Temáticas
Procure por

Rede LEQT publica nota técnica sobre Tempo de Aprender

Análise destaca descompassos entre novo programa e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Jogo de alfabetização

Explorar as relações entre os sons das palavras e suas formas escritas é fundamental na alfabetização inicial. Veja a proposta lúdica desenvolvida com base nos estudos do CEEL/UFPE

CENPEC Educação analisa programa de alfabetização do MEC

Iniciativa é voltada a professores e gestores das redes públicas de educação. Confira a visão de especialistas do CENPEC

Eu lia quadrinhos…

Em artigo, a pesquisadora Sabrina Paixão (Faculdade de Educação/USP) dialoga com nossas memórias leitoras para discutir a presença das HQ na formação escolar

Integração das áreas do conhecimento na alfabetização

Terceiro ciclo do Pnaic (2015-2016) propunha a articulação entre as ciências humanas, artes e ciências da natureza

Conta pra mim: programa pode não atingir mais pobres

Orientações demandam condições de camadas mais abastadas, avalia reportagem

Embate entre métodos de alfabetização

Declaração polêmica sobre livros didáticos traz à tona discussão sobre habilidades de leitura e escrita

Especialistas avaliam educação no primeiro ano de Bolsonaro

Paralisia de políticas públicas preocupa educadores, para quem MEC prioriza gestão ideológica

A importância de Paulo Freire para a educação

Anna Helena Altenfelder comenta a importância do educador para a aprendizagem em especial do Jornal da Cultura

Conheça os vencedores da 4ª edição do Prêmio IPL – Retratos da Leitura

Premiação envolveu quatro categorias: Cadeia Produtiva do Livro, Organizações Sociais, Mídias e Bibliotecas. O escritor Pedro Bandeira foi o homenageado desta edição

Saiba como foi a final da Olimpíada de Língua Portuguesa

Veja como foi a cerimônia de premiação e confira os vencedores da 6ª edição

Letramento e/ou literacia?

Clecio Bunzen (UFPE) trata das diferenças conceituais e práticas dos termos relacionados ao ensino e à aprendizagem da língua escrita

Literacia familiar: a voz de especialistas

Foco do programa “Conta pra mim” é incentivar práticas de leitura, escrita e oralidade em família

Em defesa do livro, da leitura e da biblioteca

Rede LEQT realiza encontro em São Paulo (SP) para discutir políticas públicas para a leitura no Brasil

Pontos de Vista em Letras Raras

Caderno orientador do trabalho com artigo de opinião é analisado em revista da Universidade Federal de Campina Grande

Alfabetizar letrando é o caminho do meio

Para a especialista Sônia Madi, uma boa alfabetização precisa articular o ensino sistemático das relações entre letras e sons às práticas sociais

Olimpíada de Língua Portuguesa: literatura, arte e educação

Etapa Regional do concurso mobiliza comunidades, escolas e se transforma em troca de vivências e aprendizagem

Disputa ou diálogo entre métodos de alfabetização?

Isabel Frade (UFMG) apresenta os métodos de alfabetização adotados no Brasil e reflete sobre suas implicações