Conheça o Brasil pelos textos finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa
Nova página do Portal Escrevendo o Futuro facilita o acesso às publicações que trazem todos os textos finalistas das seis edições da Olimpíada
Por Stephanie Kim Abe
Sempre atento às demandas dos professores de Língua Portuguesa e demais usuários do portal, o Programa Escrevendo o Futuro disponibilizou uma nova página em seu portal que reúne as coletâneas dos textos finalistas de cada uma das seis edições da Olimpíada de Língua Portuguesa.
O objetivo
foi facilitar o acesso às publicações, que já se encontravam publicadas no
portal, mas esparsas, circunscritas nas páginas referentes a cada edição.
“Nosso objetivo foi dar visibilidade a essa série histórica, já que o processo de produção textual culmina com a publicação. Queremos sempre levar esses textos para além dos muros da escola, trazê-los para o mundo, estabelecer outros diálogos e garantir que mais pessoas conheçam todos esses territórios e produções”, explica Maria Aparecida Laginestra, coordenadora do Programa Escrevendo o Futuro e da Olimpíada de Língua Portuguesa no CENPEC Educação.
Riqueza de olhares para as diferentes realidades brasileiras
Os textos possuem grande abrangência e agradam não apenas os alunos e professores participantes, mas todos aqueles que têm curiosidade em olhar para o país por diferentes perspectivas e se surpreender com as produções de alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas brasileiras.
A partir do tema central para a formulação dos textos, “O lugar onde vivo”, são tratados os mais diversos assuntos, como o enfrentamento à seca, a questão do abastecimento de água, a destruição ambiental e o feminicídio, entre outros.
“Estamos em 86% dos municípios brasileiros, então esses textos são vozes que vêm de diversas regiões do país, que retratam a realidade de diferentes formas. Se você passar por todos esses cadernos, você pode ter um panorama do Brasil, e ver como ele vem mudando de acordo com o que está acontecendo na sociedade”, explica a coordenadora.
O Poema da estudante Marina Gujanski Schmitd, de Santa Teresa (ES), integra o caderno dos textos finalistas da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa
Desde a segunda edição, em 2010, a Olimpíada de Língua Portuguesa trabalha com quatro gêneros textuais: poema, memórias literárias, crônica e artigo de opinião.
Na última edição, a novidade foi a inclusão do gênero documentário. Ele passou a ser trabalhado com os alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio, ficando o gênero textual artigo de opinião apenas para os alunos do 3º ano.
“As produções são muito interessantes e variadas. Temos a linguagem poética dos poemas, o olhar para o cotidiano pitoresco nas crônicas, a questão do pertencimento com as memórias literárias, as polêmicas locais por meio dos artigos de opinião. A entrada do gênero documentário trouxe o olhar com recorte crítico e argumentativo dos estudantes do Ensino Médio para as suas cidades”, diz Maria Aparecida Laginestra.
A coordenadora chama atenção para a importância de dar visibilidade às produções dos alunos não apenas durante a Olimpíada, mas também no dia a dia, seja na sala de aula ou fora dela.
Nas oficinas oferecidas pelo Portal Escrevendo o Futuro, costumamos indicar que os professores façam publicações no espaço escolar. Sugerimos que eles organizem varais, saraus, pleiteiem espaços para fazer a leitura dos textos ou mesmo os leiam numa rádio local. Esse incentivo é importante porque dá reconhecimento aos estudantes – e também aos professores, já que por trás desses textos há um empenho sério, ao longo de vários meses, desses profissionais
Maria Aparecida Laginestra, coordenadora do Programa Escrevendo o Futuro e da Olimpíada de Língua Portuguesa no CENPEC Educação.
Os cursos on-line oferecidos pelo Portal Escrevendo o Futuro tem como objetivo contribuir com a formação de educadores para o ensino da Língua Portuguesa.
O Portal também traz jogos de aprendizagem, entrevistas, artigos e outros materiais para dar suporte e recursos aos educadores em temas referentes à leitura e escrita.
Tanto o Portal Escrevendo o Futuro como a Olimpíada de Língua Portuguesa são ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro, uma iniciativa da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC Educação.
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