A narrativa oral como arte do encontro e do diálogo
Em artigo, pesquisadora da tradição oral Fabiana Rubira relata sua experiência e o papel da contação de estórias na formação de professores.
Jovens vozes negras na literatura
Três jovens escritores contam sobre sua formação leitora e escritora, papel dos professores e da escola, e a influência dos coletivos e saraus literários em sua trajetória pela criação literária
Podcasts trazem 50 histórias da cultura afro-brasileira por contadores(as) negros(as)
Iniciativa Deixa que eu Conto traz narrativas africanas e afrobrasileiras para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
Poesia slam: literatura e resistência em live nesta quinta (17/09), às 16h
Evento on-line traz organizadoras do Sarau do Capão, para discutir o papel da poesia neste momento de distanciamento social
Curso on-line Caminhos da escrita abre novas turmas: inscreva-se!
No dia 24, Programa Escrevendo o Futuro abre vagas para curso on-line voltado às práticas de leitura e escrita em sala de aula. Participação é gratuita!
Recriando histórias com as crianças
Ler e contar histórias é uma prática imemorial. Transmitidas de geração a geração, as narrativas de tradição oral atravessam séculos e podem ser atualizadas por meio da invenção. Experimente!
Educação na pandemia: como contribuir para a alfabetização?
Em artigo e vídeo, Maria Alice Junqueira, coordenadora do Projeto Letra Viva, indica algumas possibilidades para escolas e famílias
Maria Alice Junqueira: como a família pode contribuir para a alfabetização?
Como dar continuidade às aprendizagens iniciadas presencialmente? Como a escola e a família podem se articular para isso? Assista amanhã, 5/5, no YouTube do CENPEC Educação
Parceria pela alfabetização em tempos de pandemia
Iniciativa do CENPEC Educação e Fundação Tide Setubal apoia famílias em situação de vulnerabilidade em São Paulo
Gestores e professores articulados em torno da alfabetização
Formação continuada de alfabetizadores do CENPEC Educação com gestores, coordenadores e professores no Vale do Ribeira (SP)
Caminhos da Escrita: inscrições abertas
Curso on-line voltado às práticas de leitura e escrita em sala de aula abre hoje (16.3) as inscrições. Podem participar professores de língua portuguesa das redes públicas
Diretrizes para uma política de alfabetização
Em entrevista ao CENPEC Educação, Artur G. Morais (UFPE) defende o debate democrático para a construção de políticas educacionais
Jogo de alfabetização
Explorar as relações entre os sons das palavras e suas formas escritas é fundamental na alfabetização inicial. Veja a proposta lúdica desenvolvida com base nos estudos do CEEL/UFPE
7 canais do YouTube para o ensino de idiomas
Confira canais que podem contribuir para a aprendizagem de outras línguas, com enfoque no uso social
Integração das áreas do conhecimento na alfabetização
Terceiro ciclo do Pnaic (2015-2016) propunha a articulação entre as ciências humanas, artes e ciências da natureza
Conta pra mim: programa pode não atingir mais pobres
Orientações demandam condições de camadas mais abastadas, avalia reportagem
Saiba como foi a final da Olimpíada de Língua Portuguesa
Veja como foi a cerimônia de premiação e confira os vencedores da 6ª edição
Letramento e/ou literacia?
Clecio Bunzen (UFPE) trata das diferenças conceituais e práticas dos termos relacionados ao ensino e à aprendizagem da língua escrita
Literacia familiar: a voz de especialistas
Foco do programa “Conta pra mim” é incentivar práticas de leitura, escrita e oralidade em família
Alfabetizar letrando é o caminho do meio
Para a especialista Sônia Madi, uma boa alfabetização precisa articular o ensino sistemático das relações entre letras e sons às práticas sociais