Caminhos para a educação pós-pandemia

-

Caminhos para a educação pós-pandemia

Evento on-line apresenta resultados do estudo "Enfrentamento da cultura do fracasso escolar"

Por Stephanie Kim Abe

A pandemia agravou as desigualdades educacionais. Essa é uma das frases que mais temos ouvido dos especialistas ao longo do último ano, ao comentarem os impactos da pandemia na Educação.

Quando olhamos para as taxas de abandono escolar, reprovação e distorção idade-série, atentando principalmente aos recortes de raça, gênero, classe, bioma, as desigualdades ficam mais evidentes. São esses dados e análises que encontramos no novo estudo “Enfrentamento da cultura do fracasso escolar”, produzido pelo UNICEF em parceria com o CENPEC Educação e o Instituto Claro.

Os seus resultados serão divulgados no evento on-line “Caminhos para a educação pós-pandemia”, que acontece amanhã (dia 28/01), às 10h30. 

Acompanhe o evento pelo canal do UNICEF Brasil no YouTube:

Para Romualdo Portela de Oliveira, diretor de Pesquisa e Avaliação do CENPEC Educação:

Se já tínhamos um problema de fracasso escolar, a pandemia o agrava muito. O estudo é uma brochura que faz um chamado à ação, particularmente aos novos secretários e secretárias municipais, para a necessidade de agir sobre isso, senão não vamos conseguir garantir o que está previsto na legislação, que é universalizar a educação dos 6 aos 17 anos.”

Romualdo Portela de Oliveira

Trajetória de sucesso escolar

O estudo faz parte da estratégia Trajetórias de Sucesso Escola, promovida pelo Unicef, que busca enfrentar a cultura do fracasso escolar no Brasil, por meio do desenvolvimento de políticas educacionais que promovam o acesso, a permanência e a aprendizagem de estudantes em situações vulneráveis.

Durante o evento, também serão inaugurados novos painéis com dados de fluxo escolar nacionais, estaduais, municipais, que estão disponíveis no site da iniciativa, e apresentados relatos da estratégia no estado de Sergipe.

A ideia é que, a partir desses estudos e dados, sejam discutidas propostas de soluções para o enfrentamento da cultura de fracasso escolar no período da reabertura das escolas e no pós-pandemia.

Saiba mais sobre as Experiências didáticas para o site Trajetórias de Sucesso Escolar

Além disso, Unicef e Instituto Claro apresentarão as suas contribuições na área de educação para a iniciativa “Um Milhão de Oportunidades”, para adolescentes e jovens e situação de vulnerabilidade.


Veja também