Projetos

    Letra Viva Alfabetiza

    Compartilhar em suas redes:

    O projeto Letra Viva Alfabetiza é fruto da parceria que surgiu em 2016 entre o Cenpec e Magda Soares, professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

    Ao longo de 2016, o Cenpec conheceu a experiência desenvolvida pela professora em Lagoa Santa (MG) e elaborou a Plataforma Alfaletrar, com o objetivo de divulgar esse trabalho e dar destaque a princípios sobre alfabetização e letramento e à metodologia de formação de rede de professoras(es) idealizada por ela e aplicada naquele município.

    A partir dos conhecimentos construídos em Lagoa Santa, foram desenvolvidas experiências em Ilha Bela (SP), em 2016; e Varginha (MG), em 2017, nas quais se buscou adaptar a metodologia de formação de rede a essas localidades.

    Como resultado dessa trajetória, nasceu o Letra Viva Alfabetiza, que passou a levar a metodologia de formação de rede a outros municípios brasileiros, com duração prevista de dois anos em cada município.

    Ícone

    Públicos impactados:

    Gestoras(es) educacionais; coordenadoras(es) pedagógicas(os); professoras(es) de Educação Infantil (crianças de quatro e cinco anos de idade) e de anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 3º ano).

    Ícone

    Abrangência:

    Em 2019, o Cenpec atuou em dois polos: um no vale do Ribeira (SP), abrangendo cinco municípios; e o segundo no sul de Minas Gerais, no município de Varginha.

    Ícone

    Investidor:

    Cenpec.

    Ícone

    Vigência:

    De 2016 a 2021.