Alfabetização e letramento indígena
Quais são as especificidades do ensino e aprendizagem da língua escrita na educação indígena? Confira entrevista com Josélia Gomes Neves
Desafios da alfabetização no pós-pandemia
Neste artigo, a professora Cláudia Vóvio (Unifesp) reflete sobre o que é necessário garantir para que as(os) professoras(es) possam ensinar leitura e escrita a todas as crianças na idade certa
Bibliotecas comunitárias e os direitos humanos das juventudes
Entenda por que as bibliotecas comunitárias são importantes espaços de promoção dos direitos e do protagonismo das juventudes, e veja lições aprendidas dessas experiências
Alfabetização e letramento: em busca de uma política nacional articulada
Quais são os caminhos trilhados nos últimos anos e o que é preciso retomar para garantir que todas(os) as(os) estudantes sejam plenamente alfabetizadas(os) na idade certa
Educação escolar indígena libertadora
Entenda como a educação e a alfabetização indígena nasceram dos pensamentos de Paulo Freire
Magda Soares: uma educadora comprometida com a alfabetização de todas e todos
Entenda a importância que a professora Magda Soares (1932-2023) teve na alfabetização e no letramento, e seu combate às desigualdades
Na Ponta do Lápis: especial sobre educação étnico-racial
Em sua 39a edição, revista do Programa Escrevendo o Futuro traz entrevista com o escritor Jeferson Tenório, artigo da educadora Bel Santos Mayer e poema de Nei Lopes
Material de apoio à recomposição das aprendizagens
Material gratuito e aberto deve ter um total de 132 fichas de recomposição de Matemática e Português abrangendo todo o ensino fundamental
Recomposição das aprendizagens: ações do APC no enfrentamento às desigualdades educacionais
As etapas propostas auxiliam os educadores a trabalharem com os diferentes níveis de aprendizagens, sem comprometer o conteúdo e promovendo avanços por meio da aceleração.
Desafios e boas práticas da alfabetização no pós-pandemia
Por Stephanie Kim Abe Desde o começo do ano, o espaço de prosa virtual do Programa Escrevendo o Futuro chamado Pergunte à Olímpia, aberto para que educadoras e educadores… Leia mais >
Estudar pra Valer! Leitura e Produção de Textos nas Séries ou Ciclos Iniciais do Ensino Fundamental
Investidores Fundação Volkswagen Fundação Estudar Instituto HSBC Solidariedade Parceiros Secretarias Municipais de Educação dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Objetivo Melhorar a qualidade… Leia mais >
Escolas que Inovam
Investidor Fundação Telefônica Parceiro Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SP) Objetivo Promover um salto qualitativo na atuação do docente entre práticas de uso pessoal das TIC (Tecnologias… Leia mais >
Ensino que vale
Investidor Fundação Vale do Rio Doce Parceria Fundação Pitágoras Objetivo Capacitar educadoras(es) do ensino fundamental para uma gestão integrada da aprendizagem e preparar gestoras(es), técnicas(os) escolares e docentes para… Leia mais >
Comunidade Cenpec
Investidores Cenpec Objetivo Promover ações educacionais para a equidade em parceria com escolas, redes de ensino, comunidades, famílias e outras instituições.Levar os conhecimentos construídos pelo Cenpec para outros espaços… Leia mais >
Oficina: Passeios letrados
Perceber a escrita presente ao redor e sua função no dia a dia é uma etapa fundamental na alfabetização e no letramento das crianças.
Livros audiovisuais acessíveis para ler com as crianças
O Leia para uma Criança, em parceria com a Mais Diferenças, disponibiliza gratuitamente 20 livros audiovisuais com múltiplos recursos de acessibilidade
APC: construindo um planejamento pedagógico intermunicipal
Conisul Alagoas publica diretrizes para implementação do APC e municípios iniciam avaliação diagnóstica para complementar Plano de Ação
Aceleração de Aprendizagem 5ª a 8ª séries: Correção de fluxo
Investidores Secretaria de Educação do Estado do Paraná Objetivo Contribuir para a melhoria da aprendizagem de alunos com defasagem idade-série nos anos finais do ensino fundamental. Abrangência Estado do… Leia mais >