Escrevendo o Futuro: inscrições abertas para cursos gratuitos sobre leitura e escrita

-

Escrevendo o Futuro: inscrições abertas para cursos gratuitos sobre leitura e escrita

Com 3 mil vagas cada, os cursos são gratuitos e on-line, oferecem certificado e podem ser finalizados até o dia 24 de novembro; saiba mais

Por Stephanie Kim Abe

Professoras e professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental II e ensino médio que querem aprimorar seus conhecimentos sobre leitura e escrita na escola já podem se inscrever nos cursos Nas Tramas do Texto e Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula no Portal Escrevendo o Futuro. 

Com 60 horas de duração e 3 mil vagas cada, ambos os cursos são gratuitos e on-line, sendo autoformativos – ou seja, a(o) cursista tem flexibilidade para assistir às aulas e fazer as atividades nos horários de sua preferência. Professoras(es) de ensino fundamental I que tenham interesse também podem participar. 

A conclusão do curso pode ser realizada até 24 de novembro e, ao final, a(o) cursista ganha um certificado. Para fazer a inscrição, é preciso ter o cadastro atualizado no Portal e estar logado(a) no momento. 


Qual curso devo fazer?

Como não é possível se inscrever nos dois cursos ao mesmo tempo, é importante entender sobre o que trata cada um deles. 

Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula é um curso mais introdutório, que aborda o contexto social da linguagem e da escrita, leva essa discussão para o cotidiano na sala de aula. 

Alana Queiroz, técnica do Programa Escrevendo o Futuro, explica:

Foto: acervo pessoal

Nele, as(os) cursistas começam a entender como a leitura circula em nosso cotidiano e as relações que estabelecemos com os outros através do texto. Assim, o curso faz uma introdução geral de como a leitura funciona no mundo e traz unidades temáticas que aprofundam essa leitura e sugerem atividades para leitura e compreensão de textos por meio de diferentes metodologias que podem ser aplicadas nas aulas de língua portuguesa.” 

Alana Queiroz

Nas tramas do texto é um curso totalmente voltado para a reflexão sobre o ensino e a aprendizagem de produção textual. 

Nesse caso, as(os) cursistas vão se aprofundar nos conceitos em relação à escrita e refletir melhor sobre aspectos linguísticos, textuais, discursivos… enfim, tudo relacionado à produção textual de gêneros discursivos. Tramas é um curso bem modalizado e aprofundado teoricamente, para quem busca um curso bem completo e que traz um leque de possibilidades.” 

Alana Queiroz


Tem trilha formativa vindo aí!

Quem oferece esses cursos é o Programa Escrevendo o Futuro, que também promove estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos, e organiza a Olimpíada de Língua Portuguesa. O Programa é uma iniciativa do Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec.

O Programa deve trazer uma novidade no segundo semestre de 2023: uma trilha formativa composta por três cursos. Esses cursos, diferentemente dos dois com inscrições abertas atualmente, devem ser menores, com cerca de 20 horas de duração. 

A ideia é que esses três minicursos sejam voltados para a escrita e a construção da autoria, tema que temos trabalhado no Programa Escrevendo o Futuro nos últimos três anos, por meio dos relatos de prática. A proposta com os relatos é promover que as(os) professoras(es) reconheçam a própria escrita, reflitam sobre ela e apliquem esses conhecimentos dentro da sala de aula.”

Alana Queiroz

Por ser uma trilha formativa, ela possibilitará que cada profissional escolha como compor o seu caminho de aprendizagem – seja fazendo apenas um dos cursos, dois ou três, na ordem que achar mais adequada(o).

A trilha formativa está em construção e deve ser divulgada em meados do segundo semestre de 2023. Aguarde!


Veja também