Programa Ecoa: Apoio à Educação Básica nos Territórios

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Programa Ecoa: Apoio à Educação Básica nos Territórios

Investidor

Instituto Alcoa

Parcerias

Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas (MG), Secretaria Municipal de Educação Juruti (PA), Secretaria Municipal de Educação de São Luís (MA).

Abrangência

 Municípios de Poços de Caldas (MG), Juruti (PA), São Luís (MA).

Público

Diretores(as) de escola, coordenadores(as) pedagógicos(as) e professores(as).

Produto

Materiais e Publicações, Monitoramento e Avaliação


Sobre o projeto

O Programa Ecoa é um projeto de assessoria técnica e formação docente às redes municipais de ensino de Juruti (PA), de Poços de Caldas (MG) e de São Luís (MA).

Tem como foco o diagnóstico e o planejamento das políticas educacionais, a fim de melhorar a qualidade de acesso, de permanência e de aprendizagem nas trajetórias escolares dos estudantes.

A assessoria e formação oferecidas se pautam na análise dos dados de diagnóstico educacional e na articulação entre teoria e prática, em diálogo com gestoras(es), técnicas(os) e educadoras(es) dos territórios.

Em 2022, dado o avanço da vacinação no país e a queda no número de casos e óbitos relacionados à Covid-19, as redes de ensino retomaram as atividades presenciais nas escolas. No âmbito do Programa, foi realizado balanço dos resultados alcançados até final de 2021, por meio da percepção de docentes, técnicas(os) das secretarias de educação e dirigentes.

Essa devolutiva deu base para entender como características do Programa envolver e articular agentes públicos e docentes, conhecimento científico e o conhecimento tácito, advindo das práticas de ensino e de gestão, e o entendimento das(os) professoras(es) como pesquisadoras(es) e autoras(es) das suas práticas, responsáveis por suas escolhas profissionais, políticas e pedagógicas.

Assim, os quatro eixos das ações – formação, assessoria técnica, produção e disseminação do conhecimento e criação de tecnologia educacional – passaram a integrar a proposta estratégica do Programa, não mais como um desenho conjuntural que respondia às circunstâncias causadas pela pandemia.