Na Ponta do Lápis: caminhos para o ensino de leitura e escrita em tempos de pandemia

-

Na Ponta do Lápis: caminhos para o ensino de leitura e escrita em tempos de pandemia

Confira os destaques das últimas duas edições da publicação, que traz artigos, entrevistas e produções textuais para apoiar e refletir sobre o ensino de língua portuguesa

Por Stephanie Kim Abe

Uma revista que se preocupa em trazer conteúdo que reflete sobre o trabalho docente e o ensino de leitura e escrita na escola não poderia passar imune à pandemia de Covid-19. Esse contexto de incerteza e insegurança está presente nas duas últimas edições da revista Na Ponta do Lápis, produzido pelo Programa Escrevendo o Futuro – que estão disponíveis online para acesso gratuito. 

A publicação é composta por seções-padrão: em Página Literária, traz algum conto, crônica ou poema; em Entrevista, explora as opiniões e pensamentos de um(a) grande escritor(a) contemporâneo(a); em De olho na prática, provoca reflexões sobre o ensino de gêneros textuais na sala de aula. Há ainda as seções Tirando de letra e Óculos de Leitura, que trazem artigos, e reportagens especiais, que tratam de diferentes temas. 

Na edição 35, publicada em julho de 2020, o especial é ocupado pelo artigo de Sonia Madi, coordenadora do Programa Escrevendo o Futuro entre 2002 e 2016, que fala sobre os múltiplos saberes envolvidos na prática pedagógica dos(as) professores(as). Na entrevista, a educadora Bel Santos Mayer conversa sobre a criação e apoio às bibliotecas comunitárias e o poder de transformação da literatura.

Já na edição 36, de dezembro de 2020, o artigo central, de Eliana Merlin Deganutti de Barros, Márcia Cristina Greco Ohuschi e Joaquim Dolz, versa sobre itinerários didáticos, elaborado a partir da sequência didática do Caderno Poetas da escola, da Olimpíada de Língua Portuguesa. Nessa última edição, é possível encontrar ainda um artigo tocante sobre a experiência das aulas remotas, de Elizete Vilela de Faria, e outro sobre letramento digital no ensino de Língua Portuguesa, de Jordana Thadei. A literatura indígena e a importância de trabalha-la em sala de aula é abordada na entrevista com o escritor e ilustrador Yaguarê Yamã – é dele também o texto na Página Literária da edição. 

Ao ler o editorial das duas edições, percebemos o quanto a pandemia se fazia presente – e nos angustiamos com o quanto ela ainda se faz. Algumas das incertezas relatadas nas publicações ainda se mantêm; outras foram solucionadas ou pelo menos têm gerado ensinamentos, que valem a reflexão para pensar os rumos que estamos trilhando hoje, com a pandemia ainda presente. 

Veja todas as edições da revista Na Ponta do Lápis


Olimpíada de Língua Portuguesa: inscrições e adesões até dia 20/05!

No editorial da edição 36, há o prenúncio da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, que prometia trazer mais destaque aos saberes e as práticas docentes, e à aprendizagem dos estudantes. De fato, a edição de 2021 trouxe novidades nesse sentido.

Diferentemente das anteriores, a 7ª edição da Olímpiada tem como foco o relato de prática dos(as) professores(as) e o trabalho coletivo. O objetivo é promover práticas que envolvam toda a turma de estudantes, e não mais a produção individual de textos – destacando, assim, o protagonismo dos(das) professores(as). 

Para contemplar as redes de ensino que ainda não iniciaram o ano letivo de 2021, a Olimpíada de Língua Portuguesa ampliou o prazo das inscrições e adesões até 20/05, quinta-feira. As inscrições são feitas por professores(as) de Língua Portuguesa do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de escolas públicas de todo o Brasil.

Atenção: Para que as inscrições sejam válidas, porém, é necessário que as secretarias de educação do município e do estado façam a adesão à Olimpíada.

Clique aqui para fazer sua adesão ou inscrição!

As inscrições e adesões são feitas pelo Portal Escrevendo o Futuro, que também guarda todo o material de apoio, como os Cadernos Docentes e demais informações sobre a Olimpíada. Saiba mais sobre a 7ª edição e suas novidades no vídeo abaixo:


Veja também