Solve for Tomorrow Brasil 2023: conheça os projetos vencedores

-

Solve for Tomorrow Brasil 2023: conheça os projetos vencedores

Sustentabilidade e saúde foram os temas de destaque entre os finalistas da 10a edição do prêmio; saiba mais e veja como foi a cerimônia de premiação

Um creme multifuncional à base de extrato de crajiru (planta nativa da região amazônica) e óleo de breu branco capaz de proteger a pele dos raios solares, prevenir doenças como o câncer de pele, o envelhecimento precoce causado pelos radicais livres e que também age como repelente contra insetos vetores de doenças tropicais. 

Pode parecer um produto novo de alguma marca sustentável de cosméticos, mas as responsáveis por essa produção foram quatro estudantes do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) – Campus Porto Velho Calama, em Porto Velho (RO). 

Orientadas pela professora Minelly Azevedo da Silva e a professora parceira Márcia Bay, elas fizeram todo o processo de pesquisa, trabalhando com a nanotecnologia e olhando para problemas atuais – como o aumento do câncer de pele – e locais, como a proliferação de doenças infecciosas por insetos vetores. 


🏆 O projeto NanoFotoCream conquistou o 1o lugar na 10ª edição do Solve for Tomorrow Brasil

🎧 Assista ao lado o vídeo que conta a experiência do projeto:

A iniciativa da Samsung, com coordenação geral do Cenpec, estimula estudantes e professoras(es) do ensino médio de escolas públicas a identificar problemas reais do seu território e desenvolver soluções baseadas na ciência e tecnologia. Ela faz isso por meio de ações formativas relacionadas à abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e oferecendo prêmios Samsung (como tablets, notebooks, smart TVs) às equipes semifinalistas e finalistas. 

Os 10 projetos vencedores foram anunciados no último dia 28 de novembro, durante cerimônia realizada no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo.

Durante a premiação, Guillermina Garcia, Gerente de Programas e Projetos do Cenpec, elogiou os projetos finalistas de 2023 e destacou pontos da 10ª edição que merecem ser celebrados:

Foto: acervo pessoal

São projetos que aliam ciência e criatividade e que contribuem para a melhoria da realidade de cada território. Quero registrar nosso reconhecimento pela dedicação das equipes ao longo do processo de mentoria. Esperamos que o percurso formativo e as trocas realizadas inspirem as professoras e os professores a continuar trabalhando para tornar a sala de aula um espaço acolhedor e propício a novas ideias.”

Guillermina Garcia


Recorde de inscritos 

Guillermina também destacou a temática dos projetos:

“Sustentabilidade e saúde despontaram como os principais temas abordados. Isso mostra como as nossas juventudes estão atentas a questões urgentes da nossa sociedade e querem fazer a diferença para transformar suas realidades”, disse.

Em 2023, o programa teve recorde de inscrições (2.348 projetos inscritos) e registrou aumento de 50% do número de estudantes participantes. 

Para Anna Karina Pinto, Diretora de Marketing Corporativo da Samsung:

Foto: acervo pessoal

São muito mais do que números. São jovens, são professores, são escolas engajadas por todo o Brasil. São equipes que se reúnem para fazer a diferença, são exemplos de como usar o conhecimento para melhorar a vida das comunidades, pensar em soluções úteis para a educação, para a saúde, para o meio ambiente, para o bem-estar da sociedade, e isso é incrível. É o que nos motiva a ir além”.

Anna Karina Pinto

O evento contou ainda com a participação de docentes e estudantes premiados(as) em edições passadas, que trouxeram mensagens importantes para as(os) finalistas – como é o caso da professora Bárbara Rodrigues, orientadora do projeto vencedor nacional em primeiro lugar de 2021, TESLA – Reaproveitamento de resíduos orgânicos para a produção de biogás.

“O prêmio fez a diferença na vida de alunos e professores na nossa escola, e vem fazendo até hoje. Continuamos participando da seleção e produzindo projetos que buscam soluções para problemas reais”.

Saiba mais sobre a cerimônia de premiação 


Veja também