Ouvidos atentos para a educação

-

Ouvidos atentos para a educação

De estudantes a gestores(as), de saúde mental a protagonismo juvenil, confira dicas de podcasts que trazem os debates mais atuais e relevantes na Educação para toda a comunidade escolar

Por Stephanie Kim Abe

Não há como negar a popularidade e ascensão dos podcasts no Brasil. Tde acordo com uma pesquisa da Kantar Ibope, o número de pessoas que ouvem podcast regularmente aumentou em 33% ano passado, chegando a 28 milhões de brasileiros com mais de 16 anos ouvintes.

Com a tecnologia cada vez mais presente na sala de aula, muito por causa do fechamento das escolas devido à pandemia, os podcasts têm se tornado recursos de educadores(as), seja para se informar, seja para inovar em sala de aula. Ainda que muita gente veja os podcasts como rádio na internet, há diferenças importantes: os primeiros são produzidos com conteúdo específico sob demanda, que podem ser ouvidos a qualquer hora, em qualquer lugar, por meio de plataformas de streaming e internet. Mas, por sua popularidade, os podcasts têm trazido um resgate de atividades relacionadas ao rádio em algumas escolas.  

Áudio e vídeo no ensino remoto: confira dicas do Programa Apoio Pedagógico Complementar

Diante desse fenômeno, selecionamos cinco podcasts sobre educação criados recentemente. Alguns têm episódios mais curtos, como o Folha na Sala, enquanto outros têm duração de quase uma hora. Os temas passam por políticas públicas, dicas de acolhimento e saúde mental, relatos de educadores(as) sobre suas dificuldades na pandemia e histórias de sucesso e superação que envolvem a garantia do direito à educação. 

Confira abaixo!

Folha na Sala

Produzido pela Folha de S.Paulo em parceria com o Itaú Social, esse podcast aborda os mais diversos assuntos da Educação, sempre pensando no seu público-alvo: professores(as) da rede pública. Em alguns episódios, traz relatos de educadores(as) e diretores(as) sobre os desafios que enfrentam; em outros, tratam de tópicos quentes no debate educacional, como o Fundeb. Há ainda uma série de episódios especiais sobre grandes educadores, como Paulo Freire e Anísio Teixeira. A 2ª temporada focou na difícil missão de educar durante a pandemia e a 3ª no crescimento das desigualdades educacionais nesse período. 

Acesse aqui todas as temporadas


Chão de escola

Ensino híbrido, avaliações diagnósticas, interdisciplinaridade e habilidades socioemocionais, saúde mental e física dos(as) educadores(as). Essas são algumas das situações-problema enfrentadas por muitos professores(as) durante a pandemia e que foram temas abordados pelos 10 episódios desse podcast. Em cada um, professores(as) e/ou técnicos(as) de secretarias municipais ou estaduais de educação são trazidos para debater, em cerca de 50 minutos, o assunto e as boas práticas que acontecem no chão da escola.

Acesse aqui todos os episódios

O programa é uma iniciativa do Canal Futura e da Fundação Roberto Marinho, que também tem outros podcasts sobre educação.


Educando para Transformar

A ideia desse podcast é ampliar o debate sobre alguns temas do mundo da educação para além de especialistas e educadores(as). São abordadas, por exemplo, a importância da relação escola-família e a relação educador(a)-estudante, com a participação de familiares e professores(as) de escolas públicas. 

São apenas seis episódios, com cerca de 40 minutos. Metade deles focam em questões relacionadas ao mundo dos jovens, como trabalho voluntário, projeto de vida e empreendedorismo. Neste último, uma das convidadas é Sarah Dafne, jovem multiplicadora do programa Pense Grande, uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo para a formação de jovens em empreendedorismo social e que conta com a formação on-line gratuita Pense Grande Digital.

Acesse aqui todos os episódios 

Conheça o livro didático para o Ensino Médio Educação para a vida 


Porvir / CIEB

O foco aqui é a inovação e a tecnologia na educação, como não poderia deixar de ser, já que o podcast é produto da plataforma Porvir em parceria com o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). Cada um dos dez episódios aborda questões como a conectividade nas escolas, robótica em escolas públicas, ensino híbrido, Lei Geral de Proteção de Dados na Educação e tecnologia na formação inicial docente. Os episódios têm cerca de 40 minutos e traz especialistas de diferentes áreas e educadores(as) para debater os assuntos. 

Acesse aqui todos os episódios


Lições que ficam

As histórias de implementação de boas políticas públicas em meio à pandemia das redes públicas de ensino de Minas Gerais, Paraná, Ceará, Pernambuco e Maranhão dão base para os cinco episódios deste podcast. No episódio de Pernambuco, por exemplo, olha-se para a estratégia da rede para, a distância, diagnosticar e reduzir defasagens agravadas pelo ensino remoto. 

Protagonismo, busca ativa e formação docente em tecnologia são outros dos temas abordados nos episódios de 30 minutos de duração. O podcast é apresentado pelo Todos pela Educação e tem a participação de estudantes, professores(as) e gestores(as). 

Acesse aqui todos os episódios


Live O lúdico e a experiência

Em comemoração ao Dia da Educação (28/04), a Fundação Roberto Marinho tem realizado a série de lives “Classes Abertas”, reunindo educadores(as), profissionais do campo da comunicação, cultura digital e direitos para discorrer sobre o tema do ano: conectividade, ensino e aprendizado. O CENPEC Educação é uma das instituições que apoia a campanha #DiadaEducacao.

Hoje, às 18h, acontece a última live, intitulada “O lúdico e a experiência”. Entre os debatedores, está Murilo Sanches, coordenador da Colmeia Educacional; Carla Zeltzer, CEO da FazGame; e Nina da Hora, aluna de Ciência da Computação na PUC-Rio e que comanda o podcast Ogunhê, que exalta a história de cientistas negros(as). Acione o lembrete para assistir.


Veja também