Temáticas
Procure por

Olimpíada de Língua Portuguesa: literatura, arte e educação

Etapa Regional do concurso mobiliza comunidades, escolas e se transforma em troca de vivências e aprendizagem

Disputa ou diálogo entre métodos de alfabetização?

Isabel Frade (UFMG) apresenta os métodos de alfabetização adotados no Brasil e reflete sobre suas implicações

A luta política contra Paulo Freire, o educador “subversivo”

Reportagem do jornal El País recua até 1964 para mostrar como o método revolucionário de alfabetização do educador afetava o processo eleitoral e ameaçava a dominação conservadora

Um mapa-múndi dos resultados educacionais

Plataforma digital permite comparar performance de países no PISA, com uso de diferentes filtros

Carlota Boto: entre o político e o pedagógico

Carlota Boto, professora de filosofia da educação da USP, discute a PNA em uma perspectiva histórica

Antonio Batista: múltiplos saberes em torno da alfabetização

Especialista aborda aspectos da PNA e defende a importância de se investir na formação docente para o sucesso na alfabetização

Leitura acessível e inclusiva

Conheça o Guia de mediação de leitura acessível e inclusiva, produção da ONG Mais Diferenças em parceria com a Plataforma do Letramento (CENPEC) e a FVW

Olimpíada de Língua Portuguesa é destaque no Educação 360

Evento abordou a contribuição do Programa Escrevendo o Futuro e da Olimpíada de Língua Portuguesa para a formação de professores. Etapa estadual se inicia no dia 26/09

Entrevista: Fala e escrita em diálogo na alfabetização

Oralidade e letramento se articulam na aprendizagem da língua, explica a professora Liane Araújo (UFBA)

Multilinguismo: das línguas de fronteira às de sinais

Cerca de 250 línguas são faladas no Brasil,. Como trabalhar o ensino da(s) língua(s) nesse cenário plural?

Inscrições para o Prêmio RBS se encerram hoje

Educadores do Rio Grande do Sul com projetos de incentivo à leitura têm a última oportunidade para participar. As inscrições são gratuitas

O desafio do analfabetismo no Brasil

Especialistas do CENPEC Educação comentam as taxas de analfabetismo no País em alusão ao Dia Mundial da Alfabetização

Jogando e percorrendo histórias

Que tal criar jogos de percurso com base nas histórias que a turma gosta? A proposta colabora com a produção coletiva de textos

Educadoras comentam Cartilha da Política Nacional de Alfabetização

O Portal ouviu Maria Alice Junqueira, psicóloga e coordenadora do Letra Viva Alfabetiza, programa do CENPEC Educação, e a especialista em alfabetização e letramento, professora Magda Soares. Elas analisam o que é proposto na Cartilha do PNA em relação ao trabalho realizado na área por educadores no país.

Na Ponta do Lápis

Nova edição da revista traz entrevista sobre documentário, com Amaranta César, e textos exclusivo de Conceição Evaristo, entre outros destaques

O que os jovens estão lendo?

Júlio Ludemir e Rogério Pereira refletem sobre perfil e formação de jovens leitores no Brasil e o papel da escola diante da realidade digital

Prêmio RBS para professores tem inscrições abertas

Iniciativa tem o objetivo de reconhecer boas práticas educativas de mediação e incentivo à leitura

Letramento inovador e premiado

Professores de diversas regiões do país relatam experiências de letramento vencedoras do Prêmio Professores do Brasil 2013 (MEC)

Fabulação: um mundo onde todos sonham

“Para viver e sobreviver, é preciso sonhar, e sonhar com palavras é um modo de reinventar a vida…” Leia o texto de Jorge Miguel Marinho

Jogando com os sons da escrita

Perceber as diferentes relações entre o som e a escrita das palavras é fundamental na alfabetização. Veja algumas maneiras divertidas de explorar essas relações

1 2 4