Conheça os vencedores da 4ª edição do Prêmio IPL – Retratos da Leitura

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Conheça os vencedores da 4ª edição do Prêmio IPL – Retratos da Leitura

Premiação envolveu quatro categorias: Cadeia Produtiva do Livro, Organizações Sociais, Mídias e Bibliotecas. O escritor Pedro Bandeira foi o homenageado desta edição
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Por José Alves

Foi uma noite especial para quem valoriza o universo dos livros e da leitura. No último dia 4/12, na Unibes Cultural, em São Paulo, ocorreu o evento de premiação da 4ª edição do Prêmio IPL – Retratos da Leitura. Organizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL), a celebração destacou três iniciativas vencedoras em quatro categorias: Cadeia Produtiva do Livro, Organizações Sociais, Mídias e Bibliotecas.

Uma das marcas presentes em todas as edições do Prêmio é a homenagem a um nome expressivo da literatura brasileira; em 2019, o patrono escolhido foi Pedro Bandeira, escritor de livros infantojuvenis. A sua obra mais destacada é A droga da obediência. Assista ao vídeo.


Menções Honrosas

Honra ao Mérito entregue à Cooperifa
Honra ao Mérito entregue à Cooperifa. Foto: Daniela Ramiro.

Além das iniciativas premiadas, o Prêmio concedeu duas honras ao mérito. A primeira homenageada foi a novela Bom Sucesso, da Rede Globo, com dois personagens que leem constantemente grandes clássicos da literatura mundial. Segundo pesquisa divulgada pelo Jornal Extra em homenagem ao Dia Nacional do Livro, houve aumento de 15% na procura por títulos citados na novela.

A outra honra ao mérito foi entregue aos organizadores da Cooperifa, representados na figura do poeta Sérgio Vaz. Na Cooperifa, ele e outros poetas declamam suas poesias. O movimento espalhou-se pela cidade de São Paulo e influenciou dezenas de outros saraus. 

Fernanda Araújo
Foto: Reprodução.

Embaixadora do Prêmio

Uma novidade revelada na cerimônia de premiação foi o anúncio da embaixadora do Prêmio IPL: a maranhense Fernanda Araújo, coordenadora do Clube do Livro Maranhão, que será responsável por promover conexões entre projetos de leitura que fazem parte da Plataforma Pró-Livro, do Instituto Pró-Livro, e por divulgar as ações do IPL no decorrer de 2020.


Confira os vencedores

Vencedores do Prêmio IPL – Retratos da Leitura
Clique para ampliar. Foto: Daniela Ramiro.

Cadeia Produtiva

Cidade da gente. Com foco no resgate da memória de cidades do interior, projeto lança mão do apoio dos estudantes das escolas públicas locais para escrever livros.

Escritores mirins. Ao publicar livros escritos por crianças, a Guismofews Eventos busca estimular a produção e dialogar diretamente com o público infantil.

Caixa de cultura. Iniciativa do Sesi de São Paulo leva livros às indústrias do estado para estimular a leitura por seus funcionários.

Mídias

Revista Pessoa. A Pessoa é uma plataforma de criação e divulgação da literatura de língua portuguesa. Evoca um dos maiores poetas de todos os tempos para promover a experiência de leitura literária, com todas as suas imbricações políticas e estéticas. Reflete sobre o contemporâneo. Aposta na dessacralização da leitura. Organiza antologias e leva autores brasileiros a vários países do mundo, projetando a nossa literatura no circuito internacional, com forte reverberação interna.

Página Cinco. Com uma audiência de 350 mil leitores por mês, o blog do jornalista Rodrigo Casarin dá posição de destaque às diversas formas de literatura: dos clássicos aos fenômenos editoriais que sustentam o mercado.

Kids Indoors. O Kids Indoor começou como espaço virtual para divulgação e mediação dessa arte para tornar-se uma iniciativa multidisciplinar de estímulo à leitura, contribuindo tanto na formação de leitores quanto na formação de mediadores de leitura em inúmeros eventos presenciais, especialmente no Distrito Federal e no Rio Grande do Sul.

Bibliotecas

Libris. Em Goiânia, a biblioteca-laboratório funciona tanto como local de empréstimo e consulta de acervo quanto como campo de experiências pedagógicas para alunos de Biblioteconomia e Pedagogia da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Casa Azul. Parceira da Festa Literária de Paraty (RJ), a biblioteca é hoje um dos principais centros culturais da cidade. Conta com um acervo de 12 mil títulos.

Protagonismo Literário dentro e fora da Escola. Biblioteca que leva o nome do poeta Vinícius de Moraes passou a desenvolver projetos de leitura com o objetivo de aumentar seus índices no Ideb.

Organizações Sociais

Palavras que Libertam. O projeto Palavras que Libertam foi criado e desenvolvido para fomentar a leitura e dar vida às bibliotecas dentro do DEGASE – Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro. O Projeto criado pelo escritor e produtor cultural Binho Cultura, idealizador da Festa Literária da Zona Oeste (FLIZO), atua desde 2014 com foco em estimular jovens em cumprimento do regime socioeducativo a reescreverem suas histórias de vida.

O Contágio Pela Leitura. O projeto constitui-se como uma tentativa de formar leitores e multiplicadores de leitura no município de Água Nova, no interior do Rio Grande do Norte. A iniciativa conta com um ponto de leitura aberto diariamente que atende aproximadamente 150 crianças e adolescentes, visto que não há distinção de público.

• Rede Beija-Flor. Associação da sociedade civil atua no campo do direito à literatura como direito humano fundamental de todos. Incentiva a criação e disseminação de pequenas bibliotecas vivas enraizadas em territórios vulneráveis de Santo André (SP). O desafio é agir para fazer das bibliotecas comunitárias, públicas ou escolares, lugares de encontro de pessoas: consigo mesmo, com o outro e com outros mundos.


Agenda formativa

No mesmo dia 4/12, à tarde, os representantes dos projetos finalistas participaram de uma dinâmica comandada por facilitadores da Comunidade Educativa Cedac.

Zoara Failla, coordenadora do Prêmio IPL, avalia que a ação formativa “possibilitou um encontro com os finalistas no qual todos falaram sobre seus desafios, trocaram ideias e discutiram o que significa ter sustentabilidade e êxito”.

A formação contou ainda com a participação de selecionadores do Prêmio IPL, do embaixador Pedro Bandeira e da jurada Marisa Lajolo. Para saber mais sobre essa dinâmica, clique aqui.


Processo de seleção

Houve um aumento de 40% de instituições participantes nesta edição do Prêmio. Destaca-se a categoria Biblioteca, que recebeu o dobro de inscrições do ano anterior. Ao todo, foram 216 projetos inscritos e 42 foram selecionados como finalistas da edição de 2019, distribuídos pelas quatro categorias do Prêmio.

O processo de seleção dos finalistas e a escolha dos vencedores aconteceu em três etapas: habilitação dos projetos, análise dos projetos habilitados e seleção dos premiados. 

1. Habilitação dos projetos inscritos, realizada pela Comissão Organizadora. O IPL contou com o trabalho de uma curadora, que foi responsável por validar ou não os inscritos, de acordo com o regulamento.

2. Análise dos projetos habilitados e seleção dos finalistas, realizada pela Comissão de Avaliadores. A Comissão de Avaliadores que selecionou os finalistas foi formada por especialistas que representam as categorias do Prêmio. Nesta comissão, o CENPEC Educação esteve presente por meio da representação de José Alves, avaliador na categoria Organizações Sociais. Em duas reuniões realizadas no IPL, os avaliadores debateram os projetos concorrentes e elegeram, juntos, os 42 finalistas.

3. Seleção dos premiados entre os finalistas, pela Comissão de Jurados. A Comissão de Jurados recebeu os nomes e as informações sobre os projetos finalistas e, em reunião realizada no IPL, definiu os vencedores.