Temáticas
Procure por

Recriando histórias com as crianças

Ler e contar histórias é uma prática imemorial. Transmitidas de geração a geração, as narrativas de tradição oral atravessam séculos e podem ser atualizadas por meio da invenção. Experimente!

Educação na pandemia: como contribuir para a alfabetização?

Em artigo e vídeo, Maria Alice Junqueira, coordenadora do Projeto Letra Viva, indica algumas possibilidades para escolas e famílias

Maria Alice Junqueira: como a família pode contribuir para a alfabetização?

Como dar continuidade às aprendizagens iniciadas presencialmente? Como a escola e a família podem se articular para isso? Assista amanhã, 5/5, no YouTube do CENPEC Educação

Parceria pela alfabetização em tempos de pandemia

Iniciativa do CENPEC Educação e Fundação Tide Setubal apoia famílias em situação de vulnerabilidade em São Paulo

Curso Avaliação Textual: inscrições abertas

Hoje, 4/5, o Programa Escrevendo o Futuro abre inscrições para novas turmas do curso on-line sobre práticas avaliativas de textos escritos. A participação é totalmente gratuita. Saiba mais.

“Leitura vai, escrita vem” e “Nas tramas do texto”: inscrições abertas

Que tal aprofundar as reflexões teóricas e obter dicas práticas sobre ensino de leitura e produção textual? Inscreva-se.

Escrevendo o Futuro oferece cursos e materiais on-line

Confira os cursos on-line, percursos formativos, artigos, contos, poemas e outros conteúdos voltados à melhoria do ensino de leitura e escrita

Gestores e professores articulados em torno da alfabetização

Formação continuada de alfabetizadores do CENPEC Educação com gestores, coordenadores e professores no Vale do Ribeira (SP)

Caminhos da Escrita: inscrições abertas

Curso on-line voltado às práticas de leitura e escrita em sala de aula abre hoje (16.3) as inscrições. Podem participar professores de língua portuguesa das redes públicas

Diretrizes para uma política de alfabetização

Em entrevista ao CENPEC Educação, Artur G. Morais (UFPE) defende o debate democrático para a construção de políticas educacionais

Rede LEQT publica nota técnica sobre Tempo de Aprender

Análise destaca descompassos entre novo programa e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Jogo de alfabetização

Explorar as relações entre os sons das palavras e suas formas escritas é fundamental na alfabetização inicial. Veja a proposta lúdica desenvolvida com base nos estudos do CEEL/UFPE

CENPEC Educação analisa programa de alfabetização do MEC

Iniciativa é voltada a professores e gestores das redes públicas de educação. Confira a visão de especialistas do CENPEC

Eu lia quadrinhos…

Em artigo, a pesquisadora Sabrina Paixão (Faculdade de Educação/USP) dialoga com nossas memórias leitoras para discutir a presença das HQ na formação escolar

Integração das áreas do conhecimento na alfabetização

Terceiro ciclo do Pnaic (2015-2016) propunha a articulação entre as ciências humanas, artes e ciências da natureza

Conta pra mim: programa pode não atingir mais pobres

Orientações demandam condições de camadas mais abastadas, avalia reportagem

Embate entre métodos de alfabetização

Declaração polêmica sobre livros didáticos traz à tona discussão sobre habilidades de leitura e escrita

Especialistas avaliam educação no primeiro ano de Bolsonaro

Paralisia de políticas públicas preocupa educadores, para quem MEC prioriza gestão ideológica

A importância de Paulo Freire para a educação

Anna Helena Altenfelder comenta a importância do educador para a aprendizagem em especial do Jornal da Cultura

Conheça os vencedores da 4ª edição do Prêmio IPL – Retratos da Leitura

Premiação envolveu quatro categorias: Cadeia Produtiva do Livro, Organizações Sociais, Mídias e Bibliotecas. O escritor Pedro Bandeira foi o homenageado desta edição

1 2 5