Ecoa Formação: ciclo de diálogos on-line a partir do dia 04/10

-

Ecoa Formação: ciclo de diálogos on-line a partir do dia 04/10

Iniciativa do Cenpec e Instituto Alcoa, o ciclo de diálogos será transmitido pelo YouTube e traz reflexões e experiências para o enfrentamento das desigualdades educacionais; saiba mais

A nova edição do Ciclo de Diálogos do Programa Ecoa Formação acontece nos dias 4, 10 e 25 de outubro, às 18h30, e é destinada, de forma gratuita, a todas(os) profissionais das redes de ensino e pessoas engajadas com a educação pública. A transmissão acontece pelo canal do YouTube do Centro de Referência do Professor de Poços de Caldas

Este ano, a proposta dos encontros é trazer reflexões e experiências sobre alfabetização, formação leitora e escritora, currículo, letramento matemático, além de abordar o acompanhamento e a avaliação do aprendizado. 

Para isso, cada encontro reunirá especialistas de referência no campo educacional, que trarão suas contribuições sobre os principais desafios para a efetivação do direito à educação no atual contexto brasileiro.

O primeiro encontro acontece esta quarta-feira (dia 04/10), às 18h30, e tem como tema Convivência e Aprendizagem: a que(m) será que se destina?, a partir da conversa entre Ana Maria Falcão de Aragão, professora titular aposentada da Fac. de Educação da Unicamp, e Heloisa Martins Proença, membro do GEPEC-FE-Unicamp e professora orientadora convidada da USP-Esalq.

Monica Renata Espadaro, diretora executiva de Operações do Instituto Alcoa, explica mais sobre o evento e o seu objetivo:

Foto: acervo pessoal

Sempre realizado no mês de outubro, para fortalecer o mês das(os) professoras(es), o Ciclo de Diálogos abre um espaço de troca de conhecimentos, saberes e experiências de especialistas em educação. Acreditamos que é um instrumento de apoio e contribuição para a prática de ensino, que permite vislumbrar novos caminhos e possíveis alternativas para os desafios da educação”.

Monica Renata Espadaro

✏️

Compartilhar experiências e unir teoria e prática

O Programa Ecoa é um projeto de assessoria técnica e formação docente às redes municipais de ensino de Poços de Caldas (MG) e de São Luís (MA), que tem como foco o diagnóstico e o planejamento das políticas educacionais, a fim de melhorar a qualidade de acesso, de permanência e de aprendizagem nas trajetórias escolares das(os) estudantes. A iniciativa é desenvolvida pelo Instituto Alcoa com a coordenação técnica do Cenpec.

Flávia Camargo, coordenadora do Centro de Referência do Professor de Poços de Caldas (Cerpro) de Poços de Caldas, explica que:

Foto: acervo pessoal

A formação do Ecoa não vem pronta para a rede. Ela foi construída conosco. E isso foi muito bom, porque permitiu que ela realmente tivesse o perfil que a rede estava necessitando. O Ciclo de Diálogos serve tanto para reforçar o alinhamento entre teoria e prática que existe no Programa, como para apresentar devolutivas à rede e à sociedade em geral sobre as pesquisas realizadas”. 

Flávia Camargo

Para a coordenadora de programas e projetos do Cenpec, Érica Catalani, que atua no Ecoa Formação, o Ciclo de Diálogos vem ao encontro de amplificar as reflexões e experiências tecidas no âmbito do programa, de modo a inspirar e disseminar as práticas pedagógicas efetivadas no percurso formativo. 

Foto: acervo pessoal

No Programa Ecoa Formação, temos a preocupação de reverberar as reflexões que ocorrem com um grupo mais reduzido de educadoras(es) que participam dos percursos formativos do programa. Então, o Ciclo de Diálogos permite que essas reflexões ganhem amplitude na rede e se disseminem, enfatizando a potência da colaboração e contribuindo para atuarmos diretamente no combate às desigualdades educacionais.”

Érica Catalani

✏️

Saiba mais sobre os outros dois diálogos e anote na agenda

📌 No dia 10/10 (terça-feira), às 18h30, a conversa será com Eloisa Vidal, professora associada da Universidade Estadual do Ceará sobre A educação municipal no momento pós-pandêmico: tensões, desafios e legados. Haverá participação especial de Sofia Lerche, professora titular da Universidade Estadual do Ceará. 

📌 Por fim, no dia 25/10 (quarta-feira), às 18h30, o diálogo será sobre Narrativas de autoria no Programa Ecoa Formação: diálogos reflexivos, com Ana Maria Falcão de Aragão e mediação de Suzete de Souza Borelli, professora do programa de pós-graduação da Universidade Cruzeiro do Sul.

Heloísa Proença reforça que:

Foto: acervo pessoal

O Ciclo de Diálogos permite que conversemos sobre questões importantes para que o profissional da educação possa se fortalecer na relação com os desafios que enfrenta todos os dias. Além disso, apresentaremos algumas estratégias que vem sendo desenvolvidas pelos profissionais que estão no programa e que vem surtindo resultado nas práticas cotidianas. Por isso, ele contribui para todas as escolas do país”.

Heloísa Proença


Veja também