Diálogos entre família e escola

-

Diálogos entre família e escola

Entrevista com Susan Sheridan publicada originalmente na plataforma Educação&Participação
Imprimir

“A função de pais e professores como principais educadores das crianças torna central a conexão entre casa e escola. Famílias e escolas precisam trabalhar juntas. Elas querem as mesmas coisas para as crianças. Todos nós queremos que as crianças tenham sucesso, que aprendam e que tenham um bom futuro”, afirma a psicóloga estadunidense Susan Sheridan.

Diretora do Centro de Pesquisa em Criança, Juventude, Família e Escola da Universidade de Nebraska-Lincoln, Susan é especialista em Psicologia Educacional pela Universidade de Wisconsin-Madison. Na entrevista a seguir, a especialista aprofunda algumas questões sobre a importância da relação entre a família e a escola no desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens.

Dividida em dois blocos, a conversa trata dos desafios da aproximação da família com a escola, sobre a diferença entre uma abordagem centrada na escola e uma centrada na parceria entre família e escola.

Pais e professores são muito ocupados. Todos nós temos muitas coisas que queremos conquistar e pouco tempo para realizá-las. Mas, na realidade, quando pais e professores trabalham juntos em algo tão importante quanto o desenvolvimento da aprendizagem de uma criança, na verdade torna nossas vidas mais fáceis. Torna a tarefa de pais mais fácil porque eles passam a se comunicar melhor com seus filhos sobre a escola, e torna o trabalho do professor mais fácil porque agora eles têm uma parceria.”

Susan Sheridan

Segundo a especialista, há três aspectos fundamentais para a consolidação desse diálogo. Confira a entrevista:

Parte 1: Entrevista com Susan Sheridan
Parte 2: Entrevista com Susan Sheridan