CENPEC Educação elabora e-book sobre práticas pedagógicas na pandemia

-

CENPEC Educação elabora e-book sobre práticas pedagógicas na pandemia

A publicação faz parte de um pacote de três volumes da Editora Moderna com orientações sobre a pandemia voltadas para escolas e secretarias de educação

Por Stephanie Kim Abe

Capa do e-book A escola de um novo tempo: práticas pedagógicas no contexto da pandemia.

Como os conhecimentos escolares podem ajudar a entender a Covid-19? O tempo longe da escola terá impactado as aprendizagens? Qual é o conceito de ensino híbrido e como ele funciona na prática? Que educação é possível coexistir com a pandemia?

Essas são algumas das perguntas que muitos professores, gestores e técnicos têm feito durante o período de pandemia, considerando todo o impacto que esse fenômeno tem causado na educação. Essas e outras perguntas são tratadas no novo e-book A escola de um novo tempo: práticas pedagógicas no contexto da pandemia. É preciso preencher um formulário simples para ter acesso gratuito ao material.

Faça o download gratuito do e-book: A escola de um novo tempo: práticas pedagógicas no contexto da pandemia

Elaborado pelo CENPEC Educação, o e-book é o segundo da série Nós da Escola, da Editora Moderna. Ela é composta de três cartilhas, a serem distribuídas em secretarias e escolas, voltadas para gestores, coordenadores pedagógicos e educadores de todo o Brasil, com orientações sobre aspectos educacionais no contexto da pandemia.

Fotografia de Maria Amabile Mansutti, diretora de Tecnologias Educacionais do CENPEC Educação.

Fomos convidados pela Editora Moderna a produzir esse material, e para nós foi uma oportunidade de sistematizar o conhecimento que já estava sendo trabalhado no CENPEC Educação. Considerando que vivemos em um mar de informações, conseguimos fazer uma boa curadoria e disponibilizar uma certa síntese das principais referências que têm sido disponibilizadas e oferecidas aos professores

Maria Amabile Mansutti, diretora de Tecnologias Educacionais do CENPEC Educação.

Dicas e atividades sobre práticas pedagógicas

Com 64 páginas, o e-book traz reflexões e sugestões de práticas pedagógicas sistematizadas, norteadas pela concepção de Educação Integral e inclusiva. Além de tratar sobre como a pandemia impactou as escolas e explicar a doença e de que forma ela pode ser trabalhada em atividades remotas, a publicação aborda processos envolvidos na retomada das aulas presenciais.

Conteúdos trabalhados no e-book A escola de um novo tempo: práticas pedagógicas no contexto da pandemia, segundo volume da série Nós da Escola, da Editora Moderna:

• Educação Integral e inclusiva;
• Ciência e vida no planeta;
• Ensino híbrido e metodologias ativas;
• Como construir pontes entre o currículo e a vida no pós-pandemia;
• Como avaliar os alunos no retorno às aulas?

“Uma questão importantíssima para a escola é a questão da recuperação pedagógica, já que na mesma turma encontraremos níveis de aprendizagem diferentes, decorrentes desse processo de ensino remoto. Por isso, dedicamos um capítulo exclusivo para a importância da avaliação diagnóstica, e também para o ensino híbrido – que já tem acontecido e deve continuar mesmo no retorno às aulas presenciais”, explica Maria Amabile.

Há também muitas sugestões práticas de atividades a serem realizadas pelo professor e pela gestão para poder integrar a escola durante esse período.

Saiba mais sobre como pensar a avaliação diagnóstica e o planejamento na volta às aulas presenciais


3º volume da série Nós da Escola: protocolos de saúde

O primeiro volume da série Nós da Escola trata do acolhimento a partir das competências socioemocionais, e foi desenvolvido por Telma Pantano e Cristiana Castanho de Almeida Rocca, ambas do Instituto de Psiquiatria Infantil do Hospital das Clínicas da USP.

Conheça a estratégia de “acolhimento em cascata”, trabalhada pelo projeto Letra Viva, do CENPEC Educação, com cinco secretarias municipais de educação localizadas no Vale do Ribeira, em São Paulo

Já o terceiro e último volume da série tem como foco os protocolos de saúde no contexto da educação. A elaboração também é do CENPEC Educação, com a consultoria de Matheus Natal, biomédico especialista em epidemiologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP e em virologia pelo Hospital Sírio-Libanês.

Acesse aqui o e-book A escola de um novo tempo: o retorno seguro


Veja também