Alfabetização e letramento: desafios em tempos de pandemia
Esse é o tema da Revista Educação Básica em Foco, (, V. 2, nº 1, jan. / mar. de 2021) publicada pela Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae). Confira!
Se 2020 trouxe inúmeros desafios para se garantir o acesso à educação de crianças, adolescentes e jovens, 2021 segue exigindo inúmeras adaptações e reflexões de educadores(as), gestores(as) e famílias. Distanciamento social, escolas fechadas ou em reabertura, a necessidade de se repensar formatos entre o virtual e o presencial são algumas das questões pulsantes no momento.
Além de exigir de professores(as) e estudantes novas e diversas habilidades no uso de plataformas e ferramentas tecnológicas, o ensino remoto envolve custos materiais, acessibilidade e alterações de tempos e espaços de trabalho.
Nesse contexto, a alfabetização e o letramento das crianças tem sido tema recorrente de reflexões e debates. Isso porque milhares de crianças e adolescentes estão fora das escolas, muitos sem nenhum acesso a orientações de estudo via internet ou por materiais impressos. Em razão da especificidade que a alfabetização requer, este dossiê convidou educadores, estudantes, familiares e pesquisadores para apresentar experiências e reflexões em torno desse tema na realidade em que vivemos.
A alfabetização e o letramento, como salientamos na chamada deste dossiê, é mais que decodificar e compreender o código letrado e a leitura da mensagem. A alfabetização e o letramento compreendem a formação do(a) cidadão(ã) livre no seu pensar e agir, sujeito a se informar, pesquisar, construir sua opinião, em interação com o outro. Nessa interação social, dá-se a importância de formar o cidadão que ‘lê’, registra e compreende criticamente, interagindo com o mundo em que vive.”
Revista Educação Básica em Foco, V. 2, nº 1, jan. / mar. de 2021
Suzanna Neves Ferreira (leitura) e Gean Fábio Carrijo Machado (LIBRAS).
Na seção Depoimentos, educadores(as) de diferentes regiões do país compartilham suas reflexões e práticas, em formatos e linguagens variados. Entre os vídeos, é possível assistir a relatos de pesquisas, leituras de histórias e atividades envolvendo o alfabeto e as vogais. Os áudios trazem reflexões sobre desafios e experiências de alfabetização e letramento em seus contextos escolares.
Ouça a seguir o poema “A menina avoada”, de Manoel de Barros, na voz da educadora Joycelaine Aparecida de Oliveira, que atua no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE/UFG) em Goiânia (GO). Nessa atividade, a professora apresenta o tema “Memórias poéticas da infância” por meio de poemas, imagens e histórias, incentivando as crianças a pensarem suas infâncias.
Revista Educação Básica em Foco, V. 2, nº 1, jan. / mar. de 2021
Em Textos, os leitores encontram: reflexões sobre diferentes dimensões da alfabetização para uma educação construtiva; relatos de experiências de práticas educativas que ajudam as pessoas a desenvolverem a leitura, a escrita, a comunicação, as ideias; a produção de gêneros textuais. Os artigos, assinados por educadores(as) das diversas regiões do país, estão organizados pelos seguintes enfoques:
alfabetização e letramento na educação especial;
alfabetização e letramento na EJA;
educação infantil;
letramento racial;
alfabetização, autoria e literatura; alfabetização, formação e profissão docente;
reflexões sobre alfabetização e letramento.
Livro de rimas. Reprodução
Já as Produções Docentes em tempos de Pandemia traz uma série de 6 livros de rimas realizados em 2020 com turmas de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental pela Escola Municipal Professor Juarez Távora de Carvalho, em Mineiros (GO).
A revista também oferece as seções Temas em Debate, Vídeos, e Projetos Especiais, em que profissionais da educação, especialistas e pesquisadores(as) abordam temas variados, como revelam os artigos: “Perguntas de crianças como ponto de partida na iniciação científica”; “Classes hospitalares e Covid-19: a (des)prática pedagógica hospitalar em tempos de pandemia”; “Competência, educação e BNCC”; “Currículo e inclusão escolar”; “Educação infantil: universalização emergente”; “O fim da escola”; “Formação docente em contexto de pandemia”.
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