrevendo o Futuro: ambiente de formação à distância que oferece materiais de apoio pedagógico para o trabalho docente com o componente de Língua Portuguesa nas frentes: planejamento de aula e aprimoramento da prática.
  • Revista Na Ponta do Lápis: publicação periódica de caráter educativo e cultural, com conteúdos que proporcionam reflexão teórica, subsídios para a prática, compartilhamento de experiências e expansão do repertório cultural, voltados para pessoas interessadas no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa.
  • Cursos on-line: certificados e gratuitos, voltados ao ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa.
  • Podcast “Educação Na Ponta da Língua”: podcast que dialoga com professoras(es) sobre temas relevantes da educação.

O Programa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec, que contribui para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas de todo o Brasil. Há mais de 20 anos, desenvolve diversas ações voltadas para a formação de professoras e professores de Língua Portuguesa. 

A proposta é oferecer às(aos) docentes subsídios para aprimorar seus conhecimentos, inovar suas estratégias de ensino, inspirar-se com outras experiências e compartilhar sucessos e desafios vivenciados na prática em sala de aula.

As ações estão reunidas no Portal Escrevendo o Futuro, onde é possível encontrar conteúdos gratuitos para o trabalho pedagógico como cursos on-line, planos de aula, artigos, textos literários e reportagens sobre educação e cultura, além da revista “Na Ponta do Lápis”. 

O Portal também disponibiliza os Cadernos Docentes, materiais com orientações para atividades de produção textual nos gêneros Poema, Memórias literárias, Crônica, Artigo de opinião e Documentário.

Além disso, produz o podcast “Educação na ponta da língua”, em parceria com o Cenpec, abordando temas relevantes para a prática docente e para a educação brasileira. 

O Programa também conta com o apoio da a Rede de Ancoragem, composta por representantes da Undime, Consed e universidades públicas de todas as unidades da federação e Distrito Federal