Letra Viva Alfabetiza

-

Letra Viva Alfabetiza

Investidor

Cenpec

Abrangência

Em 2019, o Cenpec atuou em dois polos: um no vale do Ribeira (SP), abrangendo cinco municípios; e o segundo no sul de Minas Gerais, no município de Varginha.

Público

Gestores educacionais e escolares (coordenadores pedagógicos); professores de educação infantil (crianças de quatro e cinco anos de idade) e de anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 3º ano).


Histórico

O projeto Letra Viva Alfabetiza é fruto da parceria que surgiu em 2016 entre o Cenpec e Magda Soares, professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Ao longo de 2016, o Cenpec conheceu a experiência desenvolvida pela professora em Lagoa Santa (MG) e elaborou a Plataforma Alfaletrar, com o objetivo de divulgar esse trabalho e dar destaque a princípios sobre alfabetização e letramento e à metodologia de formação de rede de professores idealizada por ela e aplicada naquele município.

A partir dos conhecimentos construídos em Lagoa Santa, foram desenvolvidas experiências em Ilha Bela (SP), em 2016; e Varginha (MG), em 2017, nas quais se buscou adaptar a metodologia de formação de rede a essas localidades.

Como resultado dessa trajetória, nasceu o Letra Viva Alfabetiza, que passou a levar a metodologia de formação de rede a outros municípios brasileiros, com duração prevista de dois anos em cada município.


Objetivo e metodologia

Em parceria com as secretarias municipais de Educação, o projeto busca contribuir para a melhoria da educação pública. O principal objetivo é qualificar processos e práticas de alfabetização e letramento por meio de uma formação de rede.

Para tanto, implanta-se o Núcleo de Alfabetização e Letramento no município, envolvendo técnicos da secretaria de Educação, um coordenador pedagógico e um professor de cada escola da rede. A formação baseia-se na troca entre pares no Núcleo e na disseminação dos conhecimentos construídos nesse grupo por toda a rede, por meio de encontros de trabalho coletivo nas escolas, coordenados pelos próprios participantes do Núcleo.

Os encontros presenciais articulam-se com os cursos on-line autoinstrucionais sobre alfabetização e letramento oferecidos pelo projeto e abertos a todos os professores alfabetizadores do município. No último ano, foram disponibilizados oito cursos de 40 horas cada um, perfazendo 320 horas.


Produções

Série Letra Viva Alfabetiza na Pandemia


Com um total de sete episódios em vídeos, a série Letra Viva Alfabetiza na Pandemia é atualizada semanalmente com dicas para educadores(as) enfrentarem desafios comuns na pandemia. Ela deriva das formações assíncronas realizadas com professores(as) e coordenadores(as) pedagógicos(as) no âmbito do Projeto Letra Viva Alfabetiza, em cinco municípios da região do Vale do Ribeira (SP): Apiaí, Barra do Chapéu, Itaoca, Itapirapuã Paulista e Ribeira.

Veja aqui o primeiro vídeo da série, que trata sobre a importância do acolhimento (lançado em 10/09)

Veja aqui o segundo vídeo da série, que fala sobre os papeis distintos entre casa e família (lançado em 17/09)

Veja aqui o terceiro vídeo da série, que fala sobre a importância de organizar uma rotina de estudos em casa (lançado em 24/09)

Veja aqui o quarto vídeo da série, que fala sobre como a família pode ajudar as crianças com as atividades remotas (lançado em 01/10)

Veja aqui o quinto vídeo da série, que dá dicas sobre os primeiros passos para a leitura em casa com a família e as crianças (lançado em 08/10)

Veja aqui o sexto vídeo da série, que dá dicas sobre o momento da leitura em casa e a importância dele para estreitar vínculos familiares (lançado em 15/10)

Veja aqui o sétimo vídeo da série, que fala sobre como a cultura popular brasileira e as brincadeiras são valiosas no processo de alfabetização (lançado em 22/10)

Série Tirando de Letra

Coleção de 16 vídeos elaborados com base na experiência de formação do Letra Viva Alfabetiza. Produzidos em parceria com a Baruel em 2021, os vídeos, de até 1 min, trazem dicas para educadoras(es) e famílias apoiarem crianças em alfabetização. Acesso gratuito disponível no canal do YouTube do Cenpec.