Tutorias do APC: Olhar atento para enfrentar as desigualdades educacionais
Conheça a experiência de três municípios do Conisul Alagoas e como a tutoria tem apoiado pontos focais a superarem desafios e implantar ações para recomposição de aprendizagens
Como Emilia Ferreiro revolucionou a alfabetização
Entenda como as pesquisas da psicolinguista argentina, falecida no dia 26 de agosto, mudaram a forma de pensar a alfabetização das crianças
APC: aprender a ler o mundo a partir da diversidade
por Débora Britto O que significa educar para o multiletramento? Conhecer e reconhecer o papel da leitura. Entender que precisamos ler mais para ensinar a ler. Educar não apenas… Leia mais >
Oficina: Imagens contam histórias
Que tal trabalhar de forma divertida a relação entre imagem e escrita com as crianças por meio de um jogo?
Podcast: alfabetização e letramento na ponta da língua
Professoras especialistas em alfabetização conversam sobre suas práticas em sala de aula, política pública e desafios do pós-pandemia
De olho no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
Especialistas comentam a estrutura e as expectativas da nova política nacional de alfabetização, que se compromete a alfabetizar todas as crianças até o final do 2° ano do ensino fundamental
Dia da Língua Portuguesa: para se maravilhar com nosso idioma
Confira dicas de como despertar o encantamento pela língua portuguesa em sala de aula e diga qual é a palavra da nossa língua que você prefere
Ana Teberosky: “O que o professor pode fazer para melhorar a aprendizagem de seus alunos?”
Em homenagem a esta grande educadora, que faleceu em abril deste ano, destacamos a entrevista concedida em 2014 aos Cadernos Cenpec.
Alfabetização e letramento indígena
Quais são as especificidades do ensino e aprendizagem da língua escrita na educação indígena? Confira entrevista com Josélia Gomes Neves
Desafios da alfabetização no pós-pandemia
Neste artigo, a professora Cláudia Vóvio (Unifesp) reflete sobre o que é necessário garantir para que as(os) professoras(es) possam ensinar leitura e escrita a todas as crianças na idade certa
Bibliotecas comunitárias e os direitos humanos das juventudes
Entenda por que as bibliotecas comunitárias são importantes espaços de promoção dos direitos e do protagonismo das juventudes, e veja lições aprendidas dessas experiências
Alfabetização e letramento: em busca de uma política nacional articulada
Quais são os caminhos trilhados nos últimos anos e o que é preciso retomar para garantir que todas(os) as(os) estudantes sejam plenamente alfabetizadas(os) na idade certa
Educação escolar indígena libertadora
Entenda como a educação e a alfabetização indígena nasceram dos pensamentos de Paulo Freire
Magda Soares: uma educadora comprometida com a alfabetização de todas e todos
Entenda a importância que a professora Magda Soares (1932-2023) teve na alfabetização e no letramento, e seu combate às desigualdades
Na Ponta do Lápis: especial sobre educação étnico-racial
Em sua 39a edição, revista do Programa Escrevendo o Futuro traz entrevista com o escritor Jeferson Tenório, artigo da educadora Bel Santos Mayer e poema de Nei Lopes
Material de apoio à recomposição das aprendizagens
Material gratuito e aberto deve ter um total de 132 fichas de recomposição de Matemática e Português abrangendo todo o ensino fundamental
Recomposição das aprendizagens: ações do APC no combate às desigualdades
As etapas propostas auxiliam o trabalho com diferentes níveis de aprendizagens, promovendo avanços
Desafios e boas práticas da alfabetização no pós-pandemia
Por Stephanie Kim Abe Desde o começo do ano, o espaço de prosa virtual do Programa Escrevendo o Futuro chamado Pergunte à Olímpia, aberto para que educadoras e educadores… Leia mais >