Temáticas
Procure por

Comunidade Cenpec

Investidores Cenpec Objetivo Promover ações educacionais para a equidade em parceria com escolas, redes de ensino, comunidades, famílias e outras instituições.Levar os conhecimentos construídos pelo Cenpec para outros espaços… Leia mais >

Oficina: Passeios letrados

Perceber a escrita presente ao redor e sua função no dia a dia é uma etapa fundamental na alfabetização e no letramento das crianças.

Livros audiovisuais acessíveis para ler com as crianças

O Leia para uma Criança, em parceria com a Mais Diferenças, disponibiliza gratuitamente 20 livros audiovisuais com múltiplos recursos de acessibilidade

APC: construindo um planejamento pedagógico intermunicipal

Conisul Alagoas publica diretrizes para implementação do APC e municípios iniciam avaliação diagnóstica para complementar Plano de Ação

Aceleração de Aprendizagem 5ª a 8ª séries: Correção de fluxo

Investidores Secretaria de Educação do Estado do Paraná Objetivo Contribuir para a melhoria da aprendizagem de alunos com defasagem idade-série nos anos finais do ensino fundamental. Abrangência Estado do… Leia mais >

Aceleração de Aprendizagem 1ª a 4ª séries

Investidores Banco Mundial e Secretaria de Educação do Estado de São Paulo Objetivo Contribuir para a melhoria da aprendizagem de estudantes com defasagem idade-série nos anos iniciais do ensino… Leia mais >

Estratégias de leitura na alfabetização

Como as crianças aprendem as relações entre a fala e a escrita na alfabetização? E como apoiar esse processo?

Leitura Vai, Escrita Vem: práticas em sala de aula

O curso oferece sugestões práticas para educadores que queiram aprimorar dinâmicas de leitura e escrita

Nas tramas do texto: caminhos para a reescrita

O curso aprofunda questões teóricas e práticas relativas ao ensino-aprendizagem da produção de textos

Assessoria ao Projeto Crê-Ser

Investidor Ação Comunitária do Brasil – SP. Objetivo Capacitar os responsáveis pela gestão e pela área técnico-pedagógica do Projeto Crê-Ser tendo em vista a melhoria da qualidade do atendimento… Leia mais >

Oficinas de Matemática e de Leitura e Escrita

Investidores Cenpec Objetivo Oferecer a profissionais de educação do ensino público municipal de São Paulo uma formação continuada em Matemática e em Leitura e Escrita. Estimular por meio de… Leia mais >

A educação de pessoas surdas no Brasil

Artigo publicado no Portal Escrevendo o Futuro aborda as características da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e as estratégias de ensino para estudantes surdas(os)

Leitura e Escrita: Letra Viva

Investidores Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Itaú Leasing, DPZ Propaganda, Indústria de Papel Simão S.A. Parceiro Editora Formato Objetivo Aprimorar a alfabetização na escola pública e… Leia mais >

Explorando a potência da literatura indígena

O Projeto Jamaxim Cultural incentiva a leitura e a escrita de obras que tratam da cultura dos povos originários; conheça a iniciativa e confira dicas de obras da literatura indígena

Contação de história para trabalhar oralidade e combater preconceito linguístico

Plano de aula para ensino fundamental II do Escrevendo o Futuro propõe desenvolver a espontaneidade da oralidade

Desenhando histórias

Que tal articular práticas de “corpo e consciência” e de contação de histórias com base em ilustrações? Confira na oficina!

Itaoca (SP): gestão e docência de mãos dadas para a alfabetização

Como este município no Vale do Ribeira tem se organizado para garantir o avanço das(os) estudantes em alfabetização? Saiba na reportagem

Bibliotecárias(os): grandes magas(os) da informação

Conheça a trajetória de duas bibliotecárias, as possibilidades de atuação e o caráter transformador dessa profissão, grande aliada da educação

Mapa Brava: viva as poetas nortistas e nordestinas!

Mapeamento e pesquisa dá visibilidade a poetas do Norte e Nordeste em plataforma interativa e cheia de recursos

#CenpecTiradeLetra: Como recompor as aprendizagens?

Hoje a especialista Maria Alice Junqueira traz reflexões e respostas para as primeiras perguntas enviadas por educadoras(es) sobre alfabetização na pandemia

1 2 10