Série de lives debate Novo Ensino Médio

-

Série de lives debate Novo Ensino Médio

Reorganização da etapa, Base Nacional Comum Curricular, projeto de vida e juventudes são alguns dos temas tratados em seis lives promovidas pela Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), a partir do dia 07/10

Por Stephanie Kim Abe

A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) inicia amanhã (dia 07/10) uma série de lives abertas para discutir o Ensino Médio no estado. As lives vão acontecer às quartas e sextas-feiras, das 10h às 12h, até o dia 23 de outubro.

Clique aqui para acessar a transmissão (o canal estará aberto nas datas e horários agendados para as lives)

“O objetivo é promover uma reflexão sobre a formação humana integral das juventudes e sobre os seguintes aspectos da política curricular para o Ensino Médio: flexibilização curricular, integração curricular e projeto de vida. Também teremos oportunidades de pensar sobre aspectos relacionados ao contexto da pandemia”, explica Lilian L’ Abbate Kelian, técnica de projetos no CENPEC Educação.


Educação e pandemia

A primeira live acontece no dia 07/10, das 10h às 12h, com o tema Como a pandemia transforma nossa relação com o conhecimento? e traz especialistas do CENPEC Educação, da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, e da Seduc-PA.

“Quando falamos de uma educação que tem como premissa a formação Integral, falamos não só de uma educação que olha para o indivíduo de forma mais ampliada, mas também sobre a ocupação dos espaços da escola de uma forma diferenciada, em uma jornada estendida. Essas questões, porém, estão fora de cogitação em um futuro próximo, considerando a pandemia, e por isso essa primeira live traz essa discussão sobre como a pandemia afeta nossa relação com o conhecimento, sempre em diálogo com o contexto mais amplo do Ensino Médio em Tempo Integral e da política de Ensino Médio”, explica Renata Simões, coordenadora executiva de projetos da Fundação Vanzolini.

Imagem de divulgação da primeira live
Imagem de divulgação da primeira live

As lives são destinadas aos profissionais das escolas de Ensino Médio em Tempo Integral do estado do Pará, mas também estão abertas para todos os profissionais que tenham interesse na temática e sociedade em geral.

Ao colocar em diálogo especialistas de fora e pesquisadores e técnicos mobilizadores da Seduc-PA, a ideia é que esses debates mobilizem o público a refletir sobre formas de transformar as concepções teóricas em práticas escolares.

As lives dialogam com a construção que vem sendo feita no estado do Pará voltadas à implementação do Novo Ensino Médio. O carro chefe da formação e das lives é a formação humana integral das juventudes e flexibilização curricular. Por isso as temáticas vão se complementando: a Base Nacional Comum Curricular, projeto de vida e formação humana integral são algumas temáticas abordadas nesse movimento formativo. Nessa perspectiva, a reforma do Ensino Médio dialoga com as diversas juventudes”, diz Darcilena Correia, Coordenadora pedagógica do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc)

Veja a programação completa:

Imagem da programação das lives oferecidas pela Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc).
Programação das lives oferecidas pela Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc).

Retomada das formações com apoio do Consórcio Desenvolvimento Integral no Pará

As lives fazem parte das ações de formação desenvolvidas pela Seduc-PA com o apoio do Consórcio Desenvolvimento Integral no Pará, formado pelo CENPEC Educação e pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini.

O Consórcio tem como principal objetivo assessorar a Seduc-PA no aprimoramento e na consolidação das políticas e das práticas de Educação Integral para o Ensino Médio na rede estadual de ensino.

Algumas formações presenciais foram realizadas entre dezembro de 2019 e março de 2020, com especialistas da Secretaria, das regionais, e coordenadores pedagógicos das escolas que fazem parte do Programa Novo Ensino Médio. Elas serão retomadas on-line a partir de agora.

A partir de 13 de outubro, terão início as atividades de formação das equipes de 48 escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.


Veja também