Temáticas
Procure por

Alfabetização e letramento indígena

Quais são as especificidades do ensino e aprendizagem da língua escrita na educação indígena? Confira entrevista com Josélia Gomes Neves

Desafios da alfabetização no pós-pandemia

Neste artigo, a professora Cláudia Vóvio (Unifesp) reflete sobre o que é necessário garantir para que as(os) professoras(es) possam ensinar leitura e escrita a todas as crianças na idade certa

Educação escolar indígena libertadora

Entenda como a educação e a alfabetização indígena nasceram dos pensamentos de Paulo Freire

Na Ponta do Lápis: especial sobre educação étnico-racial

Em sua 39a edição, revista do Programa Escrevendo o Futuro traz entrevista com o escritor Jeferson Tenório, artigo da educadora Bel Santos Mayer e poema de Nei Lopes

Desafios e boas práticas da alfabetização no pós-pandemia

Por Stephanie Kim Abe Desde o começo do ano, o espaço de prosa virtual do Programa Escrevendo o Futuro chamado Pergunte à Olímpia, aberto para que educadoras e educadores… Leia mais >

Estudar pra Valer! Leitura e Produção de Textos nas Séries ou Ciclos Iniciais do Ensino Fundamental

Investidores Fundação Volkswagen Fundação Estudar Instituto HSBC Solidariedade Parceiros Secretarias Municipais de Educação dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Objetivo Melhorar a qualidade… Leia mais >

Ensino que vale

Investidor Fundação Vale do Rio Doce Parceria Fundação Pitágoras Objetivo Capacitar educadoras(es) do ensino fundamental para uma gestão integrada da aprendizagem e preparar gestoras(es), técnicas(os) escolares e docentes para… Leia mais >

Comunidade Cenpec

Investidores Cenpec Objetivo Promover ações educacionais para a equidade em parceria com escolas, redes de ensino, comunidades, famílias e outras instituições.Levar os conhecimentos construídos pelo Cenpec para outros espaços… Leia mais >

Oficina: Passeios letrados

Perceber a escrita presente ao redor e sua função no dia a dia é uma etapa fundamental na alfabetização e no letramento das crianças.

Aceleração de Aprendizagem 5ª a 8ª séries: Correção de fluxo

Investidores Secretaria de Educação do Estado do Paraná Objetivo Contribuir para a melhoria da aprendizagem de alunos com defasagem idade-série nos anos finais do ensino fundamental. Abrangência Estado do… Leia mais >

Aceleração de Aprendizagem 1ª a 4ª séries

Investidores Banco Mundial e Secretaria de Educação do Estado de São Paulo Objetivo Contribuir para a melhoria da aprendizagem de estudantes com defasagem idade-série nos anos iniciais do ensino… Leia mais >

Estratégias de leitura na alfabetização

Como as crianças aprendem as relações entre a fala e a escrita na alfabetização? E como apoiar esse processo?

Assessoria ao Projeto Crê-Ser

Investidor Ação Comunitária do Brasil – SP. Objetivo Capacitar os responsáveis pela gestão e pela área técnico-pedagógica do Projeto Crê-Ser tendo em vista a melhoria da qualidade do atendimento… Leia mais >

Oficinas de Matemática e de Leitura e Escrita

Investidores Cenpec Objetivo Oferecer a profissionais de educação do ensino público municipal de São Paulo uma formação continuada em Matemática e em Leitura e Escrita. Estimular por meio de… Leia mais >

A educação de pessoas surdas no Brasil

Artigo publicado no Portal Escrevendo o Futuro aborda as características da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e as estratégias de ensino para estudantes surdas(os)

Leitura e Escrita: Letra Viva

Investidores Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Itaú Leasing, DPZ Propaganda, Indústria de Papel Simão S.A. Parceiro Editora Formato Objetivo Aprimorar a alfabetização na escola pública e… Leia mais >

Explorando a potência da literatura indígena

O Projeto Jamaxim Cultural incentiva a leitura e a escrita de obras que tratam da cultura dos povos originários; conheça a iniciativa e confira dicas de obras da literatura indígena

Contação de história para trabalhar oralidade e combater preconceito linguístico

Plano de aula para ensino fundamental II do Escrevendo o Futuro propõe desenvolver a espontaneidade da oralidade

1 2 6