Videodicas: Afeto, aprendizagem e muito mais na leitura em família

-

Videodicas: Afeto, aprendizagem e muito mais na leitura em família

Projetar sua própria vivência, entender a realidade das crianças e estreitar o convívio com a escola são algumas das riquezas presentes no ato de ler para os filhos, explicados no sexto vídeo da série Letra Viva Alfabetiza na Pandemia

Por Stephanie Kim Abe

O sexto vídeo da série Letra Viva Alfabetiza na Pandemia dá continuidade à discussão do vídeo anterior, sobre o momento da leitura em casa e a importância dele para estreitar vínculos familiares.

As dicas partem da mesma sessão de leitura gravada, de um pai lendo para sua filha de dois anos e seu filho de seis anos a obra “Grande Pequeno”, de Blandina Franco e ilustrada por José Carlos Lollo.

Imagem de Maria Alice Junqueira, coordenadora de projetos do CENPEC Educação.

Dessa vez, buscamos discutir outros aspectos importantes presentes na mediação que o adulto faz no momento de leitura em voz alta – como a importância de ajudar as crianças a estabelecer relações entre o que é abordado nas histórias e a sua vida pessoal, de aproveitar a contação para saber o que elas pensam sobre o assunto, e até de dizer o que o próprio adulto pensa sobre determinados temas

Maria Alice Junqueira, coordenadora de projetos do CENPEC Educação

Esses aspectos mostram como a leitura aproxima a família. Na sessão de leitura gravada, percebemos esse estreitamento quando o pai acolhe e valoriza os comentários da filha, e abraça os filhos e o livro no começo da leitura.

Maria Alice ressalta, no vídeo, como esse aconchego pode acontecer até mesmo com pais/familiares analfabetos, já que eles podem discutir as imagens e dizer o que imaginam que está acontecendo na história.


Como ajudar os familiares

Uma das principais dicas que o vídeo traz é para que os(as) educadores(as) não fiquem muito preocupados(as) em cobrar da criança alguma atividade após a leitura. Isso porque a ideia é que esse momento seja mais afetivo, e que a aprendizagem aconteça solta, muito mais relacionada às trocas de ideias e percepções entre família e criança.

Uma melhor forma de ajudar esses familiares a potencializar esse momento seria ler o livro para os pais que não são letrados, via WhatsApp, por exemplo. Assim, eles entenderiam a história e poderiam contá-la para os filhos com o apoio das imagens.

“Que o livro possa ser uma ponte para uma conversa sobre experiências, sobre dinâmicas, sobre encontros, sobre saudades. Que a gente possa investir muito menos na ideia da leitura como um momento que vai ser cobrado, em função do que se lê, e muito mais um momento para favorecer esse laço, essa relação, que também é afetivo”, explica Patrícia Calheta, formadora do projeto, no vídeo.

Confira o vídeo abaixo:

Letra Viva Alfabetiza na Pandemia – Vídeo 6: Ler em casa: abraçar o livro e a criança

Série Letra Viva Alfabetiza na Pandemia

Com um total de sete vídeos, essa série traz dicas para educadores(as) enfrentarem desafios comuns na pandemia. Ela deriva das formações assíncronas realizadas com professores(as) e coordenadores(as) pedagógicos(as) no âmbito do Projeto Letra Viva Alfabetiza, em cinco municípios da região do Vale do Ribeira (SP): Apiaí, Barra do Chapéu, Itaoca, Itapirapuã Paulista e Ribeira.

Os vídeos são divulgados todas as quintas-feiras, aqui no Portal CENPEC Educação.

Mais sobre a série Letra Viva Alfabetiza na Pandemia

Veja aqui o primeiro vídeo da série, que trata sobre a importância do acolhimento

Veja aqui o segundo vídeo da série, que fala sobre os papeis distintos entre casa e família

Veja aqui o terceiro vídeo da série, que fala sobre a importância de organizar uma rotina de estudos em casa

Veja aqui o quarto vídeo da série, que traz dicas para as famílias ajudarem as crianças nas atividades remotas

Veja aqui o quinto vídeo da série, que dá dicas sobre os primeiros passos para a leitura em casa com a família e as crianças

Veja aqui o sétimo vídeo da série, que fala sobre como a cultura popular brasileira e as brincadeiras são valiosas no processo de alfabetização


Veja também