Melhorias na educação em debate on-line

-

Melhorias na educação em debate on-line

Seminário virtual acontece na quarta-feira (dia 10/02), às 16h, e também marca o lançamento do programa Melhoria da Educação do Itaú Social

Por Stephanie Kim Abe

“Quais são os desafios da educação municipal em 2021?”. “Quais são os caminhos possíveis para o enfrentamento desses desafios de forma democrática, eficiente e equitativa?”. Essas são as perguntas que darão norte ao seminário virtual “Caminhos e soluções para a melhoria da educação: desafios e oportunidades das novas gestões municipais”.

Promovido pelo Itaú Social, o evento acontece nesta quarta-feira (dia 10/02), às 16h, e é voltado para prefeitos(as), dirigentes e equipe técnica de secretarias municipais e estaduais de educação. As inscrições são gratuitas.

Faça a sua inscrição aqui 

Acompanhe o evento pelo canal do Itaú Social no YouTube:

A ideia é analisar a situação das redes municipais de ensino, e discutir o planejamento do ano letivo e as possibilidades das novas equipes de gestores(as) educacionais.

Para aprofundar essa discussão, foram convidados Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e dirigente municipal de Educação de Sud Mennucci (SP), e Fernando Abrucio, coordenador da área da educação do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A mediação será de Angela Dannemann, superintendente do Itaú Social.

O seminário tem apoio da Undime, Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação.


Lançamento do Programa Melhoria da Educação: Ciclo 2021-2024 

Na ocasião, também será apresentado o edital da nova edição do Programa Melhoria da Educação do Itaú Social, que busca fortalecer as secretarias municipais de educação em sua capacidade para garantir acesso, permanência e aprendizado com equidade.

O edital já está aberto, e as inscrições seguem até o dia 25 de fevereiro. Ele selecionará municípios e territórios para participar de processos formativos e implementação de tecnologias educacionais entre 2021 e 2024. 

Acesse aqui o edital do Programa Melhoria da Educação (2021-2024)

Entre essas tecnologias, está o Apoio Pedagógico Complementar, formação que capacita os técnicos das secretarias para que formulem seus próprios planos de ação e de formação de professores(as), adaptados à realidade de cada rede, dentro de uma concepção que leva em conta vários níveis de gestão: da sala de aula, da escola, das próprias secretarias de Educação e também a gestão intersetorial. 

O programa contempla ações de mobilização nos municípios e o acompanhamento técnico do Cenpec Educação junto às equipes das secretarias.

Saiba mais sobre o programa Apoio Pedagógico Complementar


Veja também