Temáticas
Procure por

Da leitura do mundo à leitura da palavra

Na quarta reportagem especial #100anosPauloFreire, abordamos a importância do ato de ler no olhar de 3 educadores(as) e formadores(as) de leitores(as)

Alfabetização e letramento: desafios em tempos de pandemia

Esse é o tema da última edição da Revista Educação Básica em Foco, da Anpae. Confira!

Na Ponta do Lápis: caminhos para o ensino de leitura e escrita em tempos de pandemia

Confira os destaques das últimas duas edições da publicação, que traz materiais para apoiar e refletir sobre o ensino de língua portuguesa

7ª Olimpíada de Língua Portuguesa traz novidades

Lançada na segunda-feira (22), a nova edição traz mudança no foco e o nome de sua nova homenageada. Confira e saiba como participar.

A narrativa oral como arte do encontro e do diálogo

Em artigo, pesquisadora da tradição oral Fabiana Rubira relata sua experiência e o papel da contação de estórias na formação de professores.

Jovens vozes negras na literatura

Três jovens escritores contam sobre sua formação leitora e escritora, papel dos professores e da escola, e a influência dos coletivos e saraus literários

Podcasts trazem 50 histórias da cultura afro-brasileira por contadores(as) negros(as)

Iniciativa Deixa que eu Conto traz narrativas africanas e afrobrasileiras para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

Poesia slam: literatura e resistência em live nesta quinta (17/09), às 16h

Evento on-line traz organizadoras do Sarau do Capão, para discutir o papel da poesia neste momento de distanciamento social

Curso on-line Caminhos da escrita abre novas turmas: inscreva-se!

No dia 24, Programa Escrevendo o Futuro abre vagas para curso on-line voltado às práticas de leitura e escrita em sala de aula. Participação é gratuita!

Recriando histórias com as crianças

Ler e contar histórias é uma prática imemorial. Transmitidas de geração a geração, as narrativas de tradição oral atravessam séculos e podem ser atualizadas por meio da invenção. Experimente!

Educação na pandemia: como contribuir para a alfabetização?

Em artigo e vídeo, Maria Alice Junqueira, coordenadora do Projeto Letra Viva, indica algumas possibilidades para escolas e famílias

Maria Alice Junqueira: como a família pode contribuir para a alfabetização?

Como dar continuidade às aprendizagens iniciadas presencialmente? Como a escola e a família podem se articular para isso? Assista amanhã, 5/5, no YouTube do CENPEC Educação

Parceria pela alfabetização em tempos de pandemia

Iniciativa do CENPEC Educação e Fundação Tide Setubal apoia famílias em situação de vulnerabilidade em São Paulo

Gestores e professores articulados em torno da alfabetização

Formação continuada de alfabetizadores do CENPEC Educação com gestores, coordenadores e professores no Vale do Ribeira (SP)

Caminhos da Escrita: inscrições abertas

Curso on-line voltado às práticas de leitura e escrita em sala de aula abre hoje (16.3) as inscrições. Podem participar professores de língua portuguesa das redes públicas

Diretrizes para uma política de alfabetização

Em entrevista ao CENPEC Educação, Artur G. Morais (UFPE) defende o debate democrático para a construção de políticas educacionais

Jogo de alfabetização

Explorar as relações entre os sons das palavras e suas formas escritas é fundamental na alfabetização inicial. Veja a proposta lúdica desenvolvida com base nos estudos do CEEL/UFPE

7 canais do YouTube para o ensino de idiomas

Confira canais que podem contribuir para a aprendizagem de outras línguas, com enfoque no uso social

Integração das áreas do conhecimento na alfabetização

Terceiro ciclo do Pnaic (2015-2016) propunha a articulação entre as ciências humanas, artes e ciências da natureza

Conta pra mim: programa pode não atingir mais pobres

Orientações demandam condições de camadas mais abastadas, avalia reportagem