Videodicas: Casa e escola têm papéis distintos e complementares

-

Videodicas: Casa e escola têm papéis distintos e complementares

Segundo vídeo da série Letra Viva Alfabetiza na Pandemia fala sobre a importância de entender os papeis distintos de familiares e professores nas aulas remotas

Por Stephanie Kim Abe

“Nós não vamos conseguir fazer – e não é essa a ideia – do espaço de casa a nossa sala de aula. (…) É um espaço completamente diferente, em que outras relações, de outras naturezas, se dão”.

É assim que a formadora Patrícia Calheta começa o segundo vídeo da série Letra Viva Alfabetiza na Pandemia, que trata da importância de entender os diferentes papeis que educadores(as) e pais exercem na educação das crianças.

Com as escolas fechadas, o vínculo entre família e escola aumentou para muitos, à medida em que foi preciso contar com a parceria de pais, mães, avós, irmãos para ajudar as crianças a acessar as aulas on-line, ou pegar as atividades impressas na instituição de ensino para que elas pudessem fazê-las em casa.

Maria Alice Junqueira

Neste vídeo, fazemos considerações importantes sobre a família, a serem levadas em conta pelo professor na hora de escolher as atividades que vão para casa no ensino remoto. E também fazemos algumas considerações sobre como orientar os pais na execução dessas tarefas”

Maria Alice Junqueira, Coordenadora de Projetos do CENPEC Educação

Entender as limitações

O vídeo trata também das limitações que as famílias podem ter para ajudar os filhos nas tarefas escolares, como no caso de pais e mães não alfabetizados. Patrícia Calheta ressalta que os(as) professores(as) podem estimulá-los a pedir ajuda a irmãos ou vizinhos que têm mais facilidade, mas também fazê-los entender que eles têm saberes a serem transmitidos aos seus filhos.

Sempre existe um repertório de conhecimento, independente do grau de escolaridade da pessoa, da possibilidade de acesso aos diferentes gêneros”

Patrícia Calheta, formado do projeto Letra Viva Alfabetiza

Confira o vídeo abaixo:

Letra Viva Alfabetiza na Pandemia – Vídeo 2: Casa é casa, escola é escola

Série Letra Viva Alfabetiza na Pandemia

Com um total de sete vídeos, essa série traz dicas para educadores(as) enfrentarem desafios comuns na pandemia. Ela deriva das formações assíncronas realizadas com professores(as) e coordenadores(as) pedagógicos(as) no âmbito do Projeto Letra Viva Alfabetiza, em cinco municípios da região do Vale do Ribeira (SP): Apiaí, Barra do Chapéu, Itaoca, Itapirapuã Paulista e Ribeira. Os vídeos serão divulgados todas as quintas-feiras, aqui no Portal CENPEC Educação.


Mais sobre a série Letra Viva Alfabetiza na Pandemia

Veja aqui o primeiro vídeo da série, que trata sobre a importância do acolhimento

Veja aqui o terceiro vídeo da série, que fala sobre a importância de organizar uma rotina de estudos em casa

Veja aqui o quarto vídeo da série, que fala sobre como a família pode ajudar as crianças com as atividades remotas

Veja aqui o quinto vídeo da série, que dá dicas sobre os primeiros passos para a leitura em casa com a família e as crianças

Veja aqui o sexto vídeo da série, que dá dicas sobre o momento da leitura em casa e a importância dele para estreitar vínculos familiares

Veja aqui o sétimo vídeo da série, que fala sobre como a cultura popular brasileira e as brincadeiras são valiosas no processo de alfabetização


Veja também


Arte: Karine Oliveira