Temáticas
Procure por

O que os jovens estão lendo?

Júlio Ludemir e Rogério Pereira refletem sobre perfil e formação de jovens leitores no Brasil e o papel da escola diante da realidade digital

Prêmio RBS para professores tem inscrições abertas

Iniciativa tem o objetivo de reconhecer boas práticas educativas de mediação e incentivo à leitura

Letramento inovador e premiado

Professores de diversas regiões do país relatam experiências de letramento vencedoras do Prêmio Professores do Brasil 2013 (MEC)

Fabulação: um mundo onde todos sonham

“Para viver e sobreviver, é preciso sonhar, e sonhar com palavras é um modo de reinventar a vida e fazer da existência um lugar de descobertas e de revelações.” Leia o texto de Jorge Miguel Marinho

Jogando com os sons da escrita

Perceber as diferentes relações entre o som e a escrita das palavras é fundamental na alfabetização. Veja algumas maneiras divertidas de explorar essas relações

Tateando a escrita

Este vídeo apresenta uma maneira divertida de conhecer o que as crianças sabem sobre a escrita e como elas representam as palavras

Lendo cantigas

Reconhecer na escrita palavras que fazem parte do repertório brincante traz motivação e segurança para as crianças se arriscarem na leitura

Cantigas e brincadeiras na aprendizagem da escrita

Perceber os sons da língua é uma aprendizagem fundamental para compreender a linguagem escrita. Brincadeiras com cantigas são uma forma gostosa de promover essa descoberta

Brincando no baú da oralidade

Como as brincadeiras orais podem contribuir para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças?

A voz dos jovens mineiros na escrita de seu território

Textos de participantes da Olimpíada de Língua Portuguesa moradores de Brumadinho e Mariana alertavam sobre os riscos de um desastre ambiental na região

Sequências lúdicas de aprendizagem no Palavra de Criança

Trabalhar a escrita com base na cultura da criança, com atividades ligadas entre si: conheça a proposta alfabetização desenvolvida no Piauí em parceria com a Unicef

Palavra-brinquedo: fazer poesia e se divertir

“Tudo que não invento é falso. /Há muitas maneiras sérias de não dizer nada, mas só a poesia é verdadeira.” Manoel de Barros é a inspiração desta oficina que nos convida a brincar com palavras

Documentário, pontos de vista e linguagens

Por Suzana Camargo É fato que a linguagem audiovisual e a produção de vídeos em celulares e apps já faze parte do cotidiano das pessoas. A escola precisa buscar… Leia mais >

Poesia na escola

Novo Especial por Gênero da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro traz materiais multimídia, oficinas, entrevista e muitas dicas para turbinar a leitura e a escrita de poemas em sala de aula

Alfabetização em qualquer idade

Quais são as estratégias dos adultos não alfabetizados para inserir-se na cultura letrada? O pesquisador Antonio Batista destaca a alfabetização como direito a ser garantido a todas as pessoas em qualquer idade

Investigando as estratégias publicitárias

Que tal desenvolver a leitura crítica dos estudantes sobre anúncios publicitários? E de quebra produzir sátiras desse gênero textual?

“Memórias Literárias”, agora com Especiais por Gênero

A equipe pedagógica da Olimpíada de Língua Portuguesa lançou os Especiais por Gênero, páginas específicas sobre as cinco categorias ou gêneros literários trabalhados na premiação

Olimpíada de Língua Portuguesa: inscrições superam edição anterior

Participação nas cinco categorias atingiu mais de 170 mil inscritos, de quase 5 mil municípios participantes

Navegar pela diversidade de nossa língua é preciso!

Este mapa colaborativo reúne vídeos com os diversos falares em língua portuguesa

Desafios do ensino de Português

Antonio Batista (UFMG) aborda as perspectivas curriculares nesse campo